Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9214
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Cássio Kennedy de Sá-
dc.date.accessioned2017-08-03T15:13:32Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:19:19Z-
dc.date.available2018-07-21T00:19:19Z-
dc.date.issued2017-03-03-
dc.identifier.citationANDRADE, Cássio Kennedy de Sá. Linguagem e autismo: a multimodalidade no contexto escolar. 2017. 134 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)-Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9214-
dc.description.abstractThe aim of this research was to analyze the use of multimodal resources by the autistic child in scenes of joint attention occurred in a school context, considering limitations as communicative, learning and social interaction aspects. The theoretical basis of this work required the resumption of specific literature on autism, from the classic studies of Kanner (1943) to the assessment of the diagnosis presented in DSM-5 (2013), as well as the conceptions formulated by Bruner (1975, 1983) and Tomasello (2003) on joint attention, and the construction of the notion of multimodality, based on the studies made by Kendon (1982) and McNeill (1985), which also base the investigation. Methodologically, it was necessary to carry out a case study in which a 5-year-old male child with a diagnosis of autism was observed for a period of 4 months within the interactions established in the school context, either in the classroom or outside, thus constituting a corpus of approximately 3 hours and 50 minutes duration which was composed of 13 sections of data collection. After the collection, the data were transcribed and analyzed by the researcher through ELAN software. Through the observation and analysis of the interactive scenes involving the autistic child, it was found that although the child did not have the ability to communicate verbally, the child used the multimodality to establish communication with his / her partners. The multimodal resources such as gaze and gestures become here the main means of communication for the child, fundamental for initiating and maintaining interactions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Souza (fernandoafsou@gmail.com) on 2017-08-03T15:13:32Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3468817 bytes, checksum: 26997e2cfb55cc845fc1ce663f53df84 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-03T15:13:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3468817 bytes, checksum: 26997e2cfb55cc845fc1ce663f53df84 (MD5) Previous issue date: 2017-03-03eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:19:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 3468817 bytes, checksum: 26997e2cfb55cc845fc1ce663f53df84 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2159 bytes, checksum: a13ec758b8b6d06dc4ebdcd3389bba4e (MD5) Previous issue date: 2017-03-03en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectAtenção conjuntapor
dc.subjectMultimodalidadepor
dc.subjectAutismeng
dc.subjectJoint attentioneng
dc.subjectMultimodalityeng
dc.titleLinguagem e autismo: a multimodalidade no contexto escolar-
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Faria, Evangelina Maria Brito de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1042071001002488por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1401741484599308por
dc.description.resumoA pesquisa teve por objetivo analisar a utilização dos recursos multimodais pela criança autista em cenas de atenção conjunta ocorridas em contexto escolar, considerando-se as suas limitações quanto aos aspectos comunicativos, de aprendizagem e interação social. A fundamentação teórica deste trabalho exigiu a retomada da literatura específica sobre o autismo, desde os estudos clássicos de Kanner (1943) até a apreciação do diagnóstico apresentado no DSM-5 (2013), bem como das concepções formuladas por Bruner (1975; 1983) e Tomasello (2003) sobre a atenção conjunta, e a construção da noção de multimodalidade, baseada nos estudos feitos por Kendon (1982) e McNeill (1985), os quais também fundamentam a investigação realizada. Para tanto, metodologicamente, fez-se necessária a realização de um estudo de caso no qual uma criança do sexo masculino com 5 anos de idade e com diagnóstico de autismo foi observada por um período de 4 meses dentro das interações estabelecidas no contexto escolar, seja na sala de aula ou fora dela, constituindo assim um corpus de aproximadamente 3 horas e 50 minutos de duração que foi composto com a realização de 13 seções de coletas de dados. Após a coleta, os dados foram transcritos e analisados pelo pesquisador por meio do software ELAN. Através da observação e análise das cenas interativas envolvendo a criança autista, foi constatado que embora não possua a capacidade de se comunicar verbalmente, a criança utilizou-se da multimodalidade para estabelecer comunicação com seus parceiros. Os recursos multimodais como olhar e gestos tornam-se aqui o principal meio de comunicação para a criança, fundamentais para iniciar e manter as interações.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18047/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total3,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.