Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8848
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Giulianne Monteiro-
dc.date.accessioned2017-02-21T14:36:07Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:41:10Z-
dc.date.available2018-07-20T23:41:10Z-
dc.date.issued2016-03-22-
dc.identifier.citationPEREIRA, Giulianne Monteiro. O acesso à informação na UFPB : memórias para lembrar direitos esquecidos. 2016. 213 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8848-
dc.description.abstractIt provides a brief explanation about the rights acquired through legislation, resolutions, Brazilian and international standards and resolutions, and service sectors within the UFPB for people with disabilities. Discusses the concepts of information and your access and use as a right and in factor (ex)inclusion at the University. It shows the differences between disabilities and special needs, emphasizing the educational needs as well as an overview of the challenges, struggles and achievements in recent decades. It aims to analyze access to information under the UFPB under the gaze and individual / collective memories of students with disabilities. It is characterized as an exploratory and descriptive, qualitative approach. Uses the data collection used the shadowing technique (monitoring) and the interview from the perspective of thematic oral history points out as research subjects, students enrolled in UFPB affected by a disability. Analyzes individual and collective memories of the subjects surveyed inherent theme crafted. Identifies from the memories, sectors, services, programs and other resources that help to retain the student with disabilities in UFPB. It concludes that the subjects are many to information access barriers in UFPB, a fact that hurts principles and rights with respect to such access, whose role in the personal and academic life of the subjects, is of paramount importance for its transforming nature.por
dc.description.provenanceSubmitted by Maike Costa (maiksebas@gmail.com) on 2017-02-21T14:36:07Z No. of bitstreams: 1 arquivo total.pdf: 3124943 bytes, checksum: e82330725f452264098b3354de2551c2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-02-21T14:36:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivo total.pdf: 3124943 bytes, checksum: e82330725f452264098b3354de2551c2 (MD5) Previous issue date: 2016-03-22eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:41:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo total.pdf: 3124943 bytes, checksum: e82330725f452264098b3354de2551c2 (MD5) arquivo total.pdf.jpg: 4158 bytes, checksum: ef93a33c2358a2a638f02f063df15bef (MD5) Previous issue date: 2016-03-22en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectAcesso à informaçãopor
dc.subjectPessoa com deficiênciapor
dc.subjectEnsino Superior - Inclusãopor
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectAccess to information-
dc.subjectDisabled person-
dc.subjectHigher Education - Inclusion-
dc.titleO acesso à informação na UFPB : memórias para lembrar direitos esquecidospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lima, Izabel França de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2774920113255079por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7395131588233093por
dc.description.resumoEsta pesquisa traz uma breve explanação a respeito dos direitos adquiridos através da legislação, resoluções, normas brasileiras e internacionais, bem como as resoluções, setores e serviços no âmbito da UFPB destinadas às pessoas com deficiência. Em seu desenvolvimento, aborda os conceitos de informação, como também o seu acesso e o uso como um direito e fator de in(ex)clusão na Universidade. Também apresenta as diferenças entre deficiências e necessidades especiais enfatizando as necessidades educacionais, o panorama dos desafios, lutas e conquistas nas últimas décadas. O estudo objetiva analisar o acesso à informação no âmbito da UFPB sob o olhar e memórias individuais/coletivas dos alunos com deficiência e caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa. Para tanto, utiliza na coleta de dados a técnica Shadowing (acompanhamento) e a entrevista pela perspectiva da História oral temática. Como sujeitos da pesquisa, instituiu-se os alunos regularmente matriculados na UFPB, acometidos por alguma deficiência, analisando-se as memórias individuais e coletivas dos sujeitos pesquisados sob a égide da temática trabalhada. Esta dissertação identifica a partir das memórias, os setores, serviços, programas e outros recursos que auxiliam a permanência do aluno com deficiência na UFPB. Ao fim desta pesquisa, concluiu-se que os sujeitos da pesquisa encontram muitas barreiras para o acesso às informações na UFPB, fato que fere os princípios e os direitos que garantem o acesso, lembrando que este tem papel em sua vida pessoal e acadêmica e é de suma importância pelo seu cunho transformador e formador.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17781/arquivo%20total.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo total.pdf3,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.