Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8483
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Valdemir Melo de-
dc.date.accessioned2016-08-01T14:15:17Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:46:35Z-
dc.date.available2018-07-20T23:46:35Z-
dc.date.issued2015-11-30-
dc.identifier.citationSOUZA, Valdemir melo de. Uma metodologia para compreensão entre as modalidades oral e escrita através do uso de tecnologias computacionais. 2015. 67 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8483-
dc.description.abstractThis research aims a job offer with the oral and written forms, using computer technologies for the study of these two discursive modalities. Specific objective is to analyze the use of audio recording technology can contribute to the distinction between the oral and writing, assisting the teaching orality in school, based on the theoretical contributions of Marcuschi (2001), Bakhtin ([1979] 2003 ) Bronckart (1999, 2006), Favero (2005), Schneuwly and Dolz (2004), Kato (2002), Koch (2006) among others. Focusing on issues dealing with oral and writing emphasis was given to reflections on the teaching of oral communication and the use of technology. First, addressed to the considerations of speech and writing, the characteristics of the spoken language, genre warning orality in the school environment and contemporary technology. Then presented to the considerations about the oral proposals in the National Curriculum Parameters (PCN). The methodological procedures were quantitative and qualitative research to collect data in four steps: the presentation of the virtual tool audio students; access to the site; recording of oral genres in the classroom by the teacher to play this activity by students and questionnaires. The relevance of work and orality is due to the lack of activity in this discursive practice in the classroom. The results of this research showed the need for an effective teaching orality in the school environment for effective language teaching, enabling students to live in society as critical agents and participants, interacting with the world. This is fundamental to the exercise of citizenship.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maike Costa (maiksebas@gmail.com) on 2016-08-01T14:15:17Z No. of bitstreams: 1 arquivo total.pdf: 1310118 bytes, checksum: 6015472500aaa289c0dc971b47940ccd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-01T14:15:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivo total.pdf: 1310118 bytes, checksum: 6015472500aaa289c0dc971b47940ccd (MD5) Previous issue date: 2015-11-30eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:46:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1310118 bytes, checksum: 6015472500aaa289c0dc971b47940ccd (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2075 bytes, checksum: f7eb2515168e0e364cdda2de60257df7 (MD5) Previous issue date: 2015-11-30en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectOralidadepor
dc.subjectOralityeng
dc.subjectEscrita-
dc.subjectTecnologia-
dc.subjectMetodologia-
dc.subjectWriting-
dc.subjectTechnology-
dc.titleUma metodologia para compreensão entre as modalidades oral e escrita através do uso de tecnologias computacionaispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Brito, Alisson Vasconcelos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6321676636193625por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0961191060279535por
dc.description.resumoA presente pesquisa visa uma proposta de trabalho com as modalidades oral e escrita, usando tecnologias computacionais para o estudo dessas duas modalidades discursivas. Objetivo específico é analisar se a utilização de tecnologia de gravação de áudio pode contribuir com a distinção entre a modalidade oral e escrita, auxiliando o ensino da oralidade na escola, com base nas contribuições teóricas de Marcuschi (2001), Bakhtin ([1979] 2003), Bronckart (1999, 2006), Fávero (2005), Schneuwly e Dolz (2004), Kato (2002), Koch (2006) entre outros. Com foco nas questões que tratam da oralidade e da escrita foi dada ênfase às reflexões sobre o ensino da oralidade e o uso de tecnologias. Em primeiro lugar, abordou-se as considerações acerca da fala e da escrita, as características da língua falada, o gênero textual aviso, a oralidade no ambiente escolar e as tecnologias contemporâneas. Em seguida, apresentou-se as considerações acerca da oralidade propostas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Os procedimentos metodológicos foram de caráter quantitativo e qualitativo de investigação para coletar dados em quatro etapas: a apresentação da ferramenta virtual de áudio aos alunos; o acesso ao site; a gravação dos gêneros textuais orais em sala de aula pelo professor até a reprodução dessa atividade pelos alunos e aplicação de questionários. A relevância do trabalho com a oralidade deve-se à escassez de atividade com essa prática discursiva em sala de aula. Os resultados desta pesquisa mostraram a necessidade de um ensino efetivo da oralidade no ambiente escolar para um ensino de língua eficaz, habilitando os alunos a viverem em sociedade como agentes críticos e participantes, interagindo com o mundo. Isso é fundamental para o exercício da cidadania.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17002/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.