Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8481
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Freitas, Mercia Cristina de Araíjo | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-01T13:52:03Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-20T23:46:29Z | - |
dc.date.available | 2018-07-20T23:46:29Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-05 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Mercia Cristina de Araújo. História em quadrinhos: uma proposta de ensino da língua portuguesa para surdo, 2016. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8481 | - |
dc.description.abstract | This qualitative research aims to build an intervention proposal for the development of writing skills with deaf student. Thus we conducted a study on the teaching and learning process of the Portuguese language, bringing some reflections on the appropriate methodology to do so with some issues surrounding the learning of a second language for deaf students in the school context. We believe that the Brazilian Sign Language - Libras should guide the learning Portuguese as a second language in the written form for the Deaf. Therefore, the work was based on authors of studies on the learning of writing as a second language for the deaf (Lodi, 2013; Fernandes, 1999; Faria, 2012; Skliar, 1997; Quadros, 1997.1999, 2011, 2012; Quadros ; Schimedt, 2006; Paperback, 2003; and others), genre (Bakhtin, 1986, 1997; Marcushi, 2002; 2008; Elias; Koch, 2012, 2014; Dolz, Noverraz; Schineuwly, 2004), genre Comic (Mendonça, 2010; Rama, 2014; Ramos, 2014 Vilela, 2014; Vergueiro, 2014) and Teaching Sequence (Dolz; Noverraz; Schineuwly, 2004) .The methodology applied a Teaching Sequence as an intervention measure, which developed activities written with the genre Comic Monica's Gang. These activities that were carried out in five stages: presentation of the situation, the initial production, the development of modules, the rewriting of the initial production and production of a comic book. The methodology was developed in Basic Education School Paulista / PE city, in a class of 5th year with a deaf student included. For data collection selected initial production, the rewriting of this initial production and written production of a comic book with the elements of the genre. We recognize the end of this research through the narrative of comics you can build appropriate teaching strategies for learning Portuguese as a second language for deaf. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Maike Costa (maiksebas@gmail.com) on 2016-08-01T13:52:03Z No. of bitstreams: 1 arquivo total.pdf: 4150181 bytes, checksum: 9579ab3ae61a9b8a3cae15a5525c6374 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-08-01T13:52:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivo total.pdf: 4150181 bytes, checksum: 9579ab3ae61a9b8a3cae15a5525c6374 (MD5) Previous issue date: 2016-10-05 | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-20T23:46:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 4150181 bytes, checksum: 9579ab3ae61a9b8a3cae15a5525c6374 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2048 bytes, checksum: d37a4c15a87e2819b0d45219f0f6fa80 (MD5) Previous issue date: 2016-10-05 | en |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
dc.rights | Acesso aberto | por |
dc.subject | Surdo | por |
dc.subject | Deaf | eng |
dc.subject | Escrita | - |
dc.subject | Gênero textual HQ | - |
dc.subject | Sequência didática | - |
dc.subject | Writing | - |
dc.subject | Textual HQ gender | - |
dc.subject | Teaching sequence | - |
dc.title | História em quadrinhos: uma proposta de ensino da língua portuguesa para surdo | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Faria, Evangelina Maria de Brito de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1042071001002488 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6865826841583486 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa de natureza qualitativa tem como objetivo construir uma proposta de intervenção para o desenvolvimento das habilidades de escrita com aluno surdo. Dessa forma realizamos um estudo sobre o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, trazendo algumas reflexões sobre a metodologia adequada para tal com alguns temas que circundam a aprendizagem de uma segunda língua por aluno surdo no contexto escolar. Acreditamos que a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS deve nortear o aprendizado da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para o surdo. Portanto, o trabalho fundamentou-se em estudos de autores sobre a aprendizagem da escrita como segunda língua para os surdos (Lodi, 2013; Fernandes, 1999; Faria, 2012; Skliar, 1997; Quadros, 1997,1999, 2011, 2012; Quadros; Schimedt, 2006; Brochado, 2003; e outros), gênero textual (Bakhtin, 1986, 1997; Marcushi, 2002; 2008; Elias; Koch, 2012, 2014; Dolz; Noverraz;Schineuwly,2004), gênero textual História em Quadrinhos (Mendonça, 2010; Rama, 2014; Ramos, 2014, Vilela, 2014; Vergueiro, 2014) e a Sequência Didática (Dolz; Noverraz; Schineuwly,2004).Como metodologia aplicamos uma Sequência Didática como proposta de intervenção, onde desenvolvemos atividades de escrita com o gênero textual História em Quadrinhos da Turma da Mônica. Atividades estas que foram realizadas em cinco momentos: apresentação da situação, a produção inicial, o desenvolvimento dos módulos, a reescrita da produção inicial e uma produção de uma história em quadrinhos. A metodologia foi desenvolvida na escola de Ensino Fundamental da cidade do Paulista/PE, em uma turma do 5º ano com um aluno surdo incluído. Para coleta de dados selecionamos a produção inicial, a reescrita dessa produção inicial e uma produção escrita de uma história em quadrinhos com os elementos que constituem o gênero. Reconhecemos ao final desta pesquisa que mediante a narrativa dos HQs é possível construir estratégias de ensino adequadas para aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua para surdo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Linguística e ensino | por |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Linguística | por |
dc.publisher.initials | UFPB | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA | por |
dc.thumbnail.url | http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16929/arquivototal.pdf.jpg | * |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivototal.pdf | 4,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.