Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9166
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Josineide Oliveira de-
dc.date.accessioned2017-07-31T11:17:41Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:46:38Z-
dc.date.available2018-07-20T23:46:38Z-
dc.date.issued2017-04-10-
dc.identifier.citationJESUS, Josineide Oliveira de. Uma experiência didática com os alunos da educação básica na abordagem dos problemas de coesão na escrita. 2017. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9166-
dc.description.abstractThis paper presents the development, the analysis and the results of an investigation with the opinion article genre, through a sequence of classes whose general objective was to investigate the use of cohesive mechanisms in the opinion article by eighth grade students of an elementary school in the municipality of Santa Rita, Paraíba. In the specific objectives, this paper aimed to categorize the nature of occurrences according to the competences: precarious articulation, reasonable articulation and good articulation and present a sequence of activities for a second version of the text through reflection and rewriting. About our research, it is qualitative in nature, with a descriptive-interpretive character that has been configured as an action research. As a theoretical basis, we take as reference works developed by scholars such as Perelman (2005), Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Antunes (2003, 2005), Koch (2007, 2008, 2011, 2015), Geraldi (2011), among others who helped us in this investigation. In the analysis of the 23 texts that composed the corpus, we identified many problems of use of cohesive elements, however, we also found some that used these mechanisms adequately. Although our focus was on cohesion, we could not close the eyes to other problems such as productions that used the theme in a vague way, texts without paragraphs and without punctuation. We believe that these elements are also important for the construction of textuality. Thus, after all this process and the problems that were verified, we start with the proposal of elaboration of activities that, in the future, can be consulted and sent to the rewriting, because we believe that a second version of productions can cause texts with less errors. This is by means of a sequence of activities that contemplate all elements belonging to the genre of opinion.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Viviane Lima da Cunha (viviane@biblioteca.ufpb.br) on 2017-07-31T11:17:41Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 10961826 bytes, checksum: 1c0b0098d51aef516acec51593ccbbc2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-31T11:17:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 10961826 bytes, checksum: 1c0b0098d51aef516acec51593ccbbc2 (MD5) Previous issue date: 2017-04-10eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:46:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 10961826 bytes, checksum: 1c0b0098d51aef516acec51593ccbbc2 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2124 bytes, checksum: ca5c4cdc9e95613c1b7deb89e7c74244 (MD5) Previous issue date: 2017-04-10en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectGênero textualpor
dc.subjectArtigo de opiniãopor
dc.subjectMecanismos de coesãopor
dc.subjectReescritapor
dc.subjectTextual genreeng
dc.subjectOpinion articleeng
dc.subjectMechanisms of cohesioneng
dc.subjectRewritingeng
dc.titleUma experiência didática com os alunos da educação básica na abordagem dos problemas de coesão na escritapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Regina Celi Mendes Pereira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5160922992921094por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5946182317510545por
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o desenvolvimento, a análise e os resultados de uma investigação com o gênero artigo de opinião por meio de uma sequência de aulas que teve como objetivo geral investigar o uso dos mecanismos coesivos no artigo de opinião por alunos do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola do município de Santa Rita, Paraíba. Nos objetivos específicos, este trabalho se propôs categorizar a natureza das ocorrências de acordo com as competências: articulação precária, articulação razoável e articulação boa e apresentar uma proposta de sequência de atividades para uma segunda versão do texto por meio da reflexão e da reescrita. Quanto à nossa pesquisa, ela é de natureza qualitativa, de caráter descritivo-interpretativa que se configurou como pesquisa-ação. Como fundamentação teórica, tomamos como referência trabalhos desenvolvidos por estudiosos como Perelman (2005), Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Antunes (2003, 2005), Koch (2007, 2008, 2011, 2015), Geraldi (2011), entre outros que nos ajudaram nesta investigação. Na análise dos 23 textos que compuseram o corpus, identificamos muitos problemas de uso de elementos coesivos, no entanto, também encontramos alguns que usaram esses mecanismos de forma adequada. Apesar de o nosso foco ser a coesão, não pudemos fechar os olhos para outros problemas como produções que trabalharam o tema de forma vaga, textos sem parágrafos e sem pontuação. Acreditamos que esses elementos também sejam importantes para a construção da textualidade. Assim, após todo esse processo e constatados os problemas, partimos para a proposta da elaboração de atividades que, futuramente, possa ser consultada e encaminhada para a reescrita, pois acreditamos que uma segunda versão de produções pode ocasionar textos com menos erros. Isso por meio de sequência de atividades que contemplem todos os elementos pertencentes ao gênero artigo de opinião.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17016/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total10,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.