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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8961
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNóbrega, Luiz Henrique Melo Silva-
dc.date.accessioned2017-05-23T14:51:55Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:04:07Z-
dc.date.available2018-07-21T00:04:07Z-
dc.date.issued2016-05-07-
dc.identifier.citationNÓBREGA, Luiz Henrique Melo SIlva. Desenvolvimento de uma estratégia de medição, baseada em nurbs, para determinação do desvio total de perfil (fα) de engrenagens cilíndricas de dentes retos usando MMCs. 2016. 189 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica)- Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8961-
dc.description.abstractFor many years the power transmission and movement for gears has been an important technology in the automotive, mechanical and aeronautical industries, justifying the considerable number of research carried out under the quality control of these components. Nowadays, involute profile inspections of cylindrical gears have been carried out using CNC Coordinate Measuring Machines (CMMs) with rotary tables and dedicated measurement software, equipped with contact scanning sensors, Touch Trigger Probes – TTP or non-contact, Laser. However, many companies that manufacture and inspect gears use manual CMMs with point to point sensors, thus being unable to issue the profile deviation report. In respect, the motivation for this research is to develop and validate inspection strategies for determining the Total Profile Deviation (Fα) of spur gears, according to ISO 1328, using of a mathematical tool NURBS (Non-Uniform Rational B-Splines) and CMMs manual. Strategies for changing the NURBS weight parameter wi also were applied to assist in inspection definition procedure, and this is one more degree of freedom. In the first moment, before the execution of experimental procedures, simulations were carried out on a computational system and showed satisfactory results. For the experimental tests, a manual CMM MICRO-HITE 3D model was used with point to point sensor. Simulations and experimental results showed that the NURBS technique contributes to manual CMM application using Touch Trigger Probes in measuring the spur gears involute profile. The experimental results showed the methodology efficacy.por
dc.description.provenanceSubmitted by Maike Costa (maiksebas@gmail.com) on 2017-05-23T14:51:55Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 7468223 bytes, checksum: d6989870b5f353c5592a40ac6ebb0333 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-23T14:51:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 7468223 bytes, checksum: d6989870b5f353c5592a40ac6ebb0333 (MD5) Previous issue date: 2016-05-07eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:04:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 7468223 bytes, checksum: d6989870b5f353c5592a40ac6ebb0333 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2084 bytes, checksum: 9f2f4fb8db16b93ab297993777bbecac (MD5) Previous issue date: 2016-05-07en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectMáquina de Medição por Coordenadas (MMC)por
dc.subjectTouch Trigger Probe (TTP)por
dc.subjectEngrenagens Cilíndricas de Dentes Retospor
dc.subjectNURBS - Desvio Total de Perfil (Fα)por
dc.subjectCoordinate Measuring Machine (CMM)eng
dc.subjectTouch Trigger Probe (TTP)por
dc.subjectSpur Gearspor
dc.subjectTotal Profile Deviation (Fα)por
dc.titleDesenvolvimento de uma estratégia de medição, baseada em nurbs, para determinação do desvio total de perfil (fα) de engrenagens cilíndricas de dentes retos usando MMCspor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Silva, João Bosco de Aquino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2744331465326048por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0549863029970365por
dc.description.resumoPor muitos anos a transmissão de movimento e de potência por engrenagens tem sido uma tecnologia importante nas indústrias automotiva, mecânica e aeronáutica, justificando assim a considerável quantidade de pesquisas realizadas no âmbito do controle de qualidade destes componentes. Atualmente, inspeções dos perfis evolventes de engrenagens cilíndricas vêm sendo realizadas utilizando Máquinas de Medição por Coordenadas (MMCs) CNC com mesas rotativas e softwares de medição dedicados, equipadas com sensores por contato de escaneamento, do tipo Touch Trigger Probe – TTP, ou sem contato, Laser. Porém, muitas empresas que fabricam e inspecionam engrenagens utilizam MMCs manuais com sensores do tipo ponto a ponto, ficando assim impossibilitadas de emitir o relatório de desvio de perfil. Neste sentido, a motivação para esta pesquisa é desenvolver e validar estratégias de inspeção para determinação do Desvio Total de Perfil (Fα) de engrenagens cilíndrica de dentes retos, segundo a norma ISO 1328, fazendo o uso da ferramenta matemática NURBS (Non – Uniform Rational B-Splines) e de MMCs manuais. Estratégias para alteração do parâmetro peso wi das NURBS também serão aplicadas para auxiliar na definição do procedimento de inspeção, sendo este um grau de liberdade a mais do modelo. No primeiro momento, antes da execução dos procedimentos experimentais, simulações foram realizadas em um sistema computacional, e apresentaram resultados satisfatórios. Para os testes experimentais foi utilizada uma MMC manual modelo MICRO-HITE 3D, com sensor do tipo ponto a ponto. Resultados de simulações e experimentais mostraram que a técnica NURBS contribui para aplicação de MMC manual usando sensor Touch Trigger na medição do perfil evolvente de engrenagens cilíndricas de dentes retos. Os resultados experimentais demonstraram a eficácia da metodologia desenvolvida.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia Mecânicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18371/arquivototal.pdf.jpg*
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