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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9317
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlbuquerque , Danilo Luna de-
dc.date.accessioned2017-08-25T13:17:41Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:17:31Z-
dc.date.available2018-07-21T00:17:31Z-
dc.date.issued2016-05-16-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Danilo Luna de. O bricoleur na tela: ponto de vista e dialogismo no filme o homem que copiava, de Jorge Furtado. 2016. 94 f. Dissertação (Mestrado em Letras)-Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9317-
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the film O homem que copiava (2003) by Jorge Furtado. The study observes the filmic construction from the concept of the dialogism (BAKHTIN, STAM, 1992 and 2013), mainly discusses the use and contribution of intertextual resources for narrative economy, through the quotation process, allusion and stylization (KRISTEVA, 2005). Added to this, seeks to understand the composition of the film contexture from the use of collages of other discursive series such as comics, games and television, a fusion of aesthetics, through the bricolage strategy to effect the production of meaning in film (LEVISTRAUSS, 1976; GENETTE, 2006). This arrangement of different textual elements emerges as a representation of the fragmented universe from the protagonist character, which expands to the filmic plan. In this sense, the research is also dedicated to examining the structure of point of view in the movie (FRIEDMAN, 2002; BRITO, 2007), through the concept of narrative focus formulated by Gérard Genette (1980), with attention to the use of voice over and the regime in flow of consciousness (CARVALHO, 1981) as fundamental tools for driving and legitimacy of the chosen focal perspective. With the support of these categories the dissertation also interested in observing the problematizations social series that the active film, trying to understand how are themed and built – considering the contemporary model of economic development – the social relations represented, and ethical behavior of the characters. Finally, the study considers a possible style formulation (BORDWELL, 2013; CARREIRO, 2014) by Jorge Furtado as a filmmaker, considering the recurrence of certain aesthetic and narrative patterns in his works, such as bricolage (AUMONT, 2012) and the voice over.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Souza (fernandoafsou@gmail.com) on 2017-08-25T13:17:41Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2247790 bytes, checksum: af87b8e12e77635ab163265f80fb1ed5 (MD5)eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectDialogismopor
dc.subjectIntertextualidadepor
dc.subjectBricolagempor
dc.subjectFocalizaçãopor
dc.subjectJorge Furtadopor
dc.titleO bricoleur na tela: ponto de vista e dialogismo no filme o homem que copiava, de Jorge Furtadopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Magalhães, Luiz Antonio Mousinho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0046517404942505por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7297115520802546por
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo a análise do longa-metragem O homem que copiava (2003), do cineasta gaúcho Jorge Furtado. O trabalho procura observar a construção fílmica a partir do conceito de dialogismo (BAKHTIN; STAM, 1992 e 2013), sobretudo discorrendo sobre a utilização e contribuição dos recursos intertextuais para a economia narrativa, através dos processos de citação, alusão e estilização (KRISTEVA, 2005). Somado a isto, busca perceber a composição da tessitura cinematográfica a partir da utilização de colagens de outras séries discursivas, como os quadrinhos, os games e a televisão, numa fusão de estéticas, por meio da estratégia de bricolagem para efetivar a produção de sentido no filme (LÉVI-STRAUSS, 1976; GENETTE, 2006). Esse arranjo de distintos elementos textuais surge como representação do universo fragmentado da personagem protagonista, que se expande para o plano fílmico. Nesse sentido, a pesquisa dedica-se também a examinar a estruturação do ponto de vista na obra (FRIEDMAN, 2002; BRITO, 2007), através do conceito de focalização narrativa formulado por Gérard Genette (1980), atentando, para o uso da voz over e do regime em fluxo de consciência (CARVALHO, 1981) como ferramentas fundamentais para condução e legitimação da perspectiva focal escolhida. Pelo suporte dessas categorias a pesquisa também se interessa em observar as problematizações da série social que o filme ativa, procurando entender como são tematizadas e construídas – a partir de um dar-a-ver sobre o modelo de desenvolvimento econômico contemporâneo – as relações sociais ficcionalmente representadas, e a postura ética dos personagens. Por fim, o trabalho considera uma possível formulação do estilo (BORDWELL, 2013; CARREIRO, 2014) de Jorge Furtado em seu fazer cinematográfico, considerando a recorrência de certos padrões estético-narrativos em suas obras, como a bricolagem (AUMONT, 2012) e a voz over.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17948/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

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