Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9287
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlencar, Yugo Mangueira de-
dc.date.accessioned2017-08-21T14:21:16Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:15:01Z-
dc.date.available2018-07-21T00:15:01Z-
dc.date.issued2016-02-29-
dc.identifier.citationALENCAR, Yugo Mangueira de. Um framework para desenvolvimento de objetos de aprendizagem para educação a distância: oaeditor. 2016. 84 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9287-
dc.description.abstractDistance education is growing at a rapid pace in recent years, so the technologies for this type of education are always finds evolution, seeking to improve the quality of education. However, this type of education, you need a suitable pedagogical support in relation to the learning process. In this context, this paper presents a set of new features for the OAEditor, each VLE Moodle integrated framework, which provides support to teachers in the adaptive LOs construction process, and unnecessary high knowledge in technology by teachers. The LOs produced by OAEditor are made in the form of educational hyperdocuments structured as conceptual graphs, where the nodes of the graph denote concepts that will be represented by links in hypermedia, and the edges denote relationship between these concepts. The set of new features for OAEditor to give more support to the teachers and students regarding the question feedback, a criterion which is not much explored in adaptive systems and tools which is also a critical point in Distance Education, as there is no the use of non-verbal resources (for example, expressions and intonation). We must know that the teacher is indispensable part of the education process, before this, it is very important to provide feedback tools that allow continuous monitoring of student performance, thus providing sufficient knowledge to enhance their instructional materials.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Souza (fernandoafsou@gmail.com) on 2017-08-21T14:21:16Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2623010 bytes, checksum: f2042c241cf7f0a7071cf72fd2adc2ba (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-21T14:21:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2623010 bytes, checksum: f2042c241cf7f0a7071cf72fd2adc2ba (MD5) Previous issue date: 2016-02-29eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:15:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 2623010 bytes, checksum: f2042c241cf7f0a7071cf72fd2adc2ba (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2903 bytes, checksum: c8e740ee6c37d74bd61db55aa74ec07a (MD5) Previous issue date: 2016-02-29en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectSistemas Adaptativospor
dc.subjectAVAspor
dc.subjectObjetos de Aprendizagempor
dc.subjectEducação a Distânciapor
dc.subjectAdaptive systemseng
dc.subjectAVAeng
dc.subjectLearning Objectseng
dc.subjectDistance Educationeng
dc.titleUm framework para desenvolvimento de objetos de aprendizagem para educação a distância: oaeditorpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Formiga , Lucídio dos Anjos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6699185881827288por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5197933116033627por
dc.description.resumoA educação a distância vem crescendo em um ritmo acelerado nesses últimos anos, com isso as tecnologias voltadas para essa modalidade de ensino estão sempre em constate evolução, buscando melhorar a qualidade do ensino. No entanto, essa modalidade de ensino, necessita de um suporte pedagógico adequado em relação ao processo de aprendizagem. Nesse contexto, este trabalho apresenta um conjunto de novas funcionalidades para o OAEditor, um framework integrado ao AVA Moodle, que fornece suporte a professores no processo de construção de OAs adaptativos, sendo desnecessário conhecimentos elevados na área tecnológica por parte dos docentes. Os OAs produzidos pelo OAEditor são feitos em forma de hiperdocumentos educacionais estruturados como grafos conceituais, onde os nós do grafo denotam os conceitos, que serão representados por links no hiperdocumento, e as arestas denotam relacionamento entre esses conceitos. O conjunto de novas funcionalidades para OAEditor visa dar um maior suporte para o docente e discente com relação a questão feedback, critério este que não é muito explorado em ferramentas de sistemas adaptativos e que também é um ponto crítico na Educação a Distância, pois ocorre sem o uso de recursos não verbais (como por exemplo, as expressões e a entonação). Devemos saber que o professor é peça indispensável no processo de educação, diante disto, é de suma importância disponibilizar ferramentas de feedback que possibilitem o acompanhamento contínuo do desempenho do aluno, fornecendo assim conhecimentos suficientes para aprimorar seus materiais instrucionais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInformáticapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17928/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total2,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.