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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8397
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBelo, Maiara Ateciene dos Santos-
dc.date.accessioned2016-07-18T12:24:16Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:37:06Z-
dc.date.available2018-07-20T23:37:06Z-
dc.date.issued2015-12-14-
dc.identifier.citationBELO, Maiara Ateciene dos Santos. Avenida Liberdade: morfologia e estrutura urbana em Bayeux-PB (1960 a 1989). 2015. 311 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8397-
dc.description.abstractThe Liberdade Avenue, located in the city of Bayeux - PB, sets up since its emergence as a routh or path of the connection of the capital (current João Pessoa) to the interior of Paraíba State. The same consolidated as structural axis of urban expasion, especially between the decades from 1960 to 1980. This period is marked by the city's political emancipation and the specific investments that have transformed the land use, with the replacement of residential use by industries and services. The installation of industries fostered by government incentives and greater economic dynamics made this Avenue a central area or a central axis of economic activities. The 1980s is marked by the beginning of the decline of production of the main industries of the city (especially the beneficiation of sisal fiber) and for the flow bypass to the BR 230, decreasing the intensity of the rate of occupation and transformation of that route. The dissertation aims to analyze the changes occurred on Avenue during the decades from 1960 to 1980. To the concretion of the research were performed methodological procedures of the theoretical basis – conceptual, documentary and cartographic research, refers to files and the newspapers, photographic analysis, use of oral history and production of mental maps. Research results reveal among others, the importance of this avenue as the capital connection path for the interior of the State, the traffic intensity, and the accident occurred on Avenue and its characterization as "Death Row"; and the direct influence exerted by this avenue for the entire city.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Viviane Lima da Cunha (viviane@biblioteca.ufpb.br) on 2016-07-18T12:24:16Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 65943425 bytes, checksum: bce5c479888e67af92eecaaf89405ac1 (MD5)eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEixo estruturadorpor
dc.subjectStructural Axiseng
dc.subjectExpansão urbana-
dc.subjectAvenida Liberdade, Bayeux - PB-
dc.subjectUrban expasion-
dc.subjectLiberdade Avenue, Bayeux -PB-
dc.titleAvenida Liberdade: morfologia e estrutura urbana em Bayeux-PB (1960 a 1989)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Maia, Doralice Sátyro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8492332411207246por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4076532283795973por
dc.description.resumoA Avenida Liberdade, localizada na cidade de Bayeux - PB, configurou-se desde o seu surgimento como via ou caminho de ligação da capital (atual João Pessoa) para o interior do Estado da Paraíba. A mesma consolidou-se como eixo estruturador da expansão urbana, principalmente entre as décadas de 1960 a 1980. Esse período é marcado pela emancipação política do município e pelos investimentos específicos que transformaram o uso do solo, com a substituição do uso residencial por indústrias e serviços. A instalação de indústrias fomentadas pelos incentivos governamentais e a maior dinâmica econômica fizeram dessa Avenida uma área central ou um eixo central de atividades econômicas. A década de 1980 é marcada pelo início da decadência da produção das principais indústrias do município (particularmente as de beneficiamento das fibras do sisal) e pelo desvio do fluxo para a BR 230, diminuindo a intensidade do ritmo de ocupação e transformação da referida via. A dissertação tem como principal objetivo, analisar as transformações ocorridas na Avenida durante as décadas de 1960 a 1980. Para a concretização da pesquisa foram realizados os procedimentos metodológicos do embasamento teórico - conceitual, pesquisa documental e cartográfica, consulta a arquivos e hemeroteca, analise fotográficas, utilização da história oral e produção de mapas mentais. Resultados da pesquisa revelam entre outros, a importância dessa avenida enquanto caminho de ligação da capital para o interior do Estado, a intensidade do trânsito, e os dos acidentes ocorridos na Avenida e sua caracterização como "Corredor da Morte"; e a influência direta exercida por essa avenida para toda a cidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentArquitetura e Urbanismopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18359/arquivototal.pdf.jpg*
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