Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8450
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDutra, Maria de Fátima Calógenas-
dc.date.accessioned2016-07-27T14:05:58Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:46:31Z-
dc.date.available2018-07-20T23:46:31Z-
dc.date.issued2015-10-16-
dc.identifier.citationDUTRA, Maria de Fátima Calógeras. A produção da coda silábica na escrita de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública municipal na cidade do Recife. 2015. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8450-
dc.description.abstractThe phonological acquisition considered normal happens when the language of the phonological system domain is spontaneously reached a common thread to most of the children within a certain age group of approximately 04 to 06 years, individual variations are evidenced in the construction of the phonological system. We proposed in this research investigation regarding the deletion / spelling production of coda for 7 students of the 3rd year of elementary school of a Municipal Public School in the city of Recife, from the chart record. The corpus will consist of written texts, observing the relationship between speech and spelling and interference that the written language learning process. The written testing instrument will be applied in order to observe to what extent is given the intervention of speech in writing regarding the deletion of syllable codas r, s, l in medial and final position of words, sentences and texts. We will focus on those records that alter the structure of the syllable, describing the way in which students record or not in its written coda position of syllables consisting of a consonant segment r, s, l. We start from the design based on the syllable syllable theory (SELKIRK, 1982), studies on syllable (HORA, 2006), theory of writing psychogenesis (FERREIRO; TEBEROSKY, 1999), (BORTONI-RICARDO, 2006), among others. As for the methodology, was classified as an experimental research of a qualitative nature, which initially made the collection of written words, containing the syllabic structure of coda filled by r, s, l, which was verified interference of speech in writing and in accordance with the observed errors, was initiated intervention with a didactic sequence with frequency of once a week for two months, using activities with phonological awareness. After completion of this was applied again to the same diagnosis made early in the process, in order to see if there was a change, improvement in students 'writing, where the data were analyzed and showed positive effects of the intervention on participants' performance.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maike Costa (maiksebas@gmail.com) on 2016-07-27T14:05:58Z No. of bitstreams: 1 arquivo total.pdf: 4058460 bytes, checksum: ad39cd8ba1da172da3db3861fc19a786 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T14:05:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivo total.pdf: 4058460 bytes, checksum: ad39cd8ba1da172da3db3861fc19a786 (MD5) Previous issue date: 2015-10-16eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:46:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 4058460 bytes, checksum: ad39cd8ba1da172da3db3861fc19a786 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2124 bytes, checksum: d78b2fd7a69a18a26eda169ab1c38412 (MD5) Previous issue date: 2015-10-16en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectApagamento/produção da coda silábicapor
dc.subjectDeletion/production codaeng
dc.subjectAquisição da escrita-
dc.subjectLeitura-
dc.subjectWriting acquisition-
dc.subjectReading-
dc.titleA produção da coda silábica na escrita de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública municipal na cidade do Recifepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Dermeval da Hora-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9406653724224547por
dc.description.resumoA aquisição fonológica da escrita considerada normal ocorre quando o domínio do sistema fonológico da língua é alcançado espontaneamente em uma sequência comum à maior parte das crianças de uma determinada faixa etária, aproximadamente dos 4 aos 6 anos; variações individuais são evidenciadas na construção do sistema fonológico. A pesquisa se propôs a uma investigação a respeito do apagamento/produção da grafia da coda silábica por sete alunos do 3.º ano do Ensino Fundamental I de uma Escola Pública Municipal na cidade do Recife por meio do registro gráfico. O corpus foi constituído por textos escritos, observando-se a relação existente entre fala e grafia e a interferência daquela no processo de aprendizagem da língua escrita. O instrumento de testagem escrita foi aplicado com o intuito de observar em que medida se dá a intervenção da fala na escrita, com relação ao apagamento das codas silábicas r, s, l em posição medial e final de palavras, frases e textos. Foram focalizados aqueles registros que alteram a estrutura da sílaba, descrevendo o modo pelo qual os alunos registram ou não em sua escrita a posição de coda de sílabas constituídas de um segmento consonantal r, s, l. Partiu-se da concepção da sílaba fundamentada na teoria e estudos de Selkirk (1982 apud HORA 2006), teoria da psicogênese da escrita (FERREIRO; TEBEROSKY, 1991), variedade linguística trazida pelos alunos (BORTONI-RICARDO, 2006) dentre outros. Quanto à metodologia, classificou-se como pesquisa experimental, de natureza qualitativa, em que se realizou inicialmente a coleta de escrita de palavras, contendo a estrutura silábica de coda preenchida por r, s, l, na qual foi verificada a interferência da fala na escrita e, apagamento da coda silábica. Assim, de acordo com os erros observados, ou seja, desvios ortográficos em relação ao apagamento da coda silábica, a partir da diagnose feita inicialmente com os alunos, deu-se início à intervenção, através de uma sequência didática com periodicidade de uma vez por semana, durante dois meses, utilizando atividades com consciência fonológica, em que os dados foram analisados e mostraram efeitos positivos sobre o desempenho dos participantes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16973/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf3,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.