Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8659
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMielke, Rosilei-
dc.date.accessioned2016-09-14T18:40:26Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:39:39Z-
dc.date.available2018-07-20T23:39:39Z-
dc.date.issued2016-06-21-
dc.identifier.citationMIELKE, Rosilei. O ensino médio em logotipos, cartuns e na interpretação de estudantes. 2016. 203 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa. 2016.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8659-
dc.description.abstractEl contexto educacional contemporaneo de la Enseñanza Secundária, supone otra perspectiva que confronte y motive teorías, especialmente por las imágenes, promueva, también, la escucha de los jóvenes estudiantes. El objectivo de la investigación es analisar la producción de imágenes sobre la Enseñanza Secundária, especificamente logotipos y cartoons, junto con otras imágenes producidas y interpretadas por uno grupo de estudiantes de la Escuela Estadual de Ensino Médio e Profissional Dr. Elpídio de Almeida, de la ciudad de Campina Grande/PB. La metodología de la investigación con imágen, envuelve el análisis del discurso, con princípios pautados en la Educación de la Cultura Visual, asociados con un “abordaje multimetodos”, que resultan en uno “Análisis de la Sospecha”. Los logotipos son mirados como una modalidad del discurso pedagogico, político y oficial del MEC; los cartoons, como síntesis de uno discurso social y critico de la sociedad; los imágenes producidas y interpretadas por los estudiantes con unas distintas criticas de los discursos, marcados por la criticidad, inventividad y resistencia. Las análisis apuntan uno discurso antagonico, veiculado por los imágenes, en procesos intervisuales. Los catoons hacen critica sobre la baja cualidad; el logotipo, una persuasión cualificadora de la Enseñanza Secundária.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Morgana Silva (morgana_linhares@yahoo.com.br) on 2016-09-14T18:40:26Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 10523550 bytes, checksum: c56aa6239484261a1df65488a616de5e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-14T18:40:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 10523550 bytes, checksum: c56aa6239484261a1df65488a616de5e (MD5) Previous issue date: 2016-06-21eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:39:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 10523550 bytes, checksum: c56aa6239484261a1df65488a616de5e (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 9337 bytes, checksum: d42380b63050dd92e27fa0f32d338fa5 (MD5) Previous issue date: 2016-06-21en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectCartunspor
dc.subjectLogotipospor
dc.subjectJovens Estudantespor
dc.subjectEducação da Cultura Visualpor
dc.subjectEnseñanza Secundáriaspa
dc.subjectCartoonsspa
dc.subjectJóvenes Estudiantesspa
dc.subjectEducación de la Cultura Visualspa
dc.titleO ensino médio em logotipos, cartuns e na interpretação de estudantes.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Nascimento, Erinaldo Alves do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2103390465181094por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5620239848630718por
dc.description.resumoO contexto educacional contemporâneo do Ensino Médio supõe outra perspectiva que confronte e provoque teorias, especialmente a partir das imagens, promovendo, também, a escuta dos jovens estudantes. O objetivo desta pesquisa é analisar a produção de imagens sobre o Ensino Médio, especificamente os logotipos e cartuns, junto com outras produzidas e interpretadas por um grupo de estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio e Profissional Dr. Elpídio de Almeida, da cidade de Campina Grande/PB. A metodologia de pesquisa envolve a análise de discurso, com princípios pautados na Educação da Cultura Visual, associados com uma “abordagem multimétodos”, que resulta em uma “Análise da Suspeita”. Os logotipos são vistos como uma modalidade de discurso pedagógico, político e oficial do MEC; os cartuns, como síntese de um discurso social e crítico da sociedade; as imagens produzidas e interpretadas pelos estudantes como outra variação crítica dos discursos, marcados pela criticidade, inventividade e resistência. As análises apontam para um discurso antagônico, veiculado pelas imagens, em processos intervisuais. Os cartuns fazem uma crítica sobre a baixa qualidade; o logotipo, uma persuasão qualificadora do Ensino Médio.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentArtes Visuaispor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqARTES::EDUCACAO ARTISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15339/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total10,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.