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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9364
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Vanda Lúcia Batista dos Santos-
dc.date.accessioned2017-08-31T16:09:36Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:35:51Z-
dc.date.available2018-07-21T00:35:51Z-
dc.date.issued2017-02-22-
dc.identifier.citationSOUZA, Vanda Lúcia Batista dos Santos. Acesso e permanência na educação profissional tecnológica: um estudo de caso no instituto federal de educação ciência e tecnologia da Paraíba – IFPB – campus cajazeiras. 2017. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação)-Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9364-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the factors that lead to access and permanence in the Technological Course of Analysis and Development of Systems - ADS, offered by the Federal Institute of Paraíba - IFPB - Campus Cajazeiras. The research is part of the expansion of higher education in Brazil, particularly the resumption of expansion of the Federal Network of Professional and Technological Education. The theoretical bases of this research were a conceptual analysis on access and permanence, a bibliographical review of educational policies, mainly those related to access and permanence, and the development of Vocational and Technological Education in Brazil and Paraíba. The methodological proposal is characterized as a quantitative and qualitative approach based on a case study. Data collection was done through the application of a semi-opened questionnaire sent to the students of the 5th and 6th periods of the ADS Course, through the electronic form Google Drive, and an interview with the Director of Teaching and the Social Worker of the Cajazeiras campus. The results indicated that the factors that lead to access and permanence in the course of ADS are related to the issues of individual and institutional factors, highlighting as predominant aspects the labor market in the area of the course and the motivational conditions (interest, dedication And effort). Regarding the institutional factors, the students pointed that the research, extension and student assistance programs implemented by the institution are determinant for the permanence, but it is necessary to expand them. Finally, as this study is a specific reality it has contributed with reflections on the phenomena of access and permanence in higher education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Souza (fernandoafsou@gmail.com) on 2017-08-31T16:05:41Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1712209 bytes, checksum: 162a12dbed3d551e581c5c4d15d07080 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernando Souza (fernandoafsou@gmail.com) on 2017-08-31T16:09:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1712209 bytes, checksum: 162a12dbed3d551e581c5c4d15d07080 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectAcessopor
dc.subjectPermanênciapor
dc.subjectEducação Profissional Tecnológicapor
dc.subjectAccesseng
dc.subjectPermanenceeng
dc.subjectProfessional Technological Educationeng
dc.titleAcesso e permanência na educação profissional tecnológica: um estudo de caso no instituto federal de educação ciência e tecnologia da Paraíba – Ifpb – campus cajazeiraspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Farias, Maria da Salete Barboza de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1756002185521454por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8926387582691754por
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar os fatores que conduzem ao acesso e permanência, no Curso Tecnológico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas- ADS, ofertado pelo Instituto Federal da Paraíba – IFPB – Campus Cajazeiras. A pesquisa está inserida no contexto da expansão do ensino superior no Brasil, particularmente da retomada da expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. As bases teóricas desta investigação se constituíram em uma análise conceitual sobre acesso e permanência, em uma revisão bibliográfica das políticas educacionais, principalmente àquelas voltadas ao acesso e à permanência, e, do desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e na Paraíba. A proposta metodológica caracteriza-se como uma abordagem quantitativa e qualitativa baseada em um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário semiaberto enviado aos alunos dos 5º e 6º períodos do Curso de ADS, por meio do formulário eletrônico Google Drive, e de entrevista com o Diretor de Ensino e a Assistente Social do campus Cajazeiras. Os resultados indicaram que os fatores que conduzem ao acesso e à permanência no curso de ADS estão relacionados às questões de fatores individuais e institucionais, destacando-se como aspectos preponderantes o mercado de trabalho na área do curso e, as condições motivacionais (interesse, dedicação e esforço). No que se refere aos fatores institucionais, os estudantes revelaram que os programas de pesquisa, extensão e assistência estudantil implementados pela instituição, são determinantes para a permanência, porém, necessitam ser ampliados. Por fim, mesmo considerando que o estudo se trata de uma realidade específica, o mesmo contribuiu com reflexões acerca dos fenômenos do acesso e da permanência no ensino superior.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqPOLITICAS PUBLICAS::ANALISE INSTITUCIONALpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18073/arquivototal.pdf.jpg*
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