Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8672
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorArruda, Lucas Oliveira de Moura-
dc.date.accessioned2016-09-19T19:05:45Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:23:03Z-
dc.date.available2018-07-21T00:23:03Z-
dc.date.issued2015-06-30-
dc.identifier.citationARRUDA, Lucas Oliveira de Moura. O Cancioneiro de Elomar: uma identidade sonora do sertão e suas performances. 2015. 170 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8672-
dc.description.abstractThe aim of this research is to investigate the musical identity of Brazil’s northeastern backlands in Brazilian composer (from Vitória da Conquista – BA) Elomar Figueira Mello’s songbook (CANCIONEIRO). Also, the thesis has the purpose to analyze the modes by which this identity is expressed in the performances made by Elomar itself and by other performers of his music. For achieving this aim, I have built a corpus of five songs picked up from his CANCIONEIRO (that has in full 49 songs). The text develops itself around the analysis of these five songs, from four record sources: 1. the scores published in the collection CANCIONEIRO (2008); 2. the sound recordings of the songs made by the composer himself; 3. the sound recordings of the songs made by other performers; 4. transcriptions, carried out by myself, of the sound recordings made by other performers. Data gathering used sound-documentary research and fieldwork, with direct contacts with the artist, participant observation, personal or virtual contact with admirers and artists related to Elomar’s work. The thesis that results of the research is divided into four chapters, which bring to light eight characteristics of Elomar’s musical and artistic identity. At all, eight characteristics were identified: 1. the sonic-instrumental conception as a means of cultural resistance; 2. Elomar’s personal style in guitaristic execution; 3. employment of “typical” sounds of Brazilian Northeastern Backlands; 4. the relationship with cantoria (a Brazilian backland’s typical form of popular sung poetry); 5. border music; 6. the imaginary constituted around medieval art and literature; 7. the imagination of Elomar regarding the rural exodus due to the drought in the hinterland; 8. the personal option for an independent pathway in Brazilian music business.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Morgana Silva (morgana_linhares@yahoo.com.br) on 2016-09-19T19:05:45Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 8865881 bytes, checksum: bedfecc97e2e879b95059dbdfd5518d1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-19T19:05:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 8865881 bytes, checksum: bedfecc97e2e879b95059dbdfd5518d1 (MD5) Previous issue date: 2015-06-30eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:23:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 8865881 bytes, checksum: bedfecc97e2e879b95059dbdfd5518d1 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3293 bytes, checksum: 9250c85c433578a41700a446ac8bfb56 (MD5) Previous issue date: 2015-06-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectMúsica e identidadepor
dc.subjectsertão nordestinopor
dc.subjectElomar F. Mellopor
dc.subjectMusical and Identityeng
dc.subjectBrazilian Northeastern Backlandseng
dc.titleO Cancioneiro de Elomar: uma identidade sonora do sertão e suas performances.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sandroni, Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2096219243191159por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2704239030432120por
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é investigar a identidade sonora do sertão nordestino presente nas canções (o CANCIONEIRO) do compositor brasileiro Elomar Figueira Mello, de Vitória da Conquista – BA, e identificar de que maneira essa identidade é expressada por ele próprio enquanto intérprete e por outros intérpretes. Para este objetivo, selecionamos um corpus de cinco canções de seu CANCIONEIRO (cujo total é de 49 canções). O trabalho gira em torno da análise dessas cinco canções, a partir de quatro fontes: 1. as partituras publicadas na coletânea CANCIONEIRO (2008); 2. os registros sonoros das canções feitos pelo próprio compositor; 3. os registros sonoros das canções feitos por outros intérpretes; 4. transcrições, realizadas por mim, dos registros sonoros feitos por outros intérpretes. A coleta de dados utilizou a pesquisa sonoro-documental e o trabalho de campo, com contatos diretos com o artista, observação participante, contato pessoal ou virtual com cúmplices e artistas relacionados ao trabalho de Elomar. A dissertação resultante da pesquisa está dividida em cinco capítulos, que trazem a lume oito características da identidade sonora e artística de Elomar: 1. a concepção sonorainstrumental como forma de resistência cultural; 2. o estilo pessoal de execução violonística; 3. o trabalho sobre as sonoridades “típicas” do Nordeste; 4. a relação com a arte da cantoria; 5. música de fronteira; 6. o imaginário constituído em torno da arte e a literatura medievais; 7. o imaginário com relação ao êxodo rural decorrente da seca no sertão; 8. a opção pelo caminho independente no mercado musical.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentMúsicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqARTES::MUSICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17197/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total8,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.