Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8958Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Nóbrega Sobrinho, Carlos Alberto | - |
| dc.date.accessioned | 2017-05-22T15:08:58Z | - |
| dc.date.accessioned | 2018-07-21T00:04:08Z | - |
| dc.date.available | 2018-07-21T00:04:08Z | - |
| dc.date.issued | 2015-08-31 | - |
| dc.identifier.citation | LIMA FILHO, Carlos Alberto. Estudo comparativo de técnicas para Diagnóstico de falhas em motores de Indução trifásicos. 2015. 139 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. | por |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8958 | - |
| dc.description.abstract | Electrical motors are responsible for 95% of primary movement source in industrialized nations. Among those, 90% are Three-Phase Induction Motors, present in almost all industrial sectors. Due to its importance on this sector, there is a need for monitoring them in order to avoid production stops and operational disasters. In this work, studies were conducted on common fault diagnostics in Three-Phase Induction Motors intending industrial applications. Different sensoring techniques were used and their performance were analyzed. An embedded system was developed to make field applications with different techniques possible. This installation can be done noninvasively and data collection can be obtained in real time. Fast Fourier Transform (FFT) and wavelet processing techniques are used as tools in mathematical processing of the data. In the first moment, fault analyses were conducted offline making use of data acquisition devices and further processing of the information. In a second phase, the embedded system was used to monitor automatically (online) the evolution of the damage developed. The system receives the motor current signal, and using local processing, conducts the spectral analysis of the signal identifying incipient faults. These data are available for communication with or without wires. For the embedded system implementation, the algorithms were adjusted to comply with the embedded hardware resources restrictions. Through theoretical and experimental development, several techniques were used and compared with the objective of performing a full diagnostic TIM malfunction. The experimental results corroborate the theoretical ones, and it was conducted a detailed study of the methods on the state of the art and new approaches were made. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Maike Costa (maiksebas@gmail.com) on 2017-05-22T15:08:58Z No. of bitstreams: 1 arquivo total.pdf: 10123779 bytes, checksum: a9bc3c38b693c977dc116bf2cde4af83 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-05-22T15:08:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivo total.pdf: 10123779 bytes, checksum: a9bc3c38b693c977dc116bf2cde4af83 (MD5) Previous issue date: 2015-08-31 | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-21T00:04:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo total.pdf: 10123779 bytes, checksum: a9bc3c38b693c977dc116bf2cde4af83 (MD5) arquivo total.pdf.jpg: 4445 bytes, checksum: b3507b38c3b67de6f19b1f22ac1278b3 (MD5) Previous issue date: 2015-08-31 | en |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
| dc.rights | Acesso aberto | por |
| dc.subject | Motor de indução | por |
| dc.subject | Falhas Mecânicas | por |
| dc.subject | Técnicas de Detecção | por |
| dc.subject | Análise Espectral | por |
| dc.subject | Wavelet | por |
| dc.subject | Induction motor | eng |
| dc.subject | Mechanical faults | eng |
| dc.subject | Detection techniques | eng |
| dc.subject | Spectral analysis | eng |
| dc.subject | Wavelet | eng |
| dc.title | Estudo comparativo de técnicas para Diagnóstico de falhas em motores de Indução trifásicos | por |
| dc.type | Tese | por |
| dc.contributor.advisor1 | Lima Filho, Abel Cavalcante de | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1474211642024233 | por |
| dc.description.resumo | industrializadas. Desses, 90% são motores de indução trifásicos (MIT), estando presentes em praticamente todos os setores industriais. Devido a sua importância no setor produtivo, existe a necessidade que os mesmos sejam devidamente monitorados evitando interrupções na produção e desastres operacionais. Nesse trabalho foram realizados estudos para diagnósticos de falhas comuns em motores de indução trifásicos visando aplicação industrial. As diferentes técnicas de sensoriamento foram utilizadas e o desempenho de cada método foi analisado. Um sistema embarcado foi desenvolvido com o intuito de se viabilizar as aplicações em campo, cuja instalação pode ser realizada de forma não invasiva e as informações podem ser obtidas em tempo real. A Transformadas Rápida de Fourier (FFT) e as técnicas de processamento wavelet serão utilizadas como ferramentas matemáticas no tratamento dos dados. Em um primeiro momento, as análises das falhas foram feitas de forma off-line, fazendo uso de placas de aquisição de dados e um posterior tratamento das informações. Em um segundo momento, foi desenvolvido o sistema embarcado que faz um monitoramento automático (online) da evolução da avaria, que recebe o sinal de corrente do motor e, utilizando processamento local, faz a análise espectral do sinal identificando falhas incipientes. Esses dados ficam disponíveis (off line e on line) por comunicação com ou sem fios. Para a implementação do sistema embarcado, os algoritmos foram ajustados de modo a respeitar as restrições de recursos do hardware embarcado. Através de desenvolvimento teórico e experimental, várias técnicas foram utilizadas e comparadas com o objetivo de se realizar um diagnóstico completo de avaria de MIT. Os resultados experimentais corroboram com os teóricos e foi realizado um estudo aprofundado dos métodos do estado da arte e novas abordagens foram realizadas. | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.department | Engenharia Mecânica | por |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica | por |
| dc.publisher.initials | UFPB | por |
| dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | por |
| dc.thumbnail.url | http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18372/arquivo%20total.pdf.jpg | * |
| Aparece nas coleções: | Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| arquivo total.pdf | 9,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
