Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8669
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira Filho, Manoel Theophilo Gaspar de-
dc.date.accessioned2016-09-19T17:59:45Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:23:03Z-
dc.date.available2018-07-21T00:23:03Z-
dc.date.issued2015-03-25-
dc.identifier.citationOLIVEIRA FILHO, Manoel Theophilo Gaspar de. A Utilização de Exercícios de Técnica Pianística no Ensino e na Prática de Sete Professores de Piano do Recife. 2015. 94 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8669-
dc.description.abstractHistorically, piano exercises have served a significant role in the development of piano pedagogy. Nonetheless, these drills still manage to provoke debates and cause frequent divergences of opinion among pianist and piano teachers world wide. Willing to offer further material for debate, the objective of this research is to develop a better understanding of how the teachers at the largest public schools in Recife (the Conservatório Pernambucano de Música and Universidade Federal de Pernambuco) handle the topic. In other words, whether or not they incorporate piano exercises into their teaching material. In order to collect this information, we used semi-structured interviews. As a theoretical basis of the proposed subject, this work will provide a historical description of piano technique and its evolution, explain the differences in approach of various “Piano Technique Schools”, explore the opinions of renowned pianists of the twentieth and twenty-first centuries, and compare those opinions to the ideologies of the teachers interviewed. The conclusion of this work relies on the fact that the use of technical exercises is still a controverse subject among piano teachers, surrounded by disagreements, conceptual incoherences and diversity of opinion.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Morgana Silva (morgana_linhares@yahoo.com.br) on 2016-09-19T17:59:45Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1594329 bytes, checksum: 35c7653a9196ce37c2c8d75e4c54f7ce (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-19T17:59:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1594329 bytes, checksum: 35c7653a9196ce37c2c8d75e4c54f7ce (MD5) Previous issue date: 2015-03-25eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:23:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1594329 bytes, checksum: 35c7653a9196ce37c2c8d75e4c54f7ce (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3679 bytes, checksum: 38040847abc2ca2cdf2437ddbe95c322 (MD5) Previous issue date: 2015-03-25en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectpedagogia do pianopor
dc.subjecttécnica pianísticapor
dc.subjectpiano no Recifepor
dc.subjectpiano pedagogyeng
dc.subjectpiano techniqueeng
dc.subjectpiano in Recifeeng
dc.titleA Utilização de Exercícios de Técnica Pianística no Ensino e na Prática de Sete Professores de Piano do Recife.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Martins, José Henrique-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5800963798327728por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5800963798327728por
dc.description.resumoEm que pese ser um tema bastante antigo no âmbito da pedagogia pianística, o uso dos exercícios de técnica ainda provoca debates e constantes divergências de opinião entre os pianistas e professores de piano mundo afora. Com a finalidade de fornecer mais material para discussão, este trabalho tem por objetivo investigar como um grupo de professores de piano da cidade do Recife (docentes ou ex-docentes das duas principais escolas de música públicas da cidade: Conservatório Pernambucano de Música e Universidade Federal de Pernambuco) utiliza esse material, ou se o rejeita completamente na sua prática pedagógica. Para coletar essas informações, optamos pelo uso de entrevistas semi-estruturadas. Neste trabalho podemos encontrar, como embasamento teórico do tema proposto, um histórico da técnica pianística, onde se discutem aspectos ligados à pedagogia pianística e às chamadas Escolas de Técnica Pianística; relatos de importantes pianistas do século XX e XXI e suas posturas acerca da utilização dos exercícios técnicos, e uma comparação analítica entre suas opiniões e as dos professores do Recife entrevistados. À guisa de conclusão do trabalho vemos que a utilização de exercícios técnicos ainda é um tema controverso no meio pianístico, cercado de desacordos, de divergências conceituais e diversidade de opiniões.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentMúsicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqARTES::MUSICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17301/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.