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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8841
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dc.creatorBrennand, Igorh Gusmão de Goes-
dc.date.accessioned2017-02-20T12:20:24Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:45:56Z-
dc.date.available2018-07-20T23:45:56Z-
dc.date.issued2016-06-20-
dc.identifier.citationBRENNAND, Ygorh Gusmão de Goes. O caminho do dzogchen na tradição bön: uma análise histórica e filosófica. 2016. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8841-
dc.description.abstractThis study aims from a hermeneutic point of analysis, a comprehensive aproach about the development of the Bön religion, its interaction with Buddhism through Tibet, and from this meeting, its historical and philosophical developments, centered on the practice of Dzogchen as a possible bridge between Bön and the Nyingma tradition. A survey on the first studies focusing on the Bön religion in the Western academies shows a particular importance, in order to understand the nature of the first historical and philosophical conceptions regarding Bön. The classification of the historical development of Bön in three phases aims at a more pedagogical approach to the understanding of its history. A study of the first centuries from the spreading of Buddhism to Tibet, between VIII and XI centuries A.D., is thought to be particularly important for the understanding of the characteristics that Buddhism would acquire in Tibetan soil, due to the particular nature in which this process was taken. A synthesis of the teachings of the philosophical schools of Mahayana, together with a series of tantric practices, brought from India and Central Asia formed the basis of Tibetan Buddhism. During the first two centuries of the transmission of Buddhism in Tibet, two great masters had a decisive importance in this process, the monk Shantaraksita would be responsible for philosophical synthesis that would be adopted during this period as the basis for the monastic teachings and ordination of monks in Tibet. Next to this philosophical basis, tantric practices were brought, developed and disseminated by the master Padmasambhava, which formed the religious and philosophical basis of Tibetan Buddhism. During this process, the practice of Dzogchen appears as a bridge between the two traditions, Nyingma and Bön, and through a study of its central elements as the mind-base concepts, rigpa and nature-of-mind, we seek to understand the possible similarities and differences between the two traditions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maike Costa (maiksebas@gmail.com) on 2017-02-20T12:20:24Z No. of bitstreams: 1 arquivo total.pdf: 2840810 bytes, checksum: e6466e083af7099d5f915d6aae95b390 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectReligião Bön;por
dc.subjectDzogchen;por
dc.subjectEscola Nyingma;por
dc.subjectBudismo Tibetanpor
dc.subjectBön Religion;eng
dc.subjectDzogchen;por
dc.subjectNyingma School;por
dc.subjectTibetan Buddhism.por
dc.titleO caminho do dzogchen na tradição bön: uma análise histórica e filosóficapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Abaurre, Maria Lúcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4154896044534100por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2642466600950192por
dc.description.resumoO presente estudo objetiva uma análise de natureza hermenêutica acerca do desenvolvimento da religião Bön, sua interação com o Budismo através do Tibete, e, a partir deste encontro, seus desdobramentos históricos e filosóficos, centrado na prática do Dzogchen como uma possível ponte entre o Bön e a escola Nyingma. Um levantamento acerca dos primeiros estudos tendo como foco as religiões Bön dentro das academias ocidentais se mostra importante, para podermos compreender a natureza das primeiras concepções históricas e filosóficas à respeito do Bön. A classificação do desenvolvimento histórico do Bön em três fases visa uma abordagem mais pedagógica para a compreensão do mesmo. Um estudo dos primeiros séculos da chegada do Budismo ao Tibete, entre os séculos VIII e XI d.C., se mostra particularmente importante para a compreensão das características próprias que o Budismo iria adquirir em solo tibetano, devido à particular natureza na qual se deu este processo. Uma síntese entre os ensinamentos das escolas filosóficas do Mahayana, aliada à uma série de práticas tântricas, trazidas da Índia e da Ásia Central formaram a base do Budismo tibetano. Durante os dois primeiros séculos da transmissão do Budismo no Tibete, dois grandes mestres tiveram importância decisiva no processo, o monge Shantaraksita seria o responsável pela síntese filosófica que seria adotada durante este período como a base para os ensinamentos monásticos e ordenação dos monges no Tibete. Junto à esta base filosófica, as práticas tântricas trazidas, desenvolvidas e difundidas pelo mestre Padmasambhava formam a base religiosa, e filosófica do Budismo no Tibete. Durante este processo, a prática do Dzogchen aparece como uma ponte entre as duas tradições, Nyingma e Bön, e através de um estudo de seus elementos centrais como os conceitos de mente-base, rigpa e natureza-da-mente, buscamos compreender as possíveis semelhanças e diferenças entre ambas as tradições.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência das Religiõespor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17392/arquivo%20total.pdf.jpg*
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