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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9134
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Edneia de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-07-20T13:38:25Z-
dc.date.accessioned2018-07-23T20:04:04Z-
dc.date.available2018-07-23T20:04:04Z-
dc.date.issued2008-01-28-
dc.identifier.citationALVES, Edneia de Oliveira. O acesso do surdo usuário de libras à educação escolar. 2008. 179 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Universidade Federal da Paraíba, João pessoa, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9134-
dc.description.abstractThe deaf user of Libras does not tolerate the national politic to especial education into perspective of inclusion education and have been claimed by a bilingual education. Thereby, in this thesis the general objective is: analyze the sense assigned by deaf user Libras about his/her access to scholar education in order to prove the thesis that deaf conceive scholar education intellectual and social development local but it is mediate by respect to Libras as a condition to his/her educational development. Therefore, it was supported by Vygotsky theoretical categories: sense, experience and mediation. The qualitative research was choose with two analyses techniques: documentary and interview. The procedures was: collection of documents and constitution of corpus by 27 documents and interviews to 07 deaf by communication in sign language obeying the ethical code number 466/12 and it was submitted to Analyze of Alceste with interpretation from Dendogram Descending Hierarchical Classification. The results were: the national politic to especial education replicates of especial education and the participants concept the bilingual education as an ideal model to attendance theirs linguistic specificity because Libras and visuality are a mediate axis to the pedagogical practice. By the way, thesis was proved because the education to deaf is a way of intelectual and social development and has de sign language as a condition to educational process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maike Costa (maiksebas@gmail.com) on 2017-07-20T13:38:25Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1613488 bytes, checksum: 8708f502b50ce9c2375a47f1eb584824 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectSurdopor
dc.subjectLibraspor
dc.subjectEducação escolarpor
dc.subjectDeafeng
dc.subjectLibraseng
dc.subjectScholar educationeng
dc.titleO acesso do surdo usuário de libras à educação escolarpor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Alberto, Maria de Fátima Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5329252433928179por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1790450745732583por
dc.description.resumoOs surdos usuários de Libras não têm se sentido satisfeitos com a implementação da “Política de Educação Nacional da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva” e têm reivindicado uma educação bilíngue. Assim, tem-se como objetivo geral: analisar o sentido atribuído pelo surdo usuário de Libras sobre seu acesso à educação escolar no intuito de comprovar a tese de que ele concebe a educação escolar como um espaço de desenvolvimento intelectual e social, porém, mediada pelo respeito a Libras como condição para o seu desenvolvimento educacional. Para tanto, contou-se com as categorias teóricas de Vigotsky: sentido, vivência e mediação. Optou-se por uma pesquisa qualitativa com duas técnicas de análise: documental e entrevista. Os procedimentos foram: levantamento dos documentos e constituição do corpus constituído por 27 documentos e as entrevistas realizadas com 07 surdos por meio da comunicação em Libras, seguindo os preceitos do Código de Ética nº 466/12 e submetida à análise do Alceste com interpretação a partir do Dendograma de Classificação Hierárquica Descendente. Os resultados indicaram que a PNEE reproduz os sentidos de educação especial e que os participantes concebem a educação bilíngue como o modelo educacional ideal para atender a sua especificidade linguística porque tem a Libras e a visualidade como eixo mediador das práticas pedagógicas. Assim, a tese foi comprovada, pois, a educação para o surdo é um meio de desenvolvimento intelectual e social e tem a Libras como condição para o processo educacional.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentPsicologia Socialpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Socialpor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18577/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social

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