Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8667
Tipo: Tese
Título: Música brasileira popular no ensino da trompa: perspectivas e possibilidades formativas.
Autor(es): Feitosa, Radegundis Aranha Tavares
Primeiro Orientador: Queiroz, Luis Ricardo Silva
Resumo: Os estudos sobre o ensino da música brasileira popular (MBP) têm se expandido nos últimos anos, ganhando espaço e legitimidade, sobretudo no âmbito das pesquisas em educação musical. Considerando essa realidade, esta tese apresenta resultados de uma pesquisa acerca do ensino instrumental, contemplando mais especificamente o ensino da música brasileira popular para instrumentos de metal e saxofone em universidades federais brasileiras e na UNICAMP. A tese tem como objetivo geral apresentar, analisar e discutir os principais materiais didáticos utilizados no ensino da música brasileira popular para instrumentos de metal, refletindo e apontando, a partir desses materiais, diretrizes para a inserção da MBP no ensino da trompa. A metodologia da pesquisa abrangeu estudos bibliográficos, pesquisa documental, questionários, entrevistas semiestruturadas, bem como experiências empíricas consolidadas a partir da atuação do autor como trompista e professor do instrumento na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e em outras localidades do país. A pesquisa evidenciou que o ensino da música popular precisa ser desenvolvido a partir de parâmetros adequados à diversidade de manifestações que caracteriza tal fenômeno na sociedade. No âmbito do ensino de instrumentos de metal, ficou evidente que propostas formativas que contemplam a MBP ainda são escassas, se comparadas à ampla inserção desses instrumentos na realidade das universidades investigadas. Como consequência, os materiais didáticos contemplados são quantitativamente limitados, sendo mais utilizadas propostas gerais relacionadas à dimensões interpretativas da música brasileira popular. Com base nas diferentes informações coletadas, foi possível inferir que a inserção da música popular no ensino da trompa em cursos de graduação deve ser trabalhada a partir de diretrizes que integrem às especificidades da MBP às singularidades do instrumento.
Abstract: Research on popular music teaching have gone through development in recent years, gaining, as a result, considerable importance and legitimacy, especially within the context of research in music education. Based on this fact, the present work shows the results of a study on popular music teaching, contemplating most specifically the teaching of the brass instruments in the Brazilian Federal Universities and UNICAMP. This thesis aims to present, to analyze and to discuss about the main didactic materials employed by these teachers on Brazilian popular music teaching to brass instruments, reflecting and pointing guidelines for the insertion of Brazilian popular music on french horn teaching. The research methodology included bibliographical studies, documental research, questionnaires, semi-structured interviews and the empirical experiences consolidated by the author’s expertise both as a performer and a teacher of the instrument at Federal University of Rio Grande do Norte and in other parts of Brazil. The research cleared that the popular music teaching should be developed from parameters adequate to the diversity of manifestations that constitutes this phenomenon on society. It became clear that on Brass instruments teaching formative proposals that contemplate Brazilian popular music are still rare, if compared to the insertion of these instruments on the reality of the studied universities. As a consequence, the main didactic materials are quantitative limited, being more used general proposals related to interpretative dimensions of Brazilian popular music. Having the information collected as a basis, it was possible to understand that the insertion of the popular music on the horn teaching should be done from guidelines that contemplate from the specificities of Brazilian popular music to the singularities of the instrument
Palavras-chave: ensino de instrumento
música brasileira popular
ensino de trompa
instrumental teaching
Brazilian popular music
French horn teaching
CNPq: ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Música
Programa: Programa de Pós-Graduação em Música
Citação: FEITOSA, Radegundis Aranha tavares. Música brasileira popular no ensino da trompa: perspectivas e possibilidades formativas. 2016. 167 f. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8667
Data do documento: 10-Jun-2016
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total9,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.