Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8914
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo Júnior, Ivo Teixeira de-
dc.date.accessioned2017-04-06T12:35:53Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T22:30:00Z-
dc.date.available2018-07-20T22:30:00Z-
dc.date.issued2016-11-30-
dc.identifier.citationARAÚJO FILHO, Ivo Teixeira. Pluralidade cultural: visibilidades e silenciamentos Discursivos nas relações étnico-raciais no cotidiano escolar da EJA. 2016. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8914-
dc.description.abstractThe theme of Plurality is related to the analysis and valuation of ethnic and cultural concepts of the most diverse social groups inserted in socioeconomic inequalities and excluding social relations. For this reason, it is imperative that there be recognition of this plurality, especially those related to race, sexuality and gender. It is with this understanding that the proposed research aims to problematize and discuss discursivities that elaborate meanings, in narratives of teachers and students, about the deal with the coexistence with the ethnic-racial diversity, in the context of a municipal public school of João Pessoa-PB . Thus, it is asked how the statements of teachers and students construct meanings that translate the treatment of diversity in this school context, specifically those related to the identity matrices of racial ethnicity. The research is of a qualitative nature and, methodologically, it was used some procedures, such as questionnaires, interviews and conversation, as well as articulating Foucaultian theorizations about power relations, French discourse analysis (AD) conceptions of French affiliation and Of Cultural Studies. It is part of Applied Linguistics and adopts the concept of language as a social practice (MOITA LOPES, 2006).eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maike Costa (maiksebas@gmail.com) on 2017-04-06T12:35:53Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1019989 bytes, checksum: 185dd4566ee609036a67de911cc27d4c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-04-06T12:35:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1019989 bytes, checksum: 185dd4566ee609036a67de911cc27d4c (MD5) Previous issue date: 2016-11-30eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T22:30:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1019989 bytes, checksum: 185dd4566ee609036a67de911cc27d4c (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3686 bytes, checksum: f6427bc1f11c4f89414b001a8c359f48 (MD5) Previous issue date: 2016-11-30en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectPluralidade culturalpor
dc.subjectPráticas discursivaspor
dc.subjectRelações étnico-raciaispor
dc.titlePluralidade cultural: visibilidades e silenciamentos Discursivos nas relações étnico-raciais no cotidiano escolar da EJApor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Marluce Pereira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4463809499714404por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3565705140013349por
dc.description.resumoA temática da Pluralidade está relacionada à análise e à valorização de conceitos étnicos e culturais dos mais diversos grupos sociais inseridos em desigualdades socioeconômicas e relações sociais excludentes. Por isso, é imperativo que haja o reconhecimento dessa pluralidade, em especial as atinentes a raça, sexualidade e gênero. É com essa compreensão que a pesquisa proposta objetiva problematizar e discutir discursividades que elaboram sentidos, em narrativas de docentes e discentes, em torno do trato com a convivência com a diversidade étnico-racial, no contexto de uma escola pública municipal de João Pessoa-PB. Assim, indaga-se de que modo os enunciados de docentes e discentes constroem sentidos que traduzem o trato com a diversidade nesse contexto escolar, em específico as relacionadas às matrizes identitárias de pertencimento étnico racial. A pesquisa é de natureza qualitativa e, metodologicamente, utilizou-se de alguns procedimentos, como questionários, entrevistas e roda de conversa, além de articular teorizações foucaultianas acerca das relações de poder, concepções da análise de discurso francesa (AD) de filiação francesa e a dos Estudos Culturais. Ela se insere no âmbito da Linguística Aplicada e adota a concepção de língua como prática social (MOITA LOPES, 2006).por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letras (Profletras)por
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18278/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf996,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.