Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8860
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRufino, Maria Irene Machado-
dc.date.accessioned2017-03-09T14:56:01Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:57:25Z-
dc.date.available2018-07-20T23:57:25Z-
dc.date.issued1985-12-20-
dc.identifier.citationRUFINO, Maria Irene Machado. Carl R. Rogers e Paulo Freire: aspectos semelhantes e complementares que favorecem a compreensão da educação de adultos. 1985. 181f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 1985.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8860-
dc.description.abstractCe mémoire a pour but de démontrer les points ou les propositions pédagogiques de Carl R. Rogers et de Paulo Freire presentent des traits de ressemblance et, à un seul temps, se completent, en facilitant la comprhension de ce que signifie l'ducation d'adultes, puisqu'elles donnent les possibilits relles de son effectivation. Pour aboutir a notre objetif, on a divisé le travail en trois chapitres. Dans le premier, on presente la vie et l'ouvre de Rogers et de Freire, avec l'intention d'étudier la facon par laquelle leurs idees ont surgi, ont grandi et se sont transformées, a mesure qu'ils se developpaient en tant que personnes. L'analyse oe uvres de ces auteurs nous donne une esquise fidele de l'êvolution de leurs pensées. Dans le deuxeme chapitre, on prsente les principes et les concepts qui soutinnent les propositions pdagogiques de Rogers et de Freire. Le troisième chapitre commence par un bref expose sur l' education d'adultes, oü l'on essaye de comprendre l'importance des contibuitions de ces deux pdagogues dans ce domaine specifique. La suite de ce chapitre est conscrëe a etudier lês ressemblances de deux propositions, ainsi qu'a montrer l' aspect de compimentarite qui les lie etroitement.fra
dc.description.provenanceSubmitted by Viviane Lima da Cunha (viviane@biblioteca.ufpb.br) on 2017-03-09T14:56:01Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 5239794 bytes, checksum: 8a74160ba8e5bedbc80c1f2391a5ee34 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-09T14:56:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 5239794 bytes, checksum: 8a74160ba8e5bedbc80c1f2391a5ee34 (MD5) Previous issue date: 1985-12-20eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:57:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 5239794 bytes, checksum: 8a74160ba8e5bedbc80c1f2391a5ee34 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3060 bytes, checksum: 0bfc075ef8f850a897ec946866cdc071 (MD5) Previous issue date: 1985-12-20en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectConceitos Rogerianospor
dc.subjectConceitos Freireanospor
dc.titleCarl R. Rogers e Paulo Freire: aspectos semelhantes e complementares que favorecem a compreensão da educação de adultospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Esperdito Pedro da-
dc.description.resumoEsta dissertação visa a demonstrar os pontos em que as propostas pedagógicas de Carl R. Rogers e Paulo Freire são semelhantes e, ao mesmo tempo, complementam-se, favorecendo a compreensão do que é a educação de adultos, ao abrir possibilidades reais para a sua realização. A fim.de alcançarmos nosso objetivo, dividimos o trabalho em três capítulos. No primeiro, apresentamos a vida e a obra de Rogers e de Freire, com o intuito de investigar como suas idéias surgiram, cresceram e transformaram-se a medida que se desenvolviam como pessoas. A análise das obras de ambos dá-nos um perfil claro da evolução de seus pensamentos. No segundo capítulo, apresentamos os princípios e conceitos que sustentam as propostas pedagógicas de Rogers e Freire. 0 terceira capítulo começa com uma breve exposição sobre a educação de adultos, onde tentamos compreender a importância da contribuição destes dois pedagogos neste domínio especifico. Em seguida, estudamos as semelhanças de ambas as proposições, bem como mostramos o aspecto de complementaridade que as une estreitamente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17821/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total5,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.