Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8757
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Erihuus de Luna-
dc.date.accessioned2017-01-05T16:56:13Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:23:16Z-
dc.date.available2018-07-21T00:23:16Z-
dc.date.issued2010-09-28-
dc.identifier.citationSOUZA, Erihuus de Luna. “P’rá ver a banda passar”: uma etnografia musical da Banda Marcial Castro Alves. 2010. 187f. Dissertação ( Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8757-
dc.description.abstractThis work can be divided into four parts. The first part consists in references of theoretical and methodological and contains two chapters. The first chapter contextualizes the marching bands, presenting and describing the methodological procedures used to perform this work, as well as the rationale and literature review. This is the theoretical framework that supports the analysis and subsequent discussion. The second chapter presents the bands in a broad sense and diachronic, since his arrival in Brazil and the course of this story, through Paraíba, definitions of musical bands, the fanfare and marching bands to achieve the specificity of BMCA - Banda Marcial Castro Alves - style and drum corp. The second part consists of the presentation, analysis and discussion of the dice, involving the third chapter, which contextualizes the relationship with the band's social environment, interaction with the community and the school. The fourth chapter presents the transformation of the drum corp fanfare, the BMCA. The third part that covers five chapters describing the forms of admission, teaching and learning music in BMCA, in the form of a daily test.The sixth chapter reports the daily presentations that followed and analyzed during the research, from presentations in theaters, parades and competitions to my participation as a musician in the band. Part Four, chapter seven analyzes of works in styles representative, composed or arranged for bands to BMCA. The final consideration presents some conclusions and possible research contributions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cristhiane Guerra (cristhiane.guerra@gmail.com) on 2017-01-05T16:56:13Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 26411421 bytes, checksum: 4e95c652883f9637b7450b12a836de29 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-01-05T16:56:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 26411421 bytes, checksum: 4e95c652883f9637b7450b12a836de29 (MD5) Previous issue date: 2010-09-28eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:23:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 26411421 bytes, checksum: 4e95c652883f9637b7450b12a836de29 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2192 bytes, checksum: 8eab793889620437e30b8f29ad2ee1d3 (MD5) Previous issue date: 2010-09-28en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectBanda Marcialpor
dc.subjectEtnomusicologiapor
dc.subjectEnsino e Aprendizagem Musicalpor
dc.subjectMarching Bandeng
dc.subjectEthnomusicologyeng
dc.subjectTeaching and Learning Musiceng
dc.title“P’rá ver a banda passar”: uma etnografia musical da Banda Marcial Castro Alvespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Satomi, Alice Lumi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2073986486219986por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4055684746366903por
dc.description.resumoEste trabalho pode ser dividido em quatro partes. A primeira parte consiste nos referenciais teórico-metodológicos e contém dois capítulos. O primeiro capítulo contextualiza as bandas marciais, apresentando e descrevendo os procedimentos metodológicos utilizados para a realização do presente trabalho, assim como a justificativa e a revisão da literatura. Esse referencial teórico é que sustenta a análise e discussão subsequentes. No segundo capítulo apresenta-se as bandas em um sentido amplo e diacrônico, desde a sua chegada no Brasil e o transcorrer desta história, passando pela Paraíba, as definições de bandas musicais, de fanfarras e de bandas marciais até alcançar a especificidade da BMCA – Banda Marcial Castro Alves – e do estilo drum corp. A segunda parte consiste na apresentação, análise e discussões dos dados, envolvendo o terceiro capítulo, que contextualiza a relação da banda com o entorno social, a interação com a comunidade e o espaço escolar. O quarto capítulo apresenta a transformação, de fanfarra a drum corp, da BMCA. A terceira parte que abrange os capítulos cinco que descreve as formas de ingresso, o ensino e a aprendizagem musical na BMCA, em forma de um diário de ensaios. O sexto capítulo reporta ao diário de apresentações que acompanhei e analisei durante a pesquisa, desde apresentações em teatros, desfiles e concursos até minha participação como instrumentista na banda. Quarta parte, capítulo sete analisa de obras, em estilos representativos, compostas para bandas ou arranjadas para a BMCA. As considerações finais apresentam algumas conclusões, bem como possíveis contribuições da pesquisa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentMúsicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqARTES::MUSICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17712/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total25,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.