Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8668
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMejía, Carlos Mario Gómez-
dc.date.accessioned2016-09-19T17:48:52Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:23:02Z-
dc.date.available2018-07-21T00:23:02Z-
dc.date.issued2016-03-30-
dc.identifier.citationMEJÍA, Carlos Mario Gómez. Estratégias para o controle da ansiedade na performance musical. 2016. 133 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8668-
dc.description.abstractThe objective of this research is to understand how a group of musicians of the Universidade Federal da Paraíba (UFPB) are using strategies to control musical performance anxiety (MPA). A group of undergraduate and graduate music students was asked to respond the Kenny Music Performance Anxiety Inventory (K-MPAI) questionnaire to assess their MPA level along with semi-structured interview, which was recorded for later analysis. In this dialogue, the subjects explained in detail how they are affected by the MPA and the strategies they use for its control. Reported strategies were: spirituality (prayer), use of beta-blockers, meditation routines to focus upon performance, consultation of self-help literature, self-talk, breath control, physical activity, positive perception of arousal, relaxation techniques, acceptance of small errors, switch instruments, simulation of performance and mental practice. The results confirm the existence of the MPA within the group studied and showed how it adversely affects the performance in some of the subjects. It also showed the lack of a systematic use of the different strategies to deal with the MPA.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Morgana Silva (morgana_linhares@yahoo.com.br) on 2016-09-19T17:48:52Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 3910935 bytes, checksum: 5bccd9608f461bf57145bba5531cc099 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-19T17:48:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 3910935 bytes, checksum: 5bccd9608f461bf57145bba5531cc099 (MD5) Previous issue date: 2016-03-30eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:23:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Arquivototal.pdf: 3910935 bytes, checksum: 5bccd9608f461bf57145bba5531cc099 (MD5) Arquivototal.pdf.jpg: 3791 bytes, checksum: c8d10fcfd8cff9478c80788fc78153b0 (MD5) Previous issue date: 2016-03-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectAnsiedade na performance musicalpor
dc.subjectEstratégiaspor
dc.subjectEstressepor
dc.subjectMusic performance anxietyeng
dc.subjectKenny Music Performance Anxiety Inventory (KMPAI)eng
dc.subjectStrategieseng
dc.subjectStresseng
dc.titleEstratégias para o controle da ansiedade na performance musical.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Luciano Carneiro de Lima e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2333106832837056por
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é entender quais são as diferentes estratégias para o controle da Ansiedade na Performance Musical (APM) utilizadas por músicos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Para isto, foi selecionado um grupo de estudantes de música dos cursos de Licenciatura em Música, Bacharelado em Música e Pós-graduação em Práticas Interpretativas. Eles então responderam ao questionário Kenny Music Performance Anxiety Inventory (K-MPAI) para avaliar seu nível de APM e a uma entrevista semiestruturada, que foi gravada para posterior análise, na qual os sujeitos explicaram detalhadamente como são afetados pela APM e as estratégias utilizadas para seu controle. As estratégias reportadas foram: espiritualidade (oração), uso de betabloqueadores, autoconvencimento (self-talk), rotinas para se concentrar no momento da performance, consulta de textos de autoajuda, prática mental, simulação da performance, atividade física, aceitação de pequenos erros, percepção positiva da excitação, controle da respiração, técnicas de relaxamento e até mesmo “trocar para outro instrumento”. Os resultados desta pesquisa confirmam a existência da APM dentro do grupo estudado e mostram como ela afeta negativamente a performance de alguns dos sujeitos. Também mostra a falta de um uso sistemático das diferentes estratégias para o controle da APM.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentMúsicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqARTES::MUSICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17158/Arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo Total3,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.