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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8903
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarros, Savia Rodrigues Martins-
dc.date.accessioned2017-03-29T14:48:33Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:35:55Z-
dc.date.available2018-07-21T00:35:55Z-
dc.date.issued2017-01-26-
dc.identifier.citationBARROS, Savia Rodrigues Martins. A transparência passiva na Universidade Federal da Paraíba. 2017. 91 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8903-
dc.description.abstractThe present research aims to investigate how passive transparency, which is the right that the citizen or any entity of civil society has to demand information from the State, can enhance social participation, enabling a more democratic and participatory university . It is appropriate to investigate whether university transparency practices are adequate in accordance with the LAI. It is understood as relevant to answer the following: How does the UFPB come providing public transparency? Is it meeting the demand of the university public? For that, we used the dialogue with the theorists Antunes (2004); Bobbio (2004, 2015); Campos (1990); Chauí (2001); Casttels (2010); Santos (2014), Lévy (2002 and 2010) and other references that address the thematic pertinence and context of public policies in higher education. The methodology used was anchored in the qualitative, dialectical approach. It was also used the research of the monographic and field type using the tripod: bibliographical, documentary and data collection, through the application of a questionnaire, finally, we proceeded the content analysis, thematic analysis type. The final results pointed out that UFPB's university public still does not use all available institutional transparency resources and that such channels still need to be improved to meet current demands and enable better communicability and democratization of access to information.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Viviane Lima da Cunha (viviane@biblioteca.ufpb.br) on 2017-03-29T14:46:35Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 946181 bytes, checksum: e29a336fddc21b163bf5f7f0dd9fa7e9 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Viviane Lima da Cunha (viviane@biblioteca.ufpb.br) on 2017-03-29T14:48:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 946181 bytes, checksum: e29a336fddc21b163bf5f7f0dd9fa7e9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-29T14:48:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 946181 bytes, checksum: e29a336fddc21b163bf5f7f0dd9fa7e9 (MD5) Previous issue date: 2017-01-26eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectUniversidadepor
dc.subjectTransparênciapor
dc.subjectDemocratizaçãopor
dc.subjectUniversityeng
dc.subjectTransparencyeng
dc.subjectDemocratizationeng
dc.titleA transparência passiva na Universidade Federal da Paraíbapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ferreira, Ana Paula Romão de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2018294420248088por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4589349888800853por
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo investigar de que forma a transparência passiva, que é o direito que o cidadão ou qualquer entidade da sociedade civil tem de demandar informações ao Estado, pode potencializar a participação social, possibilitando que se tenha uma universidade mais democrática e participativa. Torna-se oportuno investigar se as práticas de transparência na universidade estão adequadas de acordo com a Lei de Acesso a Informação - LAI. Entende-se como relevante responder o seguinte: Como vem a UFPB disponibilizando a transparência pública? Ela se encontra atendendo à demanda do público universitário? Para tanto, utilizamos o diálogo com os teóricos Antunes (2004); Bobbio (2004, 2015); Campos (1990); Chauí (2001); Casttels (2010); Santos (2014), Lévy (2002 e 2010) e demais referenciais que atendem a pertinência temática e contexto das políticas públicas no ensino superior. A metodologia utilizada foi ancorada na abordagem qualitativa, do tipo dialética. Utilizou-se, ainda, a pesquisa do tipo monográfica e de campo recorrendo ao tripé: bibliográfico, documental e coleta de dados, através de aplicação de questionário, por fim, procedemos a análise de conteúdo, do tipo análise temática. Os resultados finais apontaram que o público universitário da UFPB ainda não utiliza todos os recursos disponíveis da transparência institucional e que tais canais ainda precisam ser melhorados para atender as atuais demandas e possibilitar melhor comunicabilidade e democratização do acesso à informação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqPOLITICAS PUBLICAS::ANALISE INSTITUCIONALpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18248/arquivototal.pdf.jpg*
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