Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8615
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRosa, na Cristina Batista de Souza-
dc.date.accessioned2016-09-05T17:33:27Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:57:18Z-
dc.date.available2018-07-20T23:57:18Z-
dc.date.issued2016-02-16-
dc.identifier.citationROSA, Ana Cristina Batista de Souza. Ressignificações das aprendizagens de gênero de educadores/as no curso de especialização em gênero e diversidade na escola. 2016. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8615-
dc.description.abstractIn our patriarchal society, gender relations are unequal: power is masculine and women are submissive and exploited. School, as well as other social institutions, collaborates with the construction of gender, reinforcing opposite behaviors between boys and girls. Reflecting on such dichotomies and their consequences for men and women is very important for the construction of gender equity. The distance learning specialization course on Gender and Diversity in School (GDE) offers teachers a space of reflection on gender learning and makes possible to re-signify their gender conceptions. Considering the importance of teacher continual education and the changes that it might produce in pedagogical and social practices, I attempted to investigate teachers’ learning experiences on gender during their life-course and the possibilities of resignification allowed by the GDE course. With this purpose, using content analysis, I analyzed activities (written texts) performed by 69 teachers during the Gender module. Results showed that the GDE-Specialization, and specifically the Gender Module, contributed for the resignification of gender learning experiences by the teachers involved, as well to the search of gender equity practices and respect for diversity in school. This research contributes to make visible the impacts of teacher continual education on gender issues, to the academic production on gender and education, and to the evaluation of the GDE program, implemented across Brazil in recent years.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Márcio Maia (marciokjmaia@gmail.com) on 2016-09-05T17:33:26Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1590183 bytes, checksum: 4bfb37e6f8fb9ce0756b3578eb01b7a8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-05T17:33:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1590183 bytes, checksum: 4bfb37e6f8fb9ce0756b3578eb01b7a8 (MD5) Previous issue date: 2016-02-16eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:57:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1590183 bytes, checksum: 4bfb37e6f8fb9ce0756b3578eb01b7a8 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2129 bytes, checksum: 59b9c80a268d9f592589de0f68898dd5 (MD5) Previous issue date: 2016-02-16en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectAprendizagens de gêneropor
dc.subjectGender learningeng
dc.subjectFormação docente continuada-
dc.subjectPrática pedagógica-
dc.subjectTeacher continual education-
dc.subjectPedagogical practice-
dc.titleRessignificações das aprendizagens de gênero de educadores/as no curso de especialização em gênero e diversidade na escolapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Carvalho, Maria Eulina Pessoa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4066341343633963por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1547358416026439por
dc.description.resumoEm nossa sociedade patriarcal as relações de gênero desiguais: o poder é masculino e as mulheres se encontram submissas e exploradas. A escola, como outras instituições sociais, colabora nessa construção de gênero ao reforçar comportamentos opostos entre meninos e meninas. Refletir sobre essa dicotomia e as consequências que ela traz para homens e mulheres é de suma importância para a construção da equidade de gênero. O Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola, se constitui em um espaço de reflexão sobre essas aprendizagens, proporcionando aos/às cursistas a possibilidade de refletir e ressignificar suas concepções de gênero. Considerando a importância dessa formação e as mudanças que ela pode produzir nas práticas pedagógicas e sociais, busquei investigar as aprendizagens de gênero dos/as cursistas do GDE/Especialização ao longo da vida e ao término da disciplina Gênero e as possibilidades de ressignificação propiciadas pelo curso. Para tanto analisei as atividades (textos escritos) de 69 docentes que cursaram o Módulo Gênero, utilizando a análise de conteúdo. Os resultados mostraram que o curso, e mais especificamente a disciplina Gênero, contribuiu para que os/as docentes ressignificassem suas aprendizagens e buscassem desenvolver práticas pedagógicas que promovam relações de gênero mais equânimes, e o respeito à diversidade na escola. A pesquisa contribui para visibilizar os impactos de uma formação docente continuada na temática de gênero, para a produção acadêmica nessa área de estudo e para a avaliação do próprio curso GDE, que vem sendo realizado em vários estados em anos recentes no Brasil.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17665/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.