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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLlarena, Rosilene Agapito da Silva-
dc.date.accessioned2016-09-27T16:25:52Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:40:25Z-
dc.date.available2018-07-20T23:40:25Z-
dc.date.issued2015-10-27-
dc.identifier.citationLLARENA, Rosilene Agapito da Silva. Gestão do conhecimento na rede do ProJovem Urbano: modelo baseado nas políticas públicas. 2015. 327 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8683-
dc.description.abstractBusca oferecer um modelo de Gestão do Conhecimento baseado na análise e conhecimento organizacional do ProJovem Urbano no Estado da Paraíba, no sentido de atender às necessidades de formação, informação e protagonismo juvenis propostos na efetivação de sua estrutura e funcionamento em rede em sua condição intersetorial, interdimensional e compartilhada. Apresenta conversa interdisciplinar teórica, entre a Gestão do Conhecimento, a Teoria Ator-Rede e as políticas públicas como balizadora empírica para a construção do modelo proposto. Objetiva analisar as propostas teóricas da Gestão do Conhecimento como embasamento teórico e empírico; contextualizar o ProJovem Urbano dentro das políticas públicas educacionais, de juventude e de informação; caracterizar o fluxo das informações na organização institucional do Programa por meio de análise das suas redes sociais; analisar suas ações de Gestão do Conhecimento a partir de modelos teóricos de Gestão do Conhecimento; relatar uma experiência sobre políticas públicas de juventude vivenciada no exterior. De base filosófica pós-estruturalista, a pesquisa se caracteriza como quali-quantitativa de base bibliográfica e descritiva para realização de estudo de caso. Utiliza da análise de redes sociais como metodologia junto à análise de conteúdo baseada em Bardin. Discute a Gestão do Conhecimento na literatura científica e nas organizações aportando seus fundamentos, práxis e ações normativas. Reflete as políticas públicas de juventude no contexto da sociedade contemporânea. Cogita a Teoria Ator-Rede como grande aliada ao processo de gestão do conhecimento nas organizações públicas estruturadas em rede. Resulta em desenhos organizacionais de fluxos de informação e cartografia de controvérsias que buscam descrever e explicar o Programa em foco, baseados em conceitos interdisciplinares à luz da Ciência da Informação. Apresenta modelo de Gestão do Conhecimento para atender às especificidades do ProJovem Urbano no Estado da Paraíba em oito fases que se inter-relacionam em ações complementares. As ações refletem desde a inter-relação entre a Gestão da Informação e a Gestão do Conhecimento, passando pela análise da cultura organizacional, aplicabilidade das tecnologias da informação e comunicação e do regime de informação à realidade do Programa, até à implementação de recursos motivacionais de aprendizagem cognitiva e interativa e a reconstrução e desenvolvimento de novos conhecimentos organizacionais com fins coletivos públicos.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Morgana Silva (morgana_linhares@yahoo.com.br) on 2016-09-27T16:25:52Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3503373 bytes, checksum: 289220d8e98be5f3e84e0dfd1016b72a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-27T16:25:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3503373 bytes, checksum: 289220d8e98be5f3e84e0dfd1016b72a (MD5) Previous issue date: 2015-10-27eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:40:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 3503373 bytes, checksum: 289220d8e98be5f3e84e0dfd1016b72a (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2202 bytes, checksum: 38eb354be118d4b1e001153cd3778362 (MD5) Previous issue date: 2015-10-27en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectGestão do Conhecimentopor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subjectProJovem Urbanopor
dc.subjectTeoria Ator-Redepor
dc.subjectModelo de Gestão do Conhecimentopor
dc.subjectKnowledge Managementeng
dc.subjectPublic Policieseng
dc.subjectUrban ProJovemeng
dc.subjectActor-Network Theoryeng
dc.subjectModel of knowledg manegementeng
dc.titleGestão do conhecimento na rede do ProJovem Urbano: modelo baseado nas políticas públicas.por
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Duarte, Emeide Nobrega-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2292727379014867por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3104358247786444por
dc.description.resumoBusca oferecer um modelo de Gestão do Conhecimento baseado na análise e conhecimento organizacional do ProJovem Urbano no Estado da Paraíba, no sentido de atender às necessidades de formação, informação e protagonismo juvenis propostos na efetivação de sua estrutura e funcionamento em rede em sua condição intersetorial, interdimensional e compartilhada. Apresenta conversa interdisciplinar teórica, entre a Gestão do Conhecimento, a Teoria Ator-Rede e as políticas públicas como balizadora empírica para a construção do modelo proposto. Objetiva analisar as propostas teóricas da Gestão do Conhecimento como embasamento teórico e empírico; contextualizar o ProJovem Urbano dentro das políticas públicas educacionais, de juventude e de informação; caracterizar o fluxo das informações na organização institucional do Programa por meio de análise das suas redes sociais; analisar suas ações de Gestão do Conhecimento a partir de modelos teóricos de Gestão do Conhecimento; relatar uma experiência sobre políticas públicas de juventude vivenciada no exterior. De base filosófica pós-estruturalista, a pesquisa se caracteriza como quali-quantitativa de base bibliográfica e descritiva para realização de estudo de caso. Utiliza da análise de redes sociais como metodologia junto à análise de conteúdo baseada em Bardin. Discute a Gestão do Conhecimento na literatura científica e nas organizações aportando seus fundamentos, práxis e ações normativas. Reflete as políticas públicas de juventude no contexto da sociedade contemporânea. Cogita a Teoria Ator-Rede como grande aliada ao processo de gestão do conhecimento nas organizações públicas estruturadas em rede. Resulta em desenhos organizacionais de fluxos de informação e cartografia de controvérsias que buscam descrever e explicar o Programa em foco, baseados em conceitos interdisciplinares à luz da Ciência da Informação. Apresenta modelo de Gestão do Conhecimento para atender às especificidades do ProJovem Urbano no Estado da Paraíba em oito fases que se inter-relacionam em ações complementares. As ações refletem desde a inter-relação entre a Gestão da Informação e a Gestão do Conhecimento, passando pela análise da cultura organizacional, aplicabilidade das tecnologias da informação e comunicação e do regime de informação à realidade do Programa, até à implementação de recursos motivacionais de aprendizagem cognitiva e interativa e a reconstrução e desenvolvimento de novos conhecimentos organizacionais com fins coletivos públicos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16720/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

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