Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8944
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Alessandra de Carvalho-
dc.date.accessioned2017-04-25T11:42:20Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T22:29:58Z-
dc.date.available2018-07-20T22:29:58Z-
dc.date.issued2015-08-21-
dc.identifier.citationBARBOSA, Alessandra de Carvalho. paródia em sala de aula da educação básica: Trabalhando com o gênero discursivo música. 2015. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8944-
dc.description.abstractOs gêneros discursivos e o recurso estilístico paródia são fortes aliados nos processos de leitura, de oralidade e de escrita. Os alunos familiarizados com diferentes textos tornam-se, não apenas estudantes melhores, mas aprendem a gostar mais da língua materna, manuseando-a com aptidão, no cotidiano. Assim, o presente trabalho consiste em analisar os resultados de 3 (três) das 5 (cinco) paródias produzidas nas aulas de Língua Portuguesa, a partir do gênero discursivo música, criadas por 20 (vinte) alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública municipal de Santa Rita-PB, no ano de 2015, buscando uma melhor formação discente no tocante à leitura, à oralidade e à escrita. No que tange o ensino da Língua Portuguesa e os gêneros discursivos, ancoramo-nos em Bakhtin (1995 e 2011), que entende o Homem como um ser de linguagem que se constrói e se desenvolve a partir das inúmeras relações sócio-interacionais, além de partirmos das reflexões de Antunes (2003), de Brasil (1995, 1996, 1997, 1998 e 2011), de Cavalcante (2013), de Koch e Elias (2012, 2013), dentre outros. Em relação à sequência didática desenvolvida, baseamo-nos nos postulados de Lopes-Rossi (2011). Consideramos importante o desenvolvimento desta pesquisa pela influência social que as paródias e as músicas têm, não só no Brasil, mas em todo o mundo, interferindo na cultura e na ideologia do povo, além de serem veículos comunicativos pelos quais os jovens possuem muita proximidade e simpatia. Contamos com 2 (dois) corpora: o primeiro composto por produções textuais anteriores à proposta de intervenção, buscando perceber dificuldades e desvios existentes; o segundo corresponde à proposta de intervenção, em que desenvolvemos aulas dialogadas, utilizando músicas e paródias, e propomos a criação de paródias pelos discentes. Observamos se os alunos souberam atingir o objetivo deste trabalho e se, através das atividades propostas, ampliaram as habilidades da leitura, da oralidade e da escrita, além de outros itens relevantes presentes no processo ensino-aprendizagem, como a criatividade, a utilização do conhecimento enciclopédico adquirido e as vias culturais. Dentro dessa perspectiva, trabalhamos com as categorias de análise – Análise do Gênero, Aspectos Textuais e Leitura, Oralidade e Escrita. Concluímos que, nas aulas com música e com paródia, houve bastante aproximação dos alunos à língua materna; nas produções textuais das paródias, estas atenderam aos elementos comunicativos necessários (composição, tema e estilo), havendo desenvolvimento da leitura, da oralidade e da escrita.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Maike Costa (maiksebas@gmail.com) on 2017-04-25T11:42:20Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 580553 bytes, checksum: 6b39eba2d3eabe3ceee04aa0e71ec773 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-04-25T11:42:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 580553 bytes, checksum: 6b39eba2d3eabe3ceee04aa0e71ec773 (MD5) Previous issue date: 2015-08-21eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T22:29:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 580553 bytes, checksum: 6b39eba2d3eabe3ceee04aa0e71ec773 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2157 bytes, checksum: 70daf6ddb3dfae3d10b258e0bb738bb5 (MD5) Previous issue date: 2015-08-21en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectParódiapor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectOralidadepor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectParodiaeng
dc.subjectMúsicaeng
dc.subjectLecturaeng
dc.subjectOralidadeng
dc.subjectEscritaeng
dc.titleA paródia em sala de aula da educação básica: Trabalhando com o gênero discursivo músicapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Carla, Alecsandra de Melo Bonifácio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1966955409336714por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2620616571604657por
dc.description.resumoOs gêneros discursivos e o recurso estilístico paródia são fortes aliados nos processos de leitura, de oralidade e de escrita. Os alunos familiarizados com diferentes textos tornam-se, não apenas estudantes melhores, mas aprendem a gostar mais da língua materna, manuseando-a com aptidão, no cotidiano. Assim, o presente trabalho consiste em analisar os resultados de 3 (três) das 5 (cinco) paródias produzidas nas aulas de Língua Portuguesa, a partir do gênero discursivo música, criadas por 20 (vinte) alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública municipal de Santa Rita-PB, no ano de 2015, buscando uma melhor formação discente no tocante à leitura, à oralidade e à escrita. No que tange o ensino da Língua Portuguesa e os gêneros discursivos, ancoramo-nos em Bakhtin (1995 e 2011), que entende o Homem como um ser de linguagem que se constrói e se desenvolve a partir das inúmeras relações sócio-interacionais, além de partirmos das reflexões de Antunes (2003), de Brasil (1995, 1996, 1997, 1998 e 2011), de Cavalcante (2013), de Koch e Elias (2012, 2013), dentre outros. Em relação à sequência didática desenvolvida, baseamo-nos nos postulados de Lopes-Rossi (2011). Consideramos importante o desenvolvimento desta pesquisa pela influência social que as paródias e as músicas têm, não só no Brasil, mas em todo o mundo, interferindo na cultura e na ideologia do povo, além de serem veículos comunicativos pelos quais os jovens possuem muita proximidade e simpatia. Contamos com 2 (dois) corpora: o primeiro composto por produções textuais anteriores à proposta de intervenção, buscando perceber dificuldades e desvios existentes; o segundo corresponde à proposta de intervenção, em que desenvolvemos aulas dialogadas, utilizando músicas e paródias, e propomos a criação de paródias pelos discentes. Observamos se os alunos souberam atingir o objetivo deste trabalho e se, através das atividades propostas, ampliaram as habilidades da leitura, da oralidade e da escrita, além de outros itens relevantes presentes no processo ensino-aprendizagem, como a criatividade, a utilização do conhecimento enciclopédico adquirido e as vias culturais. Dentro dessa perspectiva, trabalhamos com as categorias de análise – Análise do Gênero, Aspectos Textuais e Leitura, Oralidade e Escrita. Concluímos que, nas aulas com música e com paródia, houve bastante aproximação dos alunos à língua materna; nas produções textuais das paródias, estas atenderam aos elementos comunicativos necessários (composição, tema e estilo), havendo desenvolvimento da leitura, da oralidade e da escrita.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letras (Profletras)por
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18267/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf566,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.