Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8433
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrito, Maria do Espirito Santo-
dc.date.accessioned2016-07-25T14:50:21Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:19:10Z-
dc.date.available2018-07-21T00:19:10Z-
dc.date.issued2015-07-16-
dc.identifier.citationBRITTO, Maria do Espirito Santo. Cognição e significatividade no discurso político. 2015. 191 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João pessoa, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8433-
dc.description.abstractThis study has as its central object of inquiry the construction of meaningfulness in Dilma Rousseff e José Serra’s electoral discourse from the 2010 political campaign for the nation presidency. Starting with the principles that mind determines the way of understanding reality providing imaginative thinking and that the meaningfulness has consequences for the experience we have proposed to investigate how electoral discourse conceptualization is oriented to the achievement of their persuasion goals and how it can influence an electoral campaign outcome. To elucidate our assumptions we have used data from the televised electoral publicity of each candidate conveyed by internet and recorded in cds for interpretative analysis. This development has been endorsed by the Cognitive Linguistics theoretical principles mainly those from Experiencialism taking in account the sociocognitive aspects of used language, the embodiment and imagination notions as well as by Turner and Fauconnier’s theory on mental spaces in discourse commonly accepted as a tool for analysis of discourse interpretations or as a cognition and conceptualization theory. According to the results the ability for conceptual integrations turns language into an advanced human activity, that is, a manifestation of the hidden cognitive construction highly abstract and imaginative; the underlying mental processes are the basis for the political-electoral discourse building the political discourse meaningfulness due to the persuasion therefore due to their consequences for the experience.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maike Costa (maiksebas@gmail.com) on 2016-07-25T14:50:21Z No. of bitstreams: 1 arquivo total.pdf: 4262288 bytes, checksum: 004f2ab09f17b098bf4a65c9f1032fc9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-25T14:50:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivo total.pdf: 4262288 bytes, checksum: 004f2ab09f17b098bf4a65c9f1032fc9 (MD5) Previous issue date: 2015-07-16eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:19:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo total.pdf: 4262288 bytes, checksum: 004f2ab09f17b098bf4a65c9f1032fc9 (MD5) arquivo total.pdf.jpg: 1953 bytes, checksum: d041bed443098cc52e00a2db6fba8f23 (MD5) Previous issue date: 2015-07-16en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectsignificatividade, discurso político, cognição, corporificação, conceptualização.por
dc.subjectmeaningfulness, political-electoral discourse, imagination, embodiment, conceptualization.por
dc.titleCognição e significatividade no discurso políticopor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Leite, Jan Edson Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349030710525621por
dc.description.resumoEste estudo se concentra na investigação dos processos de construção da significatividade do discurso político-eleitoral dos candidatos Dilma Rousseff e José Serra, concorrentes ao segundo turno da campanha de 2010 para a presidência da República. Partindo dos princípios de que a mente determina a maneira de compreensão da realidade, facultando o raciocínio imaginativo, e que a significatividade tem consequências para a experiência, procuramos demonstrar que a conceptualização do discurso político-eleitoral pode ser direcionada para o alcance dos seus objetivos de persuasão e influenciar o resultado de uma campanha. Utilizamos dados da propaganda eleitoral televisiva de cada candidato, veiculados pela internet e gravados em cds, levando em conta os gêneros estabelecidos metodologicamente para a análise interpretativa dos discursos observados. Procuramos fundamentar esta análise nos pressupostos teóricos da Linguística cognitiva, principalmente do Experiencialismo, levando em conta os aspectos sociocognitivos da linguagem, nos estudos da corporificação, do compartilhamento e da imaginação mental, como também, na teoria da integração conceitual dos espaços mentais, atinente à demonstração analítica dos dados. Os resultados demonstram que a habilidade para a integração conceitual faz da linguagem uma atividade humana avançada, ou seja, uma manifestação das construções cognitivas ocultas, altamente abstratas e imaginativas; que os processos mentais subjacentes são responsáveis pelo poder do discurso político-eleitoral, construindo a significatividade em função da persuasão, portanto, em função de suas consequências para a experiência.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17448/arquivo%20total.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo total.pdf4,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.