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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8772
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Fagner Veloso da Silva-
dc.date.accessioned2017-01-20T12:19:06Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:45:56Z-
dc.date.available2018-07-20T23:45:56Z-
dc.date.issued2017-01-14-
dc.identifier.citationSILVA, Fagner Veloso da. O problema do mal livro VII das confissões de Santo Agostinho. 2016. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8772-
dc.description.abstractIn this dissertation we focus on the investigation about the bad based on the book VII of the Saint Augustine’s confessions, how to bad became a problem to Saint Augustine and how he searched a resolution for that was distressing for his life. The tipology was to discursivs, bibliographical research,from the lifting of antimanichaeism works of Saint Augustine.The bishop of Hippo researched the several philosophical and religious streams, the Neoplatonism and Manichaeism. However, the answers that these streams gave to the bad problematic weren’t enough to the unquiet mind of the Hipponense.This way, the main problem that was investigated in this dissertation is the conducting wire of the Augustine’s thoughts about his difficult in to accept the bad nature and its source. Because of this, the base of our investigation is the referred book VII of Augustine’s confessions. We listed what influenced the Hiponense to involve wit this subject, that is, what meaning of his life instigated him to involve and to think about the problem of the bad and, consequently, to try give an answer that exempts God to be the source of the bad. What elements made him to think and establish the Jewish- Christian like the only ontological principle that have countered the Manichaean duality. And, consequently, what’s the function that wish plays on the human actions.Our research was structured in three moments:in the first, we make a contextualization of the social,historical, and philosophical ambit of the work Saint Augustine’s confessions; in the second moment, we present the augustine’s mishap looking for the answer to the problem of bad;and, finally, we discuss specifically about theproblem of the bad in Augustine.por
dc.description.provenanceSubmitted by Maike Costa (maiksebas@gmail.com) on 2017-01-20T12:19:06Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1753327 bytes, checksum: 29297b2662bfc592437396067b80f7a1 (MD5)eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectDeus.por
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectLiberdadepor
dc.subjectLivre-arbítriopor
dc.subjectVontadepor
dc.subjectGodeng
dc.subjectPhilosophypor
dc.subjectFree willpor
dc.subjectBadpor
dc.subjectWishpor
dc.titleO problema do mal livro VII das confissões de Santo Agostinhopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Moraes, Suelma de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5680543166311320por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1726351596284793por
dc.description.resumoNesta dissertação temos como foco central a investigação sobre o mal a partir do livro VII das Confissões de Agostinho de Hipona. Buscamos analisar de que maneira o mal se tornou um problema para Agostinho e como ele procurou elaborar uma resposta ao que foi um tema angustiante em sua vida. A tipologia foi à pesquisa discursiva, bibliográfica, a partir do levantamento das obras antimaniqueias de santo Agostinho. O bispo de Hipona transitou pelas mais diversas correntes filosóficas e religiosas, principalmente, o neoplatonismo e o maniqueísmo, porém, as respostas que estas ofereciam à problemática do mal não foram suficientes para a mente inquieta do hiponense. Desta forma, o principal problema investigado nesta dissertação é o fio condutor do pensamento agostiniano sobre a dificuldade em conceber a natureza do mal e a sua origem. Elencamos quais influências levaram o hiponense a imiscuísse com este tema, ou seja, que contexto de sua vida o levou a se envolver e a pensar o problema do mal e, consequentemente, a tentar elaborar uma resposta que isentasse a Deus de ser a origem do mal. Quais elementos o fizeram refletir e estabelecer o Deus judaico-cristão como único princípio ontológico que contrapusesse a dualidade maniqueia. E, consequentemente, qual o papel que a vontade desempenha nas ações humanas. Estruturamos nosso estudo em três momentos: o primeiro, fazemos uma contextualização de âmbito social, histórico e filosófico da obra Confissões de santo Agostinho; num segundo momento, apresentamos a peripécia agostiniana em busca de resposta ao problema do mal; e por fim, tratamos especificamente do problema do mal em Agostinho.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência das Religiõespor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17309/arquivototal.pdf.jpg*
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