Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8741
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVasconcelos, Benedito Clarete de-
dc.date.accessioned2017-01-03T17:02:58Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:56:20Z-
dc.date.available2018-07-20T23:56:20Z-
dc.date.issued2016-07-26-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Benedito Clarete de. A arte da contação de histórias: uma experiência de cuidado no projeto de extensão palhasus, 2016. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8741-
dc.description.abstractThe art of storytelling is a popular art, common in various human societies, in different historical moments. Its main features are the transmission of knowledge, skills, values and funs. This study investigates the role of this art in the construction of pleasant emotional environments, in different spaces. To complete this goal we present a record of the history of the storytelling art, its possible disappearance in modern society, due to the industrialization, to the shitf from rural to urban environment and the hegemony of written culture to the detriment of oral culture . It also presents the phenomenon of the resurgence of this art in the late XXth century, its new characteristics, its different territories, the subjects involved, and the new roles that art had completed in this postmodern society, technologic and computerized. Being a practice that values popular knowledge, the transformation of living environments, teaching and learning, also combating the oppression of the popular classes, the art of storytelling is inserted in the context of popular education, in tune with the new emancipatory paradigms, within the territories of Popular Education, especially in the territories of affectivity, of emocions and other rationales. To measure the effects of storytelling in the process of transformation and construction of pleasant emotional environments, a research was realized, in which the students of the Projeto de Extensão PalhaSUS Project from the UFPB, had been the main subject. Those students act as caregivers clowns in different social and emotionaly vulnerable spaces, such as hospitals, care homes, schools and nursing homes. Concomitant workshops, participants include in their caregivers acting the knowledge and skills acquired in the workshops. The evaluation process used was to make focal group, which fed with datas and allowed to analyse the results of this practice, with its possible developments and challenges.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cristhiane Guerra (cristhiane.guerra@gmail.com) on 2017-01-03T17:02:58Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1308787 bytes, checksum: faa482dbc4cc073365db2f7d57523db1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-01-03T17:02:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1308787 bytes, checksum: faa482dbc4cc073365db2f7d57523db1 (MD5) Previous issue date: 2016-07-26eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:56:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1308779 bytes, checksum: 436ebb0a6aa2804e316961bc6beb259b (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2101 bytes, checksum: 6b9dc77f77959031795b221b6eefd6d6 (MD5) Previous issue date: 2016-07-26en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectArte de contar históriaspor
dc.subjectContador de históriaspor
dc.subjectHistóriaspor
dc.subjectOuvintepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação Popularpor
dc.subjectEmocionalidadepor
dc.subjectArt of storytellingeng
dc.subjectStory tellereng
dc.subjectStorieseng
dc.subjectListenereng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPopular educationeng
dc.subjectEmotionalityeng
dc.titleA arte da contação de histórias: uma experiência de cuidado no projeto de extensão palhasuspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pereira, Elisa Gonsalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5800314750536359por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5705131068531687por
dc.description.resumoA arte de contar histórias é uma arte popular, comum nas mais diversas sociedades humanas, em diferentes momentos históricos. Suas características principais são a transmissão de conhecimentos, saberes, valores e diversão. Este estudo tem como o objetivo investigar a função dessa arte na construção de ambientes emocionais agradáveis, em diferentes espaços de convivência. Para atingir esse objetivo, apresentamos um pequeno histórico sobre a trajetória da arte de contar história, o seu possível desaparecimento na sociedade moderna, em função da industrialização, do deslocamento do ambiente rural para o ambiente urbano e da hegemonia da cultura escrita em detrimento da cultura oral. Apresenta, ainda, o fenômeno do ressurgimento dessa arte, no final do século XX, suas novas características, os diferentes territórios de atuação, os perfis dos sujeitos envolvidos e os novos papéis que essa arte vem realizando nesta sociedade pós-moderna, tecnológica e informatizada. Por ser uma prática que valoriza o saber popular, a transformação de ambientes de convivência, de ensino e aprendizagem e de luta pela desopressão das camadas populares, a arte de contar histórias está inserida no contexto da Educação Popular, em perfeita sintonia com os novos paradigmas emancipatórios, dentro dos territórios da Educação Popular, principalmente nos territórios da afetividade, das emocões e das outras racionalidades. Para estudar os efeitos da arte de contar histórias no processo de transformação e na construção de ambientes emocionais agradáveis, foi realizada uma pesquisa participante, tendo como objeto os estudantes do Projeto de Extensão PalhaSUS, da UFPB, que atuam como palhaços cuidadores, em diferentes espaços de vulnerabilidade social e afetiva, tais como hospitais, casas de saúde, escolas e asilos de idosos. Concomitante às oficinas, os participantes incluíam, nas suas práticas de atuação de cuidadores, os saberes e conhecimentos desenvolvidos nas oficinas. O processo de avaliação utilizado foi o da realização de grupo focal, que municiaram dados para análise do resultado da realização da prática, apresentando seus possíveis desdobramentos e desafios.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17125/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.