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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8488
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Maria Onilma Moura-
dc.date.accessioned2016-08-02T14:23:43Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:56:16Z-
dc.date.available2018-07-20T23:56:16Z-
dc.date.issued2015-05-15-
dc.identifier.citationFERNANDES, maria Onilma Moura. Competências em tecnologias digitais na Educação Superior no Brasil e em Portugal. 2015. 314 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8488-
dc.description.abstractInvestigates the constructions of competences in Digital Technologies in Higher Education, hired within developed experiences in universities of Brazil and Portugal, taking as parameters the European reports about Learning and Innovation as a reference of competences building and theorical constructs developed by Le Borted. The Learning and Innovation and Digital Competences were priorized skills in the study for been considerate competences by European union necessary for men and women inclusion in the cultural and social current context of pedagogical projects courses in 09 brazilian universities and 03 portuguese universities were analyzed with the use of Web Qualitative Data Analysis – WebQDA – software support to the analyze of the qualitative data not numeric and under structured that allowed data agglutination in numerical and triangulated matrices with descriptive speeches. The data were introduced by the utilization of documentary analyze techniques and content of analyze with the purpose to identify the concept of skills in literature and presence of the required competences in graduated. The result of the research pointed to the integration, combination and mobilization from the responsible resources, according to Le Boterd skills constructions in Brazil and also in Portugal. This result can be testified by the incipience in identification of Learning and Innovation, Digital Competences in the required skills of the graduated that was formulated on the refered PPC.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cristhiane Guerra (cristhiane.guerra@gmail.com) on 2016-08-02T14:23:43Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3538991 bytes, checksum: 71655bed1d11efab9aa0800490ddb239 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-02T14:23:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3538991 bytes, checksum: 71655bed1d11efab9aa0800490ddb239 (MD5) Previous issue date: 2015-05-15eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:56:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 3538991 bytes, checksum: 71655bed1d11efab9aa0800490ddb239 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3369 bytes, checksum: 9128ea14f884e8b9a98a49539885e7ee (MD5) Previous issue date: 2015-05-15en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectTecnologias digitaispor
dc.subjectDigital Technologieseng
dc.subjectAprendizagem e Inovação-
dc.subjectCompetência Digital-
dc.subjectEducação Superior-
dc.subjectLearning and Innovation-
dc.subjectDigital competence-
dc.subjectHigher Education-
dc.titleCompetências em tecnologias digitais na Educação Superior no Brasil e em Portugalpor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Brennand, Edna Gusmão de Góes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9163217527871872por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8403918942002169por
dc.description.resumoInvestiga a construção das competências em Tecnologias Digitais na Educação Superior, efetivada no âmbito de experiências desenvolvidas em Universidades no Brasil e em Portugal, tomando como parâmetros os Relatórios Europeus sobre a aprendizagem e a inovação como um referencial de construção de competências e os construtos teóricos desenvolvidos por Le Bortef. As competências priorizadas no estudo foram a Aprendizagem e Inovação e a Competência Digital, por se tratarem de competências consideradas pela União Europeia como necessárias à inclusão de homens e mulheres no atual contexto sociocultural de convergência tecnológica. Os dados contidos nos Projetos Pedagógicos de Cursos em 09 Universidades brasileiras e 03 Universidades portuguesas foram analisados com o uso do Web Qualitative Data Analysis – WebQDA, software de apoio à análise de dados qualitativos não numéricos e não estruturados e permitiu aglutinar dados em forma de matrizes numéricas, trianguladas, com discursos descritivos. Os dados foram inseridos com a utilização de técnicas de Análise Documental e Análise de Conteúdo para identificar o conceito de competência na literatura e a presencialidade das competências requeridas dos egressos. O resultado da pesquisa apontou para a não integração, combinação e mobilização de recursos responsáveis, segundo Le Boterf para construção de competências, tanto no Brasil, quanto em Portugal. Esse resultado pode ser constatado quando da incipiência na identificação de Competências de Aprendizagem e Inovação e Competência Digital no rol das competências requeridas dos egressos formuladas nos referidos PPC.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17028/arquivototal.pdf.jpg*
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