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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8473
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Thatyanne Krause Lima Brito dos-
dc.date.accessioned2016-08-01T11:16:03Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:56:41Z-
dc.date.available2018-07-20T23:56:41Z-
dc.date.issued2015-08-31-
dc.identifier.citationSANTOS, Thatyanne Krause Lima Brito. Educação do campo e participação: análise da produção do conhecimento dos quilombolas egressos do primeiro curso de Pedagogia do Campo/UFPB. 2015. 126 f. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8473-
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the production of knowledge of the quilombo graduates of the first field of the pedagogy course at UFPB through the category participation. Our specific objectives seek to discuss the participation category expressed in the monographs of the Maroons students; identify how popular education contributes to the educational process; verify participation emerging from the production of knowledge generated by the Maroons graduates and what perspectives theoretical and methodological addressed in the monographs of the Maroons young Community. From a methodological point of view, the research was based on bibliographic study is a qualitative and exploratory nature, taking account of the dialectical method. Data analysis technique used as content analysis. It could be observed that the formation of these subjects, previous to the university, made sure they possess a specific look both in popular culture, as in the struggle and resistance class oppression, ethnic and territorial in which they live. However, in the monographs it was found that the college gives them a systematization and reflection of social problems. From the concrete practice of their realities, prior to the course, the questions that resulted were later brought in his monograph. The immediate reality was being held. Subsidized by the critical theories, reflect on their practices were beyond immediate appearances, unveiled, discussed, studied critically, sought deeper on the topics questioning them, and from such reasons, returned to practice to try to transform it. Based on the foregoing we can consider that in all monographs was present critical participation through organicity provided by academic. Participatory processes analyzed in the monographs, subsidized by the People's Education, were strengthened by providing the face of the dominant hegemony.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cristhiane Guerra (cristhiane.guerra@gmail.com) on 2016-08-01T11:16:03Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2472663 bytes, checksum: 582059f0d80af402659d79c3e897e4ad (MD5)eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEducação Popularpor
dc.subjectPopular Educationeng
dc.subjectEducação do Campo-
dc.subjectParticipação-
dc.subjectQuilombolas-
dc.subjectField Education-
dc.subjectParticipation-
dc.subjectQuilombola Communities-
dc.titleEducação do campo e participação: análise da produção do conhecimento dos quilombolas egressos do primeiro curso de Pedagogia do Campo/UFPBpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Machado, Aline Maria Batista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9491559581049560por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3112713913777703por
dc.description.resumoA presente dissertação objetiva analisar a produção do conhecimento dos quilombolas egressos do primeiro Curso de Pedagogia do Campo na UFPB, à luz da categoria participação. Nossos objetivos específicos buscaram discutir a categoria participação expressa nas monografias dos estudantes quilombolas; identificar como a Educação Popular contribuiu com o processo educativo; verificar a participação que emerge da produção do conhecimento gerada pelos egressos quilombolas e quais perspectivas teórico-metodológicas abordadas nas monografias dos jovens quilombolas da Comunidade. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se apoiou no estudo bibliográfico, de cunho qualitativo e exploratório, fundamentando-se no método dialético. Para análise dos dados utilizamos como técnica a análise de conteúdo. Foi possível perceber que a formação desses sujeitos, anterior à universidade, fez com que eles possuíssem um olhar específico tanto na cultura popular, quanto na luta e resistência à opressão de classe, étnica e territorial em que vivem. Porém, nas monografias foi constatado que o curso superior proporcionou a eles uma sistematização e reflexão de problemáticas sociais. A partir da prática concreta de suas realidades, anterior ao curso, foram provocadas as indagações que resultaram posteriormente em suas monografias. A realidade imediata foi sendo teorizada. Subsidiados pelas teorias críticas, refletiram sobre suas práticas, foram além das aparências imediatas, desvelaram, discutiram, estudaram criticamente, buscaram aprofundamento sobre os temas problematizando-os e, a partir dessa fundamentação, voltaram à prática para tentar transformá-la. Ante o exposto podemos considerar que em todas as monografias estavam presentes a participação crítica através da organicidade proporcionada pela formação acadêmica. Os processos participativos analisados nas monografias, subsidiados pela Educação Popular, foram fortalecidos proporcionando o enfrentamento da hegemonia dominante.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17022/arquivototal.pdf.jpg*
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