Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8583
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Silvânia da Silva-
dc.date.accessioned2016-08-25T23:50:21Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:57:19Z-
dc.date.available2018-07-20T23:57:19Z-
dc.date.issued2015-08-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Silvânia da Silva. Do bullying ao cyberbullying: história e memórias escolares (1993-2011). 2015. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8583-
dc.description.abstractThe present study, From bullying to cyberbullying: history and memories (1993-2011), (Do bullying ao cyberbullying: história e memórias escolares), is a proposal of investigation that contemplates the history of school events in the present time. In this context, the study recreates facts and events of our time and representations of lived and imagined moments as a manner of building history. The investigation uses Oral History methodology, utilizing living participants‟ memories, and potential deponents, open to collaboration. The study presents three main goals. It aims to revel the construction process of the object of study; to show the dialogues among the studies of Halbwachs (2006), Ricoeur (2012), Bosi (1994), Le Goff (2013), Thompson (1992), Meihy (2007), and others; about history, memory, present time and oral history; and to show the articulation among Olweus (1993), Silva (2010), Lima (2011), Calhau (2011), Fante (2012), etc.; that see bullying and cyberbullying as anactual “problematic” poorly studied. Because of the constant changes in history throughout the time, future generations will be able to “dive” in memories of the past, preserving them alive and building connections for its comprehension and reconstruction.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Márcio Maia (marciokjmaia@gmail.com) on 2016-08-25T23:50:21Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2433204 bytes, checksum: 511306bb83e4eca6c00e45f9e55ca9d0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-25T23:50:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2433204 bytes, checksum: 511306bb83e4eca6c00e45f9e55ca9d0 (MD5) Previous issue date: 2015-08-24eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:57:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 2433204 bytes, checksum: 511306bb83e4eca6c00e45f9e55ca9d0 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2043 bytes, checksum: d0139a6b606f616e3ac6cb154b486b95 (MD5) Previous issue date: 2015-08-24en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectBullying-Cyberbullyingpor
dc.subjectHistoryeng
dc.subjectHistória-
dc.subjectMemórias-
dc.subjectTempo Presente-
dc.subjectHistória oral-
dc.subjectHistória oral-
dc.subjectMemories-
dc.subjectPresent Time-
dc.subjectOral history-
dc.titleDo bullying ao cyberbullying: história e memórias escolares (1993-2011)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Carvalho, Maria Elizete Guimarães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6701911861558330por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4770613606876728por
dc.description.resumoO presente estudo, Do bullying ao cyberbullying: história e memórias escolares (1993-2011) é uma proposta de investigação que contempla a história e as memórias de acontecimentos escolares do tempo presente. Nesse contexto, busca recriar fatos e acontecimentos de nosso tempo, representações do momento vivido ou imaginado, como forma de construir a matéria histórica. A investigação utiliza a metodologia da História Oral, apropriando-se das memórias de participantes vivos, depoentes em potencial, passíveis de colaboração. A investigação objetiva revelar os espaços percorridos para a construção do objeto de estudo, bem como os diálogos traçados com os estudos de Halbwachs (2006), Ricoeur (2012), Bosi (1994), Le Goff (2013), Thompson (1992), Meihy (2007) entre outros, sobre história, memória, tempo presente e história oral, bem como, a articulação com os autores Olweus (1993), Silva (2010), Lima (2011), Calhau (2011), Fante (2012), etc., que apresentam nas respectivas pesquisas os fenômenos bullying e cyberbullying como uma “problemática” do tempo presente, carente de estudo e aprofundamento. É no mover constante da história ao longo do tempo que é possível possibilitar às gerações futuras um mergulho nas memórias de outrora, fazendo com que a moldura do tempo não se apague, mas que se constitua no pano de fundo para sua compreensão e reconstrução.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17669/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total2,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.