Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8756
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo Neto, João Nicodemos de-
dc.date.accessioned2017-01-05T16:47:20Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:23:00Z-
dc.date.available2018-07-21T00:23:00Z-
dc.date.issued2016-03-17-
dc.identifier.citationARAUJO NETO, João Nicodemos de. A construção da rabeca: Idiossincrasias do mestre Antônio Merengue. 2016. 120f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8756-
dc.description.abstractThis work seeks to dialogue with musicologist and ethnomusicologist studies on artisan technology applied to the construction of instruments of popular rural culture. Especifically, it intends to contribute to the the theme of Brazilian fiddle (rabeca), having Antônio Trajano de Pontes, or Mr. Atônio Merengue, inhabitant of the city of Rio Tinto, State of Paraíba, Brazil, as protagonist. Empirical research prevails, since it involves active observing participant field work done by interactionist researcher who describes the techniques for manufacturing the instrument, taking note on emic discourse, and on idiosyncrasies of the researched master. Rabeca (or fiddle), while being the main object of this work, is investigated in its organologic aspects, forms of construction, tuning and native taxonomies. The research approaches the confecction of rabeca and the interaction master/apprentice-researcher which is constructed as the instrument is manufactured. One observes that Mr. Antônio Merengue's learning process took place via orality, observation and immitation, for his creativity when searching for his own solutions, reason why his instruments feature peculiarities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cristhiane Guerra (cristhiane.guerra@gmail.com) on 2017-01-05T16:47:19Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 10020318 bytes, checksum: 8f7fba9e7921be97e4ae58cff88c4655 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-01-05T16:47:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 10020318 bytes, checksum: 8f7fba9e7921be97e4ae58cff88c4655 (MD5) Previous issue date: 2016-03-17eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:23:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 10020318 bytes, checksum: 8f7fba9e7921be97e4ae58cff88c4655 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2030 bytes, checksum: e12c5f9583ffc360cb0cd6c3c0778e99 (MD5) Previous issue date: 2016-03-17en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectCultura Oralpor
dc.subjectTecnologia Popularpor
dc.subjectEnsino Aprendizagempor
dc.subjectOrganologia da Rabecapor
dc.subjectOral Culturepor
dc.subjectPopular Technologypor
dc.subjectTeaching and Learningpor
dc.subjectOrganology of the Rabecapor
dc.titleA construção da rabeca: Idiossincrasias do mestre Antônio Merenguepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Satomi, Alice Lumi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2073986486219986por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4176919840267903por
dc.description.resumoEste trabalho busca dialogar com os estudos musicológicos e etnomusicológicos sobre tecnologia artesanal na construção de instrumentos da cultura popular rural. Especificamente, pretende contribuir na temática sobre a rabeca brasileira, tendo como protagonista Antonio Trajano de Pontes, ou Sr. Antônio Merengue, morador da cidade de Rio Tinto, PB. Prevalece a análise empírica, pois envolve um trabalho de campo de observação participante ativa por parte do pesquisador interacionista que descreve as técnicas da manufatura do instrumento, anotando o discurso êmico, ou idiossincrasias do mestre pesquisado. A rabeca, como principal objeto deste trabalho, é investigada em seus aspectos organológicos, formas de construção, afinações e taxonomias nativas. A pesquisa contempla a confecção da rabeca e a interação entre mestre/aprendiz-pesquisador que se constrói à medida em que manufaturam o instrumento. Observa-se que o aprendizado do Sr. Antônio Merengue se deu pela oralidade, observação e imitação, por sua criatividade na busca das próprias soluções, razão pela qual seus instrumentos apresentam peculiaridades.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentMúsicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqARTES::MUSICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17708/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total9,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.