Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8755
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMattiuci, Barbara-
dc.date.accessioned2017-01-05T15:30:56Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:23:12Z-
dc.date.available2018-07-21T00:23:12Z-
dc.date.issued2016-07-27-
dc.identifier.citationMATTIUCI, Barbara. Aprendizagem musical em família no contexto da aula particular de violão: um estudo de caso. 2016. 139f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8755-
dc.description.abstractThe present study is a master's research in the field of music education concerning the subject area of family musical learning. The research has the objective of understanding the process of family musical learning involving mother and daughter, having as locus the private guitar lesson held in the very home of the participants. The method used was a case study in a qualitative approach for it is understood that this method is suitable when you want to comprehend a certain context in its complexity and uniqueness. This research is based on the sociology of music education since it refers to the musical practices present in this study as a social fact, where music shouldn’t be descontextualized from its sócio-cultural means. Furthermore, this study was built on the understanding of family as a potential space for musical learning. Thus, investigates issues related to the family environment in the process of learning music, and musical preferences and influences in this field, as well as the peculiarities of this family musical learning. The study revealed the strong presence of music in this family environment, articulated to the variety of social and cultural settings frequented by the students. Regarding the guitar class, the survey revealed that this class provides great musical influences to all of the family members, through a silent learning. Moreover, the musical learning has also been revealed in the moments of integration between mother and daughters, through the musical games performed during the classes, accentuating the presence of music in this family.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cristhiane Guerra (cristhiane.guerra@gmail.com) on 2017-01-05T15:30:56Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3507224 bytes, checksum: 3b0d7ca4a43917b15390e3ac97005e72 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-01-05T15:30:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3507224 bytes, checksum: 3b0d7ca4a43917b15390e3ac97005e72 (MD5) Previous issue date: 2016-07-27eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:23:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 3507224 bytes, checksum: 3b0d7ca4a43917b15390e3ac97005e72 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2044 bytes, checksum: e520322e3daf61f96bd2639dedae8fbd (MD5) Previous issue date: 2016-07-27en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectAprendizagem musical - Famíliapor
dc.subjectAula Particular - Violãopor
dc.subjectEducação musical - Famíliapor
dc.subjectFamily Musical Learningpor
dc.subjectPrivate Guitar Lessonpor
dc.subjectMusic Education - Family.por
dc.titleAprendizagem musical em família no contexto da aula particular de violão: um estudo de casopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ribas, Maria Guiomar de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4280600996139696por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0494926998625337por
dc.description.resumoO presente estudo trata de uma pesquisa de mestrado na área da educação musical no campo temático da aprendizagem musical em família. A pesquisa tem por objetivo geral compreender o processo de aprendizagem musical em família envolvendo mãe e filha, tendo por locus a aula particular de violão realizada na própria casa das participantes. O método adotado foi um estudo de caso em uma abordagem qualitativa por entender que esse método é próprio quando se quer interpretar um determinado contexto na sua complexidade e singularidade. Esta pesquisa tem como alicerce a sociologia da educação musical referindo-se as práticas musicais presentes neste estudo como um fato social, onde a música não deve ser descontextualizada do seu meio sociocultural. Além disso, esse estudo foi construído entendendo a família como um espaço potencial de aprendizagem musical. Assim, investiga questões referentes ao processo de aprendizagem musical no ambiente familiar, bem como o ensino de música em família em um contexto de aula particular de violão. O estudo revelou a forte existência da música neste ambiente familiar, articuladas aos diversos espaços sociais e culturais frequentados pelas alunas. Em relação à aula de violão, a pesquisa revelou que essa aula proporciona grandes influências musicais a todos os membros dessa família, por meio de uma aprendizagem silenciosa. Ademais, a aprendizagem musical também se revelou nos momentos de integração entre mãe e filhas, através das brincadeiras musicais realizadas durante as aulas, acentuando a presença da música nessa família.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentMúsicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqARTES::MUSICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17603/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total3,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.