Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8412
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Patrícia Santos da-
dc.date.accessioned2016-07-20T12:21:30Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:19:03Z-
dc.date.available2018-07-21T00:19:03Z-
dc.date.issued2015-10-13-
dc.identifier.citationSILVA, Patrícia Santos da. O ensino de língua inglesa em HQ: possibilidade de um ensino significativo com a ferramenta digital TOONDOO. 2015. 80 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8412-
dc.description.abstractUsing technology is still a great challenge to many teachers in their work development. Questions and reflections about what are the real education power of technology to the teaching/learning process and how they can influence the pedagogical actions are present on educacional research. This way, this work has as objective evaluate the use of a digital tool of cartoon production, the TOONDOO, in English language teaching, as this textual genre (HQs) stimulates reading, writing and its production process which involv criativity in elabaration of settings and characters which should be associated to verbal and non-verbal texts, promoting a relation to the object of studying, stimulating the imagination in knowledge acquisition. The research was developed with 20 students of 6th and 7th of a public high school in Recife. It’s a research-in-action, once it plans the improvement of a practice, it aplies, observes and describes the action effects, and evaluated the results. Among the teorical references are Moran (2013), Vergueiro (2009), Xavier (2007) and others. We hope that the results of this study stimulates other profissionals of educacional area to use technology and HQs as a tool in their teaching/learning process of foreign language and other subjects.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maike Costa (maiksebas@gmail.com) on 2016-07-20T12:21:30Z No. of bitstreams: 1 arquivo total.pdf: 1815599 bytes, checksum: 9137de06af69475646ea46666aac3298 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-20T12:21:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivo total.pdf: 1815599 bytes, checksum: 9137de06af69475646ea46666aac3298 (MD5) Previous issue date: 2015-10-13eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:19:03Z (GMT). No. of bitstreams: 3 arquivo total.pdf: 1815599 bytes, checksum: 9137de06af69475646ea46666aac3298 (MD5) arquivo total.pdf.txt: 130288 bytes, checksum: 1e6f6d31d7c80436471d897eecebc605 (MD5) arquivo total.pdf.jpg: 2040 bytes, checksum: a47cba9fa36d6cc3945a72321275fd3b (MD5) Previous issue date: 2015-10-13en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEnsino. Língua Inglesa. TIC. Histórias em quadrinhos.por
dc.subjectTeaching, English Language, TIC, Cartoons(HQs)eng
dc.titleO ensino de língua inglesa em HQ: possibilidade de um ensino significativo com a ferramenta digital TOONDOOpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Marineuma de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3535418783422124por
dc.description.resumoO uso das tecnologias ainda se apresenta como um desafio para muitos professores no desenvolvimento do trabalho docente. Questionamentos e reflexões sobre quais são os reais potenciais educativos das tecnologias para o processo de ensino-aprendizagem e de que forma elas podem influenciar as ações pedagógicas estão presentes nas pesquisas educacionais. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo avaliar o uso de uma ferramenta digital de fabricação de quadrinhos, o TOONDOO, no ensino de língua inglesa, já que esse gênero textual (HQs) motiva a leitura e a escrita e seu processo de produção envolve a criatividade na elaboração de cenários e personagens que devem ser associados ao texto verbal e não verbal, promovendo relação com o objeto estudado, estimulando a imaginação na aquisição do conhecimento. A pesquisa foi desenvolvida com 20 alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental de uma escola pública, localizada na cidade do Recife. Trata-se de uma pesquisa-ação, visto que planeja a melhoria de uma prática, aplica, monitora e descreve os efeitos da ação, avaliando seus resultados. Dentre os referenciais teóricos, estão Moran (2013), Vergueiro (2009) e Xavier (2007), entre outros. Esperamos que os resultados deste estudo motivem outros profissionais da área de educação a utilizar as tecnologias e as HQs como ferramentas no processo de ensino e de aprendizagem de línguas estrangeiras, como também de outras disciplinas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17320/arquivo%20total.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo total.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.