Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8457
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Lícia de Fátima Correia da Silva-
dc.date.accessioned2016-07-28T11:28:53Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:46:50Z-
dc.date.available2018-07-20T23:46:50Z-
dc.date.issued2015-10-28-
dc.identifier.citationSOUZA, Lícia de Fátima Correia da Silva. Gêneros e tipologia textual: discussões teóricas para o ensino da produção textual escrita. 2015. 51f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8457-
dc.description.abstractThis study was developed with the initial objective to coordinate and grasp linguistic knowledge on the theories that deal with the question of genres, relating them with text production on teaching and aiming in the long run, as a Portuguese teacher, the application of the theories in high school classes. The motivation of this bibliographic study was centered on the idea that is necessary that Portuguese teachers should have access to and understand scientific information, particularly, in this study, the characteristics of a opinion text as developed in text production classes, in public as in private schools. The study was based on the works of Bakhtin (1997, 2012), Marcuschi (2002), Koch (2010), Köche (2010), Bronckart (2009), and Dolz and Schneuwly (1996). Based on these authors it led to the conclusion from a text design as speech and specially the distinction that exists between genre and the type of text, the application of these theories in classroom, that is, the systematic experience of such knowledge may causes students to produce more functional texts, considering the characteristics of each text typology; the grouping of genres as their predominant types; the analyses of linguistic structures as the content, the compositional construction, the communicative purpose, the relationship established between the typology and grammatical structures.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maike Costa (maiksebas@gmail.com) on 2016-07-28T11:28:53Z No. of bitstreams: 1 LÍCIA DE FÁTIMA CORREIA DA SILVA SOUZA.pdf: 964580 bytes, checksum: 16557e09f9d21d77efcd4d3b2a8e8d13 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-28T11:28:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LÍCIA DE FÁTIMA CORREIA DA SILVA SOUZA.pdf: 964580 bytes, checksum: 16557e09f9d21d77efcd4d3b2a8e8d13 (MD5) Previous issue date: 2015-10-28eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:46:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 964667 bytes, checksum: 722e35e6ec1f0f89f1a796eae3219bca (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2227 bytes, checksum: 0a2e787ee1cd98a245b87672602ad4f4 (MD5) Previous issue date: 2015-10-28en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectGênero textualpor
dc.subjectTextual gendereng
dc.subjectTipologias textuais-
dc.subjectProdução de textos-
dc.subjectTextual typologies-
dc.subjectTexts production-
dc.titleGêneros e tipologia textual: discussões teóricas para o ensino da produção textual escritapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Alves, Eliane Ferraz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3389126067663936por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2085821260141877por
dc.description.resumoEstudo desenvolvido com o objetivo inicial de articular e apreender conhecimentos linguísticos acerca das teorias que versam sobre a questão dos gêneros textuais, relacionando-os com o ensino de produção de texto e visando, a longo prazo, na condição de professora de Língua Portuguesa, a uma aplicação posterior dessas teorias, em salas de aula do Ensino Médio. A motivação deste estudo de caráter bibliográfico esteve centrada na ideia de que se faz necessário que os professores de Língua Portuguesa tenham acesso e compreendam as informações científicas, particularmente, no caso deste estudo, as características de um texto de opinião, tão desenvolvido nas aulas de produção textual, tanto em escolas públicas quanto em escolas privadas. Para tanto, foram utilizadas informações teórico-científicas contempladas em estudos de Bakhtin (1997, 2012), Marcuschi (2002), Koch (2010), Köche (2010), Bronckart (2009) e Dolz, J. & Schneuwly (1996), com Werlich (entre outros). O acesso às ideias veiculadas por esses estudiosos permitiu concluir, a partir de uma concepção de texto como discurso e, principalmente, da distinção que há entre gênero textual e tipo de texto que a aplicação dessas teorias em sala de aula, ou seja, a vivência sistemática desses conhecimentos poderá fazer com que os estudantes produzam textos mais funcionais, considerando: as características da cada tipologia textual; o agrupamento de gêneros textuais conforme suas tipologias predominantes; a análise das estruturas linguísticas conforme o conteúdo, a construção composicional, o propósito comunicativo a relação estabelecida entre as tipologias e as estruturas gramaticais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17351/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf942,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.