Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9191
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRolim, Aislan Rafael Lemos-
dc.date.accessioned2017-08-01T11:49:33Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:46:57Z-
dc.date.available2018-07-20T23:46:57Z-
dc.date.issued2017-04-10-
dc.identifier.citationROLIM, Aislan Rafael Lemos. Explorando jogos de língua portuguesa como instrumentos facilitadores na alfabetização de jovens e adultos do campo. 2017. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística)- Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9191-
dc.description.abstractThis study aims to present the result of the use of literacy games as a teaching strategy for young people and adults in rural area. For the theoretical basis, we made several readings and reflections from the beginning of adult schooling in the period of colonization to the present day. The literacy conception that guided our study was based on the contributions of Ferreiro; Teberosky (1985), Kleiman (2005), Leal (2004), Morais (2005). When we reflect on the use of playfulness and classroom games in the process of teaching young people and adults, we take into account the studies by Brougere (1998), Oliveira (2016) and Becker (2016). We carried out the pedagogical action project in a school in the Cabo de Santo Agostinho City - PE, specifically in a class with twelve students of Youth and Adult Education. From these twelve students, we selected three who participated in all the proposed activities, to make a comparative analysis between the before and after the practice. At the end of our analysis, we could see an advance in the construction of students' hypotheses of writing from our practice.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Viviane Lima da Cunha (viviane@biblioteca.ufpb.br) on 2017-08-01T11:49:32Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 5793420 bytes, checksum: 6eb3f26b9dd4d5a59128a296cea00e0d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-01T11:49:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 5793420 bytes, checksum: 6eb3f26b9dd4d5a59128a296cea00e0d (MD5) Previous issue date: 2017-04-10eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:46:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 5793420 bytes, checksum: 6eb3f26b9dd4d5a59128a296cea00e0d (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2065 bytes, checksum: 695426a8f29c1ee12699ecc8aaf048e8 (MD5) Previous issue date: 2017-04-10en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectJogos Educacionaispor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectEducation of young people and adultseng
dc.subjectEducational Gameseng
dc.titleExplorando jogos de língua portuguesa como instrumentos facilitadores na alfabetização de jovens e adultos do campopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pedrosa, Juliene Lopes Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Lattes00755407466por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2059563730475611por
dc.description.resumoEste estudo tem como propósito apresentar o resultado do uso de jogos de alfabetização como uma estratégia de ensino visando à alfabetização de Jovens e Adultos do Campo. Para a fundamentação teórica, realizamos diversas leituras e reflexões desde o início da escolarização de adultos no período da colonização até os dias atuais. A concepção de alfabetização que norteou nosso estudo foi baseada nas contribuições de Ferreiro e Teberosky (1985), Kleiman (2005), Leal (2004), Morais (2005). Quando refletimos sobre o uso de jogos em sala de aula e a ludicidade no processo de ensino de jovens e adultos, levamos em consideração os estudos de Brougere (1998), Oliveira (2016) e Becker (2016). Realizamos o projeto de ação pedagógica em uma escola do município de Cabo de Santo Agostinho – PE, especificamente, em turma com doze alunos da Educação de Jovens e Adultos. Desses doze alunos, selecionamos três que participaram de todas as atividades propostas, para fazermos uma análise comparativa entre o antes e do depois da realização da prática. No final da nossa análise, pudemos perceber um avanço na construção das hipóteses de escrita dos alunos diante da nossa prática. PALAVRAS-CHAVE: Alfabetização; Educação de jovens e adultos; Jogos Educacionais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18240/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total5,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.