Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8905
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAssis, Mercia Ferreira de-
dc.date.accessioned2017-03-30T10:52:48Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:35:54Z-
dc.date.available2018-07-21T00:35:54Z-
dc.date.issued2017-01-23-
dc.identifier.citationASSIS, Mercia Ferreira de. A permanência e o êxito escolar dos estudantes: um estudo de caso no curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba. 2017. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8905-
dc.description.abstractThis research had like major purpose analyze the factors which support or impair the permanence and the scholar achievement of the Nursing Technique Course students from Technique School of Health from Universidade Federal da Paraíba, in the perspective of the students, the professors and the course manager. Besides this, the research also analyses the public politics created for the Technique Professional Education of Middle Level in Brazil since 1990’s; characterize the Technique School of Health, the Nursing Technique Course and its academic efficiency indicators; characterize the socio-economic and educational profile of the students who continue studying in the Course and present action plans to keep them studying and increasing their grades to ensure their achievement. This research is a case study. A qualitative approach was chosen and the content analysis based in Bardin (2009) was selected for this research. The analyses were made using the categories of the Scholar Perfomance Concept Model of Rumberger and Lim (2008) and reveal that, favorable and unfavorable aspects to the permanence and achievement are, in most of cases, classified in the institutional factors, in School category. Therefore, acceptable for intervention from the School. At the end, action plans are presented to keep the students studying and to ensure their achievement in the Nursing Technique Course, mentioning the subject speeches who gave their valuable contribution in this research.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Viviane Lima da Cunha (viviane@biblioteca.ufpb.br) on 2017-03-29T15:12:33Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1225265 bytes, checksum: 5a14d617f05aebd504dd3d7c60c1f2e1 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Viviane Lima da Cunha (viviane@biblioteca.ufpb.br) on 2017-03-30T10:52:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1225265 bytes, checksum: 5a14d617f05aebd504dd3d7c60c1f2e1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-30T10:52:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1225265 bytes, checksum: 5a14d617f05aebd504dd3d7c60c1f2e1 (MD5) Previous issue date: 2017-01-23eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:35:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1225265 bytes, checksum: 5a14d617f05aebd504dd3d7c60c1f2e1 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2026 bytes, checksum: bf96963ae11c207890284500cdd59415 (MD5) Previous issue date: 2017-01-23en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectPermanênciapor
dc.subjectÊxito Escolarpor
dc.subjectEducação Profissional Técnica de Nível Médiopor
dc.subjectPermanenceeng
dc.subjectScholar Achievementeng
dc.subjectTechnique Professional Education of Middle Leveleng
dc.titleA permanência e o êxito escolar dos estudantes: um estudo de caso no curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíbapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pontes, Ana Paula Furtado Soares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5604144898950278por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1170424478967958por
dc.description.resumoA presente pesquisa teve por objetivo maior analisar os fatores que favorecem ou prejudicam a permanência e o êxito escolar dos estudantes no Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba, na perspectiva dos estudantes que permanecem, de seus professores e do gestor do curso. Além desse, buscamos também analisar as políticas públicas voltadas para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio no Brasil a partir da década de 1990; caracterizar a Escola Técnica de Saúde, o Curso Técnico em Enfermagem e seus indicadores de eficiência acadêmica; caracterizar o perfil socioeconômico e educacional do estudante que tem permanecido no Curso estudado e apresentar propostas de ações visando à permanência e ao êxito dos estudantes. Esse trabalho se constitui em um estudo de caso. Privilegiamos a abordagem qualitativa, utilizando-nos do método de análise de conteúdo proposto por Bardin (2009). As análises, realizadas, a partir das categorias do modelo conceitual de performance escolar de Rumberger e Lim (2008), revelam que os aspectos favoráveis e prejudiciais à permanência e ao êxito estão, em sua maioria, classificados no fator Institucional, na categoria Escola. Portanto, passíveis de intervenção por parte da Escola. Ao final, apresentamos propostas de ações, visando à permanência e ao êxito dos estudantes no Curso Técnico em Enfermagem, referenciadas nas falas dos sujeitos que deram sua valorosa contribuição nessa construção.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqPOLITICAS PUBLICAS::ANALISE INSTITUCIONALpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18246/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.