Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8467
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Alessandra Gomes-
dc.date.accessioned2016-07-29T12:55:10Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:46:32Z-
dc.date.available2018-07-20T23:46:32Z-
dc.date.issued2015-09-29-
dc.identifier.citationSILVA, Alessandra Gomes da. O gênero textual tiras em quadrinhos: Um objeto de ensino e aprendizagem dos elementos da Oralidade presentes na linguagem escrita. 2015. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8467-
dc.description.abstractThe teaching conceptions of the oral language and its peculiarities related to writing have been increasingly recurring themes in the recent proposals of curricular frameworks that guide the learning processes of education systems in Brazil. However, the treatment given to orality in Portuguese classes is still far from ideal, considering the competences and the skills that must be developed during the teaching practice for the study of this kind of language. Before these concerns, we reflect on the alternatives of studying of oral language mediated by the genre of strips as well as the methodological referrals that the language professional can take ownership for the development of this practice. Therefore, the objective of the research was to make a study about the comic strips discursive genre as a potential object of teaching and learning of oral elements present in writing. The methodology adopted was action research, in which we elaborate a didactic proposal for linguistic analysis of oral aimed the study of the specificities of speech represented in the written language of the strips. The activity was applied in three moments to the 1st grade of high school of an official state school of Pernambuco. As theoretical contribution, we have the analysis of conversation, based on studies of Kerbrat-Orecchioni (2006) and Marcuschi (2008), in addition to we have the contributions about the oral practices at the Fávero school; Andrade and Aquino (2012) and Schneuwly and Dolz (2004) and Ramos (2014), the latter referring to the genre of strips in comic. We could recognize at the end of this scientific research that through comic narratives, the teacher can build educational strategies directed to the study of spoken and written language by the presence of constituent elements of a conversational activity in verbal interactions that make up this genre.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maike Costa (maiksebas@gmail.com) on 2016-07-29T12:55:10Z No. of bitstreams: 1 arquivo total.pdf: 1745193 bytes, checksum: edd3c306d08aabbf9e15d2a4e647fbca (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-29T12:55:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivo total.pdf: 1745193 bytes, checksum: edd3c306d08aabbf9e15d2a4e647fbca (MD5) Previous issue date: 2015-09-29eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:46:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1745193 bytes, checksum: edd3c306d08aabbf9e15d2a4e647fbca (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2137 bytes, checksum: ebaba970192067d12e2ac0332f9231ca (MD5) Previous issue date: 2015-09-29en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectTiras em quadrinhospor
dc.subjectStrips in comicseng
dc.subjectOralidade-
dc.subjectEnsino e aprendizagem-
dc.subjectOrality-
dc.subjectTeaching and learning-
dc.titleO gênero textual tiras em quadrinhos: Um objeto de ensino e aprendizagem dos elementos da Oralidade presentes na linguagem escritapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Nicolau, Roseane Batista feitosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0711800426350937por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9748644532732785por
dc.description.resumoAs concepções de ensino da linguagem oral e suas particularidades relacionadas à escrita têm sido temas cada vez mais recorrentes nas recentes propostas dos referenciais curriculares que norteiam os processos de aprendizagem dos sistemas de ensino do Brasil. Entretanto, o tratamento dado à oralidade nas aulas de Língua Portuguesa ainda está longe de ser o ideal, se considerarmos as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas ao longo da prática docente para o estudo dessa modalidade da língua. Diante dessas inquietações, refletimos acerca das alternativas de estudo da linguagem oral mediado pelo gênero textual tirinhas, bem como os encaminhamentos metodológicos que o profissional da língua pode apropriar-se para o desenvolvimento dessa prática. Assim, o objetivo da investigação foi realizar um estudo do gênero discursivo tiras em quadrinhos como um potencial objeto de ensino e aprendizagem dos elementos da oralidade presentes na escrita. A metodologia adotada foi a da pesquisa-ação, na qual elaboramos uma proposta didática de análise linguística da oralidade visando ao estudo das especificidades da fala representadas na linguagem escrita das tirinhas. A atividade foi aplicada em três momentos para uma turma da 1ª série do Ensino Médio de uma escola da rede oficial de ensino do estado de Pernambuco. Como aporte teórico, temos a Análise da Conversação, com base nos estudos de Kerbrat-Orecchioni (2006) e Marcuschi (2008), além das contribuições acerca das práticas orais na escola de Fávero; Andrade e Aquino (2012) e Schneuwly e Dolz (2004) e de Ramos (2014), este último, referente ao gênero tiras em quadrinhos. Reconhecemos, ao fim dessa investigação científica, que por meio das narrativas em quadrinhos o professor pode construir estratégias de ensino direcionadas ao estudo da língua falada e escrita devido à presença de elementos constitutivos de uma atividade conversacional nas interações verbais que compõem esse gênero.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16976/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.