Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9298
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ribeiro, Thiago Fernandes Soares | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-22T16:25:12Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-21T00:17:36Z | - |
dc.date.available | 2018-07-21T00:17:36Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-09 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Thiago Fernandes Soares. Brasil mágico de Bernardo Élis. 2016. 195 f. Tese (Doutorado em Letras)-Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9298 | - |
dc.description.abstract | The present work, The magical Brazil of Bernardo Élis, intents to study the representation of the magical in the short stories from the introductor of the modernism in Goiás state, in Brazil, through the theory of magical realism, term created, by the critic and art historiographer Franz Roth, in 1925. In this purpose, we have chosen for our analyses the short stories “André Louco” and “Pai Norato” from the book Ermos e Gerais (1944); “Uma certa porta”, from Caminhos e descaminhos (1965) and “Joãoboi” from Apenas um violão, published by Élis in 1984. In this sense, we searched to trace the origins of this discursivity theorical-critic, its particularities, its applicability and / or inapplicability to bernardians texts which represents, artistically, the sertão (hinterland) world from Goiás, through the observation of its physical aspects and, mainly, of the sertanejos` psychological and social environment. In this sense, we use, methodologically, Antonio Candido`s dialectical premises about the relationship between the literary discourse and the society. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Fernando Souza (fernandoafsou@gmail.com) on 2017-08-22T16:25:11Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2687790 bytes, checksum: 96ee79943c3e0b44db4821d2ce09cdc9 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-08-22T16:25:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2687790 bytes, checksum: 96ee79943c3e0b44db4821d2ce09cdc9 (MD5) Previous issue date: 2016-11-09 | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-21T00:17:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 2687790 bytes, checksum: 96ee79943c3e0b44db4821d2ce09cdc9 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3139 bytes, checksum: 583e815976adbef3f013be9f379532eb (MD5) Previous issue date: 2016-11-09 | en |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
dc.rights | Acesso aberto | por |
dc.subject | Literatura | por |
dc.subject | Narrativa curta | por |
dc.subject | Realismo mágico | por |
dc.subject | Sertão | por |
dc.subject | Literature | eng |
dc.subject | Short Story | eng |
dc.subject | Magical realism | eng |
dc.subject | Hinterland (Sertão) | eng |
dc.title | O Brasil mágico de Bernardo Élis | por |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Mendonça, Wilma Martins de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5739406363631781 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4409887045420568 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho, O Brasil mágico de Bernardo Élis, tem como finalidade o estudo das representações do mágico nos contos do introdutor do modernismo em Goiás, através da perspectiva teórica do realismo mágico, termo cunhado, inicialmente, pelo historiador e crítico de arte Franz Roth, em 1925. Para tanto, escolhemos para a nossa análise as narrativas curtas “André Louco” e “Pai Norato” que compõem a obra Ermos e Gerais (1944); “Uma certa porta”, de Caminhos e descaminhos (1965) e “Joãoboi” da coletânea, Apenas um violão, publicado por Élis em 1984. Neste sentido, buscamos rastrear as origens dessa discursividade teórico-crítica, suas particularidades, suas adequações e /ou inadequações aos textos bernardianos que representam, artisticamente, o mundo sertanejo de Goiás, através da observação de seus aspectos físicos e, notadamente, da ambiência social e psicológica do sertanejo. Para tal fim, nos utilizamos, metodologicamente, dos pressupostos dialéticos de Antonio Candido acerca da relação entre o discurso literário e a sociedade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Letras | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.publisher.initials | UFPB | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.thumbnail.url | http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18220/arquivototal.pdf.jpg | * |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivototal.pdf | Arquivo Total | 2,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.