Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9292
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVasconcelos, Raíra Costa Maia de-
dc.date.accessioned2017-08-22T13:01:59Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:17:34Z-
dc.date.available2018-07-21T00:17:34Z-
dc.date.issued2016-04-29-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Raíra Costa Maia de. Augusto de campos e mondrian: um diálogo intersemiótico. 2016. 143 f. Tese (Mestrado em Letras)-Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9292-
dc.description.abstractThis work aims at establishing dialogues between Augusto de Campos’ poetry and Piet Mondrian’s painting. Grounded in Russian School of Semiotics, we will show the poetic journey of the first one and the creative trajectory of the second one, in order to highlight some aesthetic convergence between them. The peculiarities of each artist and each of their studied works will be described based on Semiotics studies mentioned above. So, understanding the culture as aggregator tissue of symbolic systems is essential for the construction of our analysis, since it supports the arguments that aim at converging together two artists distant in time and space. Brazilian poetry and European painting will be presented in the chapter of analysis through four sections that already highlight evidences of dialogue in their works. The modern deconstruction view of the text and of the vanguard vitality will be perceived as confluent points and strong tension issues in each section of this investigation. Observing the poetic work in painting and the pictorial behavior in poetry directs the paths we pursue in this studyeng
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Souza (fernandoafsou@gmail.com) on 2017-08-22T13:01:59Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2534842 bytes, checksum: 2ec0a7dac6ea5b712b95c6a583ed2731 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-22T13:01:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2534842 bytes, checksum: 2ec0a7dac6ea5b712b95c6a583ed2731 (MD5) Previous issue date: 2016-04-29eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:17:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 2534842 bytes, checksum: 2ec0a7dac6ea5b712b95c6a583ed2731 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2016-04-29en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectAugusto de Campospor
dc.subjectPiet Mondrianpor
dc.subjectSemiótica da Culturapor
dc.subjectMoldurapor
dc.subjectDesconstruçãopor
dc.subjectAugusto de Camposeng
dc.subjectPiet Mondrianeng
dc.subjectRussian School of Semioticseng
dc.subjectTraditioneng
dc.subjectTradição-
dc.subjectDeconstruction-
dc.titleAugusto de campos e mondrian: um diálogo intersemióticopor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Ferraz Júnior, Expedito-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4812183259432237por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1209538703147242por
dc.description.resumoCom o presente trabalho, temos o objetivo de traçar diálogos entre a poesia de Augusto de Campos e a pintura de Piet Mondrian. Embasados em preceitos da Semiótica da Cultura, de extração russa, traçaremos o percurso poético deste poeta paulista, bem como a trajetória criativa do pintor holandês, a fim de apontar os pontos de comunhão de perspectiva e de confluência de pensamento estético, sem esquecer de garantir as peculiaridades de cada obra e de cada artista. Entender, portanto, a cultura enquanto tecido agregador de sistemas simbólicos é primordial para a construção de nossas análises, na medida em que sustenta as argumentações que visam confluir dois artistas distantes entre si no tempo e no espaço. A poesia brasileira e a pintura europeia serão apresentadas em nosso capítulo de análise por meio de quatro seções que já apontam indícios de diálogos das obras. Partindo dos conceitos de moldura e de revisão de tradição, chegaremos à visão de desconstrução do texto e de vitalidade das vanguardas como pontos confluentes e de forte tensão em cada seção de nossas investigações. Observar o trabalho poético na pintura e o comportamento pictural na poesia rege os caminhos por nós perseguidos neste estudo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18068/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total2,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.