Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8405
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCruz, Tâmara de Oliveira-
dc.date.accessioned2016-07-19T15:54:57Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:23:07Z-
dc.date.available2018-07-21T00:23:07Z-
dc.date.issued2016-02-29-
dc.identifier.citationCRUZ, Tâmara de Oliveira. O uso de imagens mentais por cantores líricos como recurso técnico na colocação vocal. 2016. 92. f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8405-
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the role of mental imagery on teaching and vocal placement domain in lyrical singers. Our first methodological approach consisted in bibliographic research, through which we could observe the importance the resource of mental imagery occupies in human activities as whole, being increasingly scientifically approached in several areas of knowledge; we noted, likewise, the way the issue of vocal placement has been approached in methods, treaties, books and articles since 18th century to nowadays. Afterwards, we used another method, the field research as semi-structured interview, which was applied to seven lyrical singers in different stages of formation and practice, who professionally act such as singers and singing teachers. We aimed to understand the peculiar views of each interviewed about the use of the mental imagery on their activities as singers and teachers, focusing on vocal placement. We concluded that mental imagery are considered an important technical and didactic resource, widely disseminated and accepted among singers and singing teachers as regards vocal placement. We verified, likewise, that these activities are widely supported by the literature, where we can find many studies about the relationship between mental imagery and many aspects of classical singing.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Morgana Silva (morgana_linhares@yahoo.com.br) on 2016-07-19T15:54:57Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 4833847 bytes, checksum: c5b249254b5217e6dc5089861dca6aaf (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-19T15:54:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 4833847 bytes, checksum: c5b249254b5217e6dc5089861dca6aaf (MD5) Previous issue date: 2016-02-29eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:23:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 4833847 bytes, checksum: c5b249254b5217e6dc5089861dca6aaf (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3378 bytes, checksum: ee073072cf01cce00e98ed5749572247 (MD5) Previous issue date: 2016-02-29en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectimagens mentais, canto lírico, colocação vocal, técnica vocal, pedagogia vocalpor
dc.subjectmental imagery, lyrical singing, vocal placement, vocal technique, vocal pedagogyeng
dc.titleO uso de imagens mentais por cantores líricos como recurso técnico na colocação vocalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Santos, José Vianey dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0744079160641573por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2227053253903542por
dc.description.resumoPor meio desta pesquisa investigamos o papel das imagens mentais no ensino e domínio da colocação vocal por parte de cantores líricos. Nossa primeira abordagem metodológica consistiu na pesquisa bibliográfica, por meio da qual pudemos constatar a importância que o recurso de imagens mentais ocupa nas atividades humanas como um todo, sendo cada vez mais abordado cientificamente em várias áreas do conhecimento; constatamos, ainda, a maneira pela qual a questão da colocação vocal foi e vem sendo tratada em métodos, tratados, livros e artigos desde o século XVIII até nossos dias. A seguir empregamos outro método, a pesquisa de campo na forma de entrevista semiestruturada, a qual foi aplicada a sete cantores líricos em diferentes estágios de formação e atuação, que atuam profissionalmente tanto como cantores quanto professores de canto. Buscamos compreender as visões particulares de cada entrevistado acerca da utilização de imagens mentais em suas práticas como cantores e professores, com particular foco na questão da colocação vocal. Concluímos que as imagens mentais constituem um recurso técnico-didático de grande importância, sendo amplamente disseminado e aceito entre cantores e professores de canto, que o utilizam cotidianamente mesmo nos casos em que não o conhecem por este nome, aplicando-o como auxiliar na construção não só da interpretação, mas também da construção técnica, particularmente no que se refere à colocação vocal. Verificamos, ainda, que tal prática é amplamente amparada pela literatura, na qual já podemos encontrar um considerável volume de escritos sobre as relações entre imagens mentais e diversos aspectos do canto lírico.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentMúsicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqARTES::MUSICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17498/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total4,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.