Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8661
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cabral, Olga Maria do Nascimento Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-14T19:13:17Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-20T23:39:45Z | - |
dc.date.available | 2018-07-20T23:39:45Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-30 | - |
dc.identifier.citation | CABRAL, Olga Maria do Nascimento Lopes. A relação entre escola e museu na mediação da arte contemporânea para estudantes do IFPB. 2016. 131 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8661 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa trata de um processo pedagógico desarrollado com educandos del Curso Técnico en Instrumento Musical del IFPB – Campus João Pessoa, envolviendo la mediación cultural entre la escuela y la Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes. El objeto fue lo de analizar la contribución que tales espacios, formal y no formal respectivamente, proporcionaron para la comprensión del arte contemporáneo por los estudiantes. La pesquisa es calitativa, con la utilización de cuestionarios, consulta a documentos de las instituciones y observación como instrumentos para la colecta de datos. Abordo sobre el arte contemporáneo, mediación cultural, la mediación en la escuela y en el museo y educación formal y no formal la relación entre escuela y museo. En este estudio presento y analizo las concepciones de la coordinadora de mediación y del mediador del museo sobre el arte contemporáneo, mediación y relación entre escuela y museo, entre otras. Traigo, como foco principal la comprensión de los estudiantes del IFPB sobre el arte contemporáneo antes y después del proceso pedagógico y hago un análisis comparativo entre sus concepciones sobre ese arte en fases distintas de este proceso. | spa |
dc.description.provenance | Submitted by Morgana Silva (morgana_linhares@yahoo.com.br) on 2016-09-14T19:13:17Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3503999 bytes, checksum: c183efb0d5d0f49bf06d948d758b1d58 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-09-14T19:13:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3503999 bytes, checksum: c183efb0d5d0f49bf06d948d758b1d58 (MD5) Previous issue date: 2016-03-30 | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-20T23:39:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 3503999 bytes, checksum: c183efb0d5d0f49bf06d948d758b1d58 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2283 bytes, checksum: 42ab88988b827675db1e7432190302d1 (MD5) Previous issue date: 2016-03-30 | en |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
dc.rights | Acesso aberto | por |
dc.subject | Estação Cabo Branco | por |
dc.subject | IFPB | por |
dc.subject | Mediação Cultural | por |
dc.subject | Arte Contemporânea | por |
dc.subject | Estação Cabo Branco | spa |
dc.subject | Mediación Cultural | spa |
dc.subject | Arte Contemporáneo | spa |
dc.title | A relação entre escola e museu na mediação da arte contemporânea para estudantes do IFPB. | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Wilner, Renata | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7703938202970878 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5671097683561161 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa trata de um processo pedagógico desenvolvido com educandos do Curso Técnico em Instrumento Musical, do IFPB campus João Pessoa, envolvendo a mediação cultural entre a escola e a Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes. O objetivo foi o de analisar a contribuição que tais espaços, formal e não formal respectivamente, proporcionaram para a compreensão da arte contemporânea pelos estudantes. A pesquisa é qualitativa, com a utilização de questionários, consulta a documentos das instituições e observação como instrumentos para a coleta de dados. Abordo sobre a arte contemporânea, mediação cultural, a mediação na escola e no museu e educação formal e não formal ou a relação entre escola e museu. Neste estudo apresento e analiso as concepções da coordenadora de mediação e do mediador do museu sobre arte contemporânea, mediação e relação entre escola e museu, entre outras. Trago, como foco principal, a compreensão dos estudantes do IFPB sobre a arte contemporânea antes e após o processo pedagógico e faço uma análise comparativa entre suas concepções sobre essa arte em fases distintas deste processo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Artes Visuais | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | por |
dc.publisher.initials | UFPB | por |
dc.subject.cnpq | ARTES::EDUCACAO ARTISTICA | por |
dc.thumbnail.url | http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16271/arquivototal.pdf.jpg | * |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivototal.pdf | Arquivo Total | 3,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.