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dc.creatorAraújo , João Doía de-
dc.date.accessioned2017-08-24T11:29:59Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:17:26Z-
dc.date.available2018-07-21T00:17:26Z-
dc.date.issued2016-10-25-
dc.identifier.citationARAÚJO, João Doía de. A tragédia moderna e a dialética da eticidade: o antagonismo dramático entre blanche dubois e Stanley Kowalski em um bonde chamado desejo. 2016. 121 f. Dissertação (Mestrado em Letras)-Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9311-
dc.description.abstractThe research developed in this study intends to analyze, in the light of the theory of social drama, the dramatic actions of the characters Blanche Dubois and Stanley Kowalski in Tennessee Williams’ play A Streetcar Named Desire (translated into Portuguese as Um Bonde Chamado Desejo). In the analysis of that dramatic text, we use, as a theoretical basis for this study, basic concepts related to the dramatic genre, taking as a starting point the fundamentals of Aristotelian tragedy, as well as the contributions of the analytical theory of modern drama formulated by authors such as Hegel, John Howard Lawson, Raymond Williams and Sandra Luna. The contributions of these theorists led us to discern conflictive events in the development of the plot, conflicts mainly engendered by the actions of the main characters: Blanche DuBois and Stanley Kowalski. The antagonism represented by these opponents reveals a dialectical interplay between each character’s ethos and their deeds and words. From the conflicts they experience in the plot, the dramatic actions become tragic, in the sense formulated by Raymond Williams who defines social drama as “modern tragedy”. This study does not intend to make an exhaustive investigation about the play, but to contribute to the debate on the proposal made in this research, opening further discussions regarding the dramatic action in the play.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Souza (fernandoafsou@gmail.com) on 2017-08-24T11:29:59Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1236787 bytes, checksum: c4ae07f4375037e57a426f7e9e0cab82 (MD5)eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTennessee Williamspor
dc.subjectStreetcarpor
dc.subjectConflitopor
dc.subjectTragédia modernapor
dc.subjectTennessee Williamseng
dc.subjectStreetcareng
dc.subjectConflicteng
dc.subjectModern tragedyeng
dc.titleA tragédia moderna e a dialética da eticidade: o antagonismo dramático entre blanche dubois e Stanley Kowalski em um bonde chamado desejopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Azevedo, Sandra Amélia Luna Cirne de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9692262228730123por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7982972163285720por
dc.description.resumoA pesquisa bibliográfica desenvolvida neste estudo pretende analisar, à luz da teoria do drama social, as evoluções dos conflitos entre as ações das personagens Blanche DuBois e Stanley Kowalski na peça A Streetcar Named Desire (traduzida para o Português como Um bonde chamado Desejo) do escritor Tennessee Williams. Na análise do texto dramático, utilizaremos como fundamentação teórica, conceitos relacionados ao gênero dramático, tomando como ponto de partida os fundamentos aristotélicos da tragédia, bem como as contribuições analíticas da teoria do drama moderno formulados por autores como Hegel, John Howard Lawson, Raymond Williams e Sandra Luna. As contribuições desses teóricos nos conduziram a análises sobre os eventos conflituosos na evolução da trama. Conflitos esses engendrados pelas personagens principais: Blanche DuBois e Stanley Kowalski. O antagonismo representado desses oponentes revela uma dialética ação recíproca entre o ethos das personagens, de suas intenções e palavras. A partir dos conflitos e das experiências representadas na trama, as ações dramáticas das personagens tornam-se trágicas, de acordo com Raymond Williams, que define o drama social como “tragédia moderna”. Este estudo não pretende esgotar o tema investigado, mas, contribuir para a reflexão sobre a proposta realizada e abrir possibilidades de discussões posteriores com relação à ação dramática da peça.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17858/arquivototal.pdf.jpg*
Appears in Collections:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

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