Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8340
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAurélio de Sá, Natália-
dc.date.accessioned2016-07-04T14:12:22Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:37:02Z-
dc.date.available2018-07-20T23:37:02Z-
dc.date.issued2014-01-31-
dc.identifier.citationSÁ, Natália Aurélio de. O projeto diz o que o estudante lê?: estudos de projetos nos trabalhos finais de graduação em Arquitetura - UFPB e UNIPÊ. 2014. 175 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8340-
dc.description.abstractFrom the revisionism of modernist culture, the architectural design developed in the Brazilian academic scenario came to prominence in the field of research on teaching, especially in the mid-1980s. Since then, in search of suitable methods for the teaching of design, the study and use of architectural projects as reference is regarded by authors like Mahfuz (1984), Bilodeau (1997), and Veloso (2009) as an important tool for the learning of design. Adopting this statement as a premise, this paper presents an analysis of the projects chosen as references by graduates of architecture courses in João Pessoa and outlines the relationship of the studies carried out by students and their Final Project, in order to verify pedagogical usefulness and the degree of utilization of the project’s studies as subsidies towards the design. To develop the work aiming to achieve the goals, methodological procedures were determined to win three stages of research. The first stage came from the need to clarify the terms adopted by several authors, in order to understand the above notions: correlates, project references, among other terms used both by the authors and the graduates. The second stage deals with how the students analyse the reference projects, and proposes to identify the reading level reached and the achieved learning potential. This part of the research has as a guide the principles of the method developed by the art historian Panofsky (1939) adapted from the work of art reading for the design reading. The third stage investigates the use of the learning achieved, wherein is verified the participation of the elements identified in the analysis of correlates project at the student’s Final Project. The study concatenates the stages of research and shows an overview that points to a general dissent in how students conduct the research project steps.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Viviane Lima da Cunha (viviane@biblioteca.ufpb.br) on 2016-07-04T14:12:22Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 6661131 bytes, checksum: bf31aa2581701cbc36b95efe83d886e0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-04T14:12:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 6661131 bytes, checksum: bf31aa2581701cbc36b95efe83d886e0 (MD5) Previous issue date: 2014-01-31eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:37:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 6661131 bytes, checksum: bf31aa2581701cbc36b95efe83d886e0 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 6095 bytes, checksum: 917e72c59ba946443fac6108c4adfda7 (MD5) Previous issue date: 2014-01-31en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectProjetos correlatospor
dc.subjectCorrelated projectseng
dc.subjectReferências projetuais-
dc.subjectTrabalho final de Graduação-
dc.subjectReference projects-
dc.subjectGraduation project-
dc.titleO projeto diz o que o estudante lê?: estudos de projetos nos trabalhos finais de graduação em Arquitetura - UFPB e UNIPÊpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Marques, Sônia Maria de Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7167281638334139por
dc.contributor.advisor2Cunha, Marcio Cotrim-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8587187200058779por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1348969513322068por
dc.description.resumoA partir do revisionismo da cultura modernista, o projeto arquitetônico desenvolvido no cenário acadêmico brasileiro ganhou destaque no campo de investigação sobre o ensino, principalmente em meados da década de 1980. Desde então, em busca de métodos adequados para o ensino da projetação, o estudo e uso de projetos de referência passa a ser considerado por autores como Mahfuz (1984), Bilodeau (1997), e Veloso (2009), como importante ferramenta para o aprendizado de projeto. Adotando esta afirmação como premissa, este trabalho apresenta uma análise dos projetos eleitos como correlatos pelos concluintes dos cursos de arquitetura em João Pessoa, e expõe a relação dos estudos realizados pelos estudantes e seus projetos propostos nos Trabalhos Finais de Graduação, com vistas a verificar a utilidade pedagógica e o grau de aproveitamento dos estudos dos projetos como subsídios para a projetação. Para desenvolver o trabalho visando alcançar os objetivos traçados, os procedimentos metodológicos foram determinados para vencer três etapas de investigação. A primeira etapa parte da necessidade de precisar os termos adotados por diversos autores, buscando compreender as noções de precedentes, correlatos, referências projetuais, entre outros termos empregados tanto pelos autores como pelos concluintes. A segunda etapa aborda a maneira como os estudantes analisam os projetos de referência, e propõe identificar o nível de leitura atingido e o potencial de aprendizado alcançado. Esta parte da pesquisa tem como guia princípios do método do historiador de arte Panofsky (1939) adaptados da leitura da obra de arte para a leitura de projeto. A terceira etapa investiga o aproveitamento do aprendizado alcançado, em que se verifica a participação dos elementos identificados na análise dos correlatos no projeto final do discente. O estudo concatena as etapas de investigação e revela um panorama global que aponta para um dissenso geral no modo como os estudantes procedem às etapas de investigação do projeto.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentArquitetura e Urbanismopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17394/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total6,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.