Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8411
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHirano, Francisco Willians Makoto Plácido-
dc.date.accessioned2016-07-20T11:54:59Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:19:05Z-
dc.date.available2018-07-21T00:19:05Z-
dc.date.issued2010-10-30-
dc.identifier.citationHIRANO, Francisco Willians Makoto Plácido. Memória e tempo: análise linguístico-cognitiva dos fatores que influenciam a compreensão de textos multimodais em suporte digitais e impressos. 2010. 144 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8411-
dc.description.abstractThe aim of this study is to describe how time and memory, used in the reading process, directly affect the understanding of text with a high degree of multimodality in different media (digital and printed), but also that these variables (time and memory) directly influence the understanding text with a low degree of multimodality. Assuming that with technological advances in the areas of education, cognition must be studied as it occurs in the use of new technological elements in our research we chose the hypertext. Our research is classified as an experimental research by means of two experiments that with students of the Federal Institute of Tocantins Campus de Palmas-TO, we can draw conclusions about the use of digital media (hypertext) compared to printed support has minimal changes when analyzed cognitive aspects. Thereby demonstrating that the change of support despite do not help in cognitive processes does not preclude it being considered a great gain since the use of digital media reduces papers costs and displacement of didacti material for educational institutions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maike Costa (maiksebas@gmail.com) on 2016-07-20T11:54:59Z No. of bitstreams: 1 arquivo total.pdf: 5785935 bytes, checksum: 80830dfe2afcac7d5dca47eb6cb4bfe4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-20T11:54:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivo total.pdf: 5785935 bytes, checksum: 80830dfe2afcac7d5dca47eb6cb4bfe4 (MD5) Previous issue date: 2010-10-30eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:19:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo total.pdf: 5785935 bytes, checksum: 80830dfe2afcac7d5dca47eb6cb4bfe4 (MD5) arquivo total.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2010-10-30en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectCognição-Linguística. Memória. Formação do Conhecimentopor
dc.subjectLinguistics-Cognition. Memory. Knowledgeeng
dc.titleMemória e tempo: análise linguístico-cognitiva dos fatores que influenciam a compreensão de textos multimodais em suporte digitais e impressospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Leite, Jan Edson Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349030710525621por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2947889678286765por
dc.description.resumoO objetivo de estudo desta pesquisa é descrever como o tempo e a memória, utilizados no processo de leitura, implicam diretamente na compreensão de texto com alto grau de multimodalidade em suportes diferentes (digital e impresso), como também o que essas variáveis (tempo e memória) influenciam diretamente na compreensão em texto com baixo grau de multimodadlidade. Admitindo que com os avanços tecnológicos nas áreas de ensino, a cognição deve ser estudada como ela acontece na utilização de novos elementos tecnológicos, na nossa pesquisa escolhemos o hipertexto. Nossa pesquisa é classificada como uma pesquisa experimental que através de dois experimentos realizados com alunos do Instituto Federal do Tocantins Campus de Palmas-TO, que podemos chegar a conclusões sobre a utilização de suporte digital (hipertexto) comparado ao suporte impresso tem alterações mínimas quando analisado os aspectos cognitivos. Demonstrando, assim, que a mudança de suporte apesar de não ajudar nos processos cognitivos também não prejudica sendo isso considerado um grande ganho uma vez que a utilização do suporte digital diminui os custos com papel e deslocamento do material didático para as instituições de ensino.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17386/arquivo%20total.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo total.pdf5,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.