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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9241
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Anielton José do-
dc.date.accessioned2017-08-11T13:06:29Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:14:59Z-
dc.date.available2018-07-21T00:14:59Z-
dc.date.issued2016-06-27-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Anielton José do. Uso do Processo de Avaliação Mútua aliado a Conceitos de Gamificação como suporte ao Estudo Colaborativo em Ambientes de EaD. 2016. 106 f. Dissertação (Mestrado em Informática)-Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9241-
dc.description.abstractOne of the main problems of the Distance Learning (DL) is the lack in communication and collaboration among students, which is mainly caused by the physical distance among them. Researches in education show that collaboration between students, where they assist each other in understanding the educational content, is one of the fundamental parts of the learning process. Virtual learning environments, such as Moodle, provide some resources such as Forums and Chats to support collaboration. However, such resources are not enough to motivate collaboration. This and other aspects are the main causes to the high number of retention and dropout of students in the DL courses, since they are not able to adapt themselves to the features of this type of learning modality. Our work uses concepts of mutual evaluation, integrated to gamification elements, as an alternative to motivate collaboration among students in small groups. In order, the literature indicates that collaborative processes are more efficient when applied to groups composed of 4 or 5 students. One of the main contributions of our work is to develop an automatic mutual evaluation process, which can be integrated to the mutual evaluation carried out by students, so that the final results are more reliable. The validation of this proposal was carried out with disciplines of the Informatics Graduation course of the Virtual UFPB. The results show that, apart to increase the reliability, our approach also enables the identification of biases along the mutual evaluation process and generates different ways to compare the performance of students and groups of students, considering different attributes proposed in this work.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Souza (fernandoafsou@gmail.com) on 2017-08-11T13:06:29Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2849167 bytes, checksum: da520bd6d31edcea082e420c9377e88f (MD5)eng
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:14:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 2849167 bytes, checksum: da520bd6d31edcea082e420c9377e88f (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2016-06-27en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectAvaliação Mútuapor
dc.subjectGamificationpor
dc.subjectEnsino a Distânciapor
dc.subjectMutual evaluationeng
dc.subjectGamificationeng
dc.subjectDistance learningeng
dc.titleUso do Processo de Avaliação Mútua aliado a Conceitos de Gamificação como suporte ao Estudo Colaborativo em Ambientes de EaDpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Siebra, Clauirton de Albuquerque-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7707799028683443por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5870747661366187por
dc.description.resumoUm dos problemas da educação a distância é a falta de comunicação e colaboração entre os alunos, o que é causado principalmente pela distância física entre eles. Pesquisas em educação mostram que a colaboração entre alunos, em que eles se ajudam no entendimento do conteúdo educacional, é uma das partes fundamentais do processo de aprendizagem. Ambientes virtuais de aprendizagem, como o Moodle, disponibilizam recursos como Fóruns e Chats para suporte a colaboração. Porém, tais recursos são insuficientes para motivar tal colaboração. Esse e outros fatores têm causado um grande índice de retenção e evasão nos cursos a distância, uma vez que os estudantes não conseguem se adaptar as características dessa modalidade de ensino. Este trabalho utiliza conceitos de avaliação mútua, integrados a elementos de gamificação, como forma de motivar a colaboração de estudantes em pequenos grupos de estudo. De fato, a literatura indica que processos colaborativos são mais eficientes em grupos compostos por 4 ou 5 estudantes. Uma das principais contribuições do trabalho é o desenvolvimento de um processo de avaliação mútua automático, o qual pode ser integrado ao processo de avaliação mútua feita pelos alunos, de modo que os resultados das avaliações sejam mais confiáveis. A validação da proposta foi feita com turmas do curso de Graduação em Computação da UFPB virtual. Os resultados mostram que, além de garantir uma maior segurança no processo de avaliação, também é possível verificar grandes discrepâncias nesse processo, assim como gerar diferentes formas de comparação entre o desempenho de alunos e grupos de alunos, considerando diferentes atributos propostos neste trabalho.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInformáticapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17908/arquivototal.pdf.jpg*
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