Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8765Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Oliveira, Francisca Lino | - |
| dc.date.accessioned | 2017-01-10T13:26:06Z | - |
| dc.date.accessioned | 2018-07-21T00:12:00Z | - |
| dc.date.available | 2018-07-21T00:12:00Z | - |
| dc.date.issued | 2016-07-13 | - |
| dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Francisca Lino. A gestão escolar na utilização do tablet-PC como ferramenta de apoio pedagógico nas escolas estaduais do Araripe pernambucano. 2016. 144 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016. | por |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8765 | - |
| dc.description.abstract | Information and communication technologies have made possible the processes that gave configuration to the world we live in today and its use in all sectors, including in education, is a reality that appears to trend only to growth and improvement. In Pernambuco, in 2011, the Government created the Connected Student program, aiming to provide, free of charge, to high school students from the state's public school network, so they use it as a permanent teaching support tool, individually, inside and outside the school environment, a technological tool called the tablet-PC, which, according to your user's manual, is a netbook. This study aims to analyze the actions of school management concerning the use of the tablet-PC as a tool for pedagogical support, within the framework of State schools do Araripe Pernambuco and, for this, held interviews with the school directors of State schools jurisdicionadas the 16th GRE Sertão do Araripe and used the technique of content analysis to analyze your data. Is a survey of exploratory nature, qualitative approach. The results reveal that in most schools the search field are developing activities in the tablet-PC is used as educational tool and in some of these schools the school directors claim to act through the planning, guidelines or even control the use, but in another part of these schools, school directors say not to get involved with this work , leaving it to the criteria of teachers and, in some cases, teachers along with the pedagogical team. This study is based on the practices of the subjects surveyed in a universe of research is in cutting from a broader social universe and leads to the conclusion that it is not so simple for the school management to mediate a rapprochement between the daily activities of the school and this reality that delineates, in your environment, by the student access to the technological tool tablet-PC. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Cristhiane Guerra (cristhiane.guerra@gmail.com) on 2017-01-10T13:26:06Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2658302 bytes, checksum: 7f9a2332e028db537254bbb1ec6709cc (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-01-10T13:26:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2658302 bytes, checksum: 7f9a2332e028db537254bbb1ec6709cc (MD5) Previous issue date: 2016-07-13 | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-21T00:12:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 2658302 bytes, checksum: 7f9a2332e028db537254bbb1ec6709cc (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2140 bytes, checksum: 9cac1995cc4800a93b35638c6a5dde21 (MD5) Previous issue date: 2016-07-13 | en |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
| dc.rights | Acesso aberto | por |
| dc.subject | Gestão Escolar | por |
| dc.subject | Tecnologia da Informação e Comunicação | por |
| dc.subject | Aluno Conectado | por |
| dc.subject | Ferramenta Pedagógica | por |
| dc.subject | School Management | eng |
| dc.subject | Information and Communication Technology | eng |
| dc.subject | Student Connected | eng |
| dc.subject | Pedagogical Tool | eng |
| dc.title | A gestão escolar na utilização do tablet-PC como ferramenta de apoio pedagógico nas escolas estaduais do Araripe pernambucano | por |
| dc.type | Dissertação | por |
| dc.contributor.advisor1 | Dias, Guilherme Ataíde | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9553707435669429 | por |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4352482572021580 | por |
| dc.description.resumo | As tecnologias da informação e comunicação tornaram possíveis os processos que deram configuração ao mundo em que vivemos hoje e a sua utilização em todos os setores, inclusive na educação, é uma realidade que aparenta tendência apenas ao crescimento e ao aprimoramento. Em Pernambuco, em 2011, o governo criou o programa Aluno Conectado, visando disponibilizar, gratuitamente, aos estudantes do ensino médio da rede pública de ensino estadual, para que eles o utilizem como ferramenta de apoio pedagógico permanente, de forma individual, dentro e fora do ambiente escolar, uma ferramenta tecnológica denominada tablet-PC, que, de acordo com o seu manual do usuário, é um netbook. O presente estudo tem por objetivo analisar as ações da gestão escolar referentes à utilização do tablet-PC como ferramenta de apoio pedagógico, no âmbito das escolas estaduais do Araripe pernambucano e, para isto, realizou-se entrevistas com os diretores escolares das escolas estaduais jurisdicionadas à 16ª GRE Sertão do Araripe e utilizou-se a técnica de análise de conteúdo para analisar os seus dados. Constitui-se numa pesquisa de natureza exploratória, de abordagem qualitativa. Os resultados revelam que na maioria das escolas campo de pesquisa desenvolvem-se atividades em que o tablet-PC é utilizado como ferramenta de apoio pedagógico e em uma parte destas escolas os diretores escolares afirmam agir através do planejamento, de orientações ou mesmo controle da utilização, mas em outra parte destas escolas, os diretores escolares afirmam não se envolver com este trabalho, deixando-o a critério dos professores e, em alguns casos, dos professores juntamente com a equipe pedagógica. Este estudo, baseia-se nas práticas dos sujeitos pesquisados em um universo de pesquisa que se constitui no recorte de um universo social bem mais amplo e permite concluir que não é tão simples para a gestão escolar mediar a aproximação entre as atividades cotidianas da escola e essa realidade que se delineia, em seu ambiente, pelo acesso do estudante à ferramenta tecnológica tablet-PC. | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.department | Educação | por |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes | por |
| dc.publisher.initials | UFPB | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.thumbnail.url | http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17859/arquivototal.pdf.jpg | * |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| arquivototal.pdf | Arquivo Total | 2,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
