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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Edinalva Alves Aguiar Carvalho de-
dc.date.accessioned2017-08-28T12:47:11Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:35:50Z-
dc.date.available2018-07-21T00:35:50Z-
dc.date.issued2017-02-24-
dc.identifier.citationMELO, Edinalva Alves Aguiar Carvalho de. Programa nacional escola de gestores para a educação básica: um olhar sobre a proposta e execução na Paraíba (2010-2012). 2017. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas Gestão e Avaliação da Educação)-Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9320-
dc.description.abstractThe purpose of this dissertation is to study the National School of Basic Education Managers Program (PNEGEB). PNEGEB integrates the policy of training school managers and is based on the principles of democratic management, with the school as a space for social inclusion and human emancipation. The purpose of this research was to analyze the effectiveness of the program, considering their execution conditions, analyzing their applicability and evaluating their execution, from the point of view of the executing institution, Federal University of Paraíba (UFPB). And the partner agencies, the National Union of Municipal Officials (UNDIME) and the Paraíba State Secretariat of Education (SEE / PB). For the study, the chosen methodological option was a descriptive and exploratory research. From the point of view of the instruments and procedures, a bibliographical study and the documentary research were made, having as sources the regulatory documents of the program, the Basic Project of the Specialization Course of the School of Managers Program, the Work Plan and the Execution Reports, among others. For the development of the discussion, the theoretical frameworks of Aguiar, Cury, Dourado, Ferreira, Freire, Paro and Lück were used. In evaluating the execution of the Program, the research concluded that, in the case of Paraíba, the implementation of the Program was successful, especially with regard to the aspect of federative cooperation and the possibilities of knowledge and deepening of learning that the training proposal brought to the School managers. These elements refer to the positive contributions of the Program and its unfolding in the management practice and favor the strengthening of the national policy of formation of education professionals.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Souza (fernandoafsou@gmail.com) on 2017-08-28T12:46:18Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2287442 bytes, checksum: fedb1c084b5a22059df817d5ab80e004 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Viviane Lima da Cunha (viviane@biblioteca.ufpb.br) on 2017-08-28T12:47:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2287442 bytes, checksum: fedb1c084b5a22059df817d5ab80e004 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectPolítica educacionalpor
dc.subjectFormação continuada de gestorespor
dc.subjectPrograma Nacional Escola de Gestores da Educação Básicapor
dc.subjectGestão escolar democráticapor
dc.subjectRegime de colaboraçãopor
dc.subjectEducational policieseng
dc.subjectContinuous training of managerseng
dc.subjectNational School of Basic Education Managers Programeng
dc.subjectDemocratic school managementeng
dc.subjectRegime of collaborationeng
dc.titlePrograma nacional escola de gestores para a educação básica: um olhar sobre a proposta e execução na Paraíba (2010-2012)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lima, Marisete Fernandes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9243921996297655por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4930451886388544por
dc.description.resumoA presente dissertação tem por objeto de estudo o Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (PNEGEB). O PNEGEB integra a política de formação de gestores escolares, e fundamenta-se nos princípios da gestão democrática, tendo como eixo a escola como espaço de inclusão social e da emancipação humana. A proposta deste trabalho de pesquisa foi analisar a efetividade do Programa Escola de Gestores da Educação Básica, considerando suas condições de realização, analisando sua aplicabilidade e avaliando sua execução, sob o ponto de vista da instituição executora, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e dos órgãos parceiros, União Nacional de Dirigentes Municipais (UNDIME) e Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE/PB). Para o estudo, fez-se opção metodológica pela pesquisa descritiva e exploratória. Do ponto de vista dos instrumentos e procedimentos, utilizamos o estudo bibliográfico e a pesquisa documental, tendo como fontes os documentos reguladores do programa, o Projeto Básico do Curso de Especialização do Programa Escola de Gestores, o Plano de Trabalho e os Relatórios de execução, entre outros. Para o desenvolvimento da discussão foram utilizados os marcos teóricos de Aguiar, Cury, Dourado, Ferreira, Freire, Paro e Lück. Ao avaliar a execução do Programa, a pesquisa concluiu que, no caso da Paraíba, a implementação do Programa foi exitosa, sobretudo no que concerne ao aspecto da cooperação federativa e às possibilidades de conhecimento e aprofundamento de aprendizagens que a proposta da formação trouxe para os gestores escolares. Estes elementos referenciam as contribuições positivas do Programa e os seus desdobramentos na prática gestora e favorecem o fortalecimento da política nacional de formação dos profissionais da educação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqPOLITICAS PUBLICAS::ANALISE INSTITUCIONALpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17935/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

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