Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8661
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCabral, Olga Maria do Nascimento Lopes-
dc.date.accessioned2016-09-14T19:13:17Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:39:45Z-
dc.date.available2018-07-20T23:39:45Z-
dc.date.issued2016-03-30-
dc.identifier.citationCABRAL, Olga Maria do Nascimento Lopes. A relação entre escola e museu na mediação da arte contemporânea para estudantes do IFPB. 2016. 131 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8661-
dc.description.abstractEsta pesquisa trata de um processo pedagógico desarrollado com educandos del Curso Técnico en Instrumento Musical del IFPB – Campus João Pessoa, envolviendo la mediación cultural entre la escuela y la Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes. El objeto fue lo de analizar la contribución que tales espacios, formal y no formal respectivamente, proporcionaron para la comprensión del arte contemporáneo por los estudiantes. La pesquisa es calitativa, con la utilización de cuestionarios, consulta a documentos de las instituciones y observación como instrumentos para la colecta de datos. Abordo sobre el arte contemporáneo, mediación cultural, la mediación en la escuela y en el museo y educación formal y no formal la relación entre escuela y museo. En este estudio presento y analizo las concepciones de la coordinadora de mediación y del mediador del museo sobre el arte contemporáneo, mediación y relación entre escuela y museo, entre otras. Traigo, como foco principal la comprensión de los estudiantes del IFPB sobre el arte contemporáneo antes y después del proceso pedagógico y hago un análisis comparativo entre sus concepciones sobre ese arte en fases distintas de este proceso.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Morgana Silva (morgana_linhares@yahoo.com.br) on 2016-09-14T19:13:17Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3503999 bytes, checksum: c183efb0d5d0f49bf06d948d758b1d58 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-14T19:13:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3503999 bytes, checksum: c183efb0d5d0f49bf06d948d758b1d58 (MD5) Previous issue date: 2016-03-30eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:39:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 3503999 bytes, checksum: c183efb0d5d0f49bf06d948d758b1d58 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2283 bytes, checksum: 42ab88988b827675db1e7432190302d1 (MD5) Previous issue date: 2016-03-30en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstação Cabo Brancopor
dc.subjectIFPBpor
dc.subjectMediação Culturalpor
dc.subjectArte Contemporâneapor
dc.subjectEstação Cabo Brancospa
dc.subjectMediación Culturalspa
dc.subjectArte Contemporáneospa
dc.titleA relação entre escola e museu na mediação da arte contemporânea para estudantes do IFPB.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Wilner, Renata-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7703938202970878por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5671097683561161por
dc.description.resumoEsta pesquisa trata de um processo pedagógico desenvolvido com educandos do Curso Técnico em Instrumento Musical, do IFPB campus João Pessoa, envolvendo a mediação cultural entre a escola e a Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes. O objetivo foi o de analisar a contribuição que tais espaços, formal e não formal respectivamente, proporcionaram para a compreensão da arte contemporânea pelos estudantes. A pesquisa é qualitativa, com a utilização de questionários, consulta a documentos das instituições e observação como instrumentos para a coleta de dados. Abordo sobre a arte contemporânea, mediação cultural, a mediação na escola e no museu e educação formal e não formal ou a relação entre escola e museu. Neste estudo apresento e analiso as concepções da coordenadora de mediação e do mediador do museu sobre arte contemporânea, mediação e relação entre escola e museu, entre outras. Trago, como foco principal, a compreensão dos estudantes do IFPB sobre a arte contemporânea antes e após o processo pedagógico e faço uma análise comparativa entre suas concepções sobre essa arte em fases distintas deste processo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentArtes Visuaispor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqARTES::EDUCACAO ARTISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16271/arquivototal.pdf.jpg*
Appears in Collections:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdfArquivo Total3,42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.