Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9465
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMogilka, Marcelo-
dc.date.accessioned2017-09-08T13:51:23Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:48:16Z-
dc.date.available2018-07-20T23:48:16Z-
dc.date.issued2016-07-22-
dc.identifier.citationMOGILKA, Marcelo. O uso da planilha eletrônica no estudo das funções e equações polinomiais. 2016. 54 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)- Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9465-
dc.description.abstractThe use of technologies as teaching tool is a reality experienced by a significant portion of the student body in Brazil. However, there is still considerable demand for educational projects involving the teaching of mathematics with the technologies offered by computer programs. This work will address - through the Delta Project the usage of electronic spreadsheets as a tool for analysis and resolution of func- tional and polynomial equations, establishing links between the mathematical and computational knowledge.eng
dc.description.provenanceSubmitted by ANA KARLA PEREIRA RODRIGUES (anakarla_@hotmail.com) on 2017-09-08T13:29:12Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 8624212 bytes, checksum: 8123f6eb13506d5865b46a957bfa1ae6 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by ANA KARLA PEREIRA RODRIGUES (anakarla_@hotmail.com) on 2017-09-08T13:51:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 8624212 bytes, checksum: 8123f6eb13506d5865b46a957bfa1ae6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-08T13:51:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 8624212 bytes, checksum: 8123f6eb13506d5865b46a957bfa1ae6 (MD5) Previous issue date: 2016-07-22eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:48:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 8624212 bytes, checksum: 8123f6eb13506d5865b46a957bfa1ae6 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 4721 bytes, checksum: a152e347bcf24b819357779a67f8e194 (MD5) Previous issue date: 2016-07-22en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectPlanilha eletrônicapor
dc.subjectFunção quadráticapor
dc.subjectCálculo de volumespor
dc.subjectFunções polinomiaispor
dc.subjectElectronic spreadsheetseng
dc.subjectQuadratic functioneng
dc.subjectVolume calculationeng
dc.subjectFunction polynomialeng
dc.titleO uso da planilha eletrônica no estudo das funções e equações polinomiaispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Bruno Henrique Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9043204013012953por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1313333694052306por
dc.description.resumoA utilização das tecnologias como ferramentas didaticas ja é uma realidade vivida por uma parte significativa do alunado no Brasil. No entanto, o ritmo vertiginoso do avanço dessas tecnologias não é acompanhado pela devida adaptação e aplicação a realidade das escolas e, sobretudo, a realidade dos alunos. Diante deste descom- passo faz-se necessário ampliar as ofertas de trabalhos acadêmicos que utilizem as tecnologias oferecidas na forma de aplicativos, softwares ou programas específicos da area de educação, para auxiliar o professor na difícil tarefa de ensinar a matema- tica. Essa dissertação pretende contribuir exatamente nesse sentido. Através de um projeto didatico aplicado em sala de aula - o Projeto Delta - que tem como prin- cipal objetivo ampliar e aprofundar os conceitos de função quadratica, resolução de equações polinomiais, divisão de polinômios e cálculo de áreas e volumes de sólidos geométricos utilizando para tanto a planilha eletrônica como ferramenta didática e link entre os saberes das áreas de matemática e programação. Por meio de exemplos práticos da utilização da planilha eletrônica na criação de programas pelos alunos que participaram do Projeto Delta, e da devida fundamentação teórica, esse tra- balho acadêmico pretende mostrar que no processo de criar programas na planilha eletrônica para auxiliar a resolução de problemas matemáticos o aluno tem como subproduto positivo um aprofundamento do entendimento desses saberes matema- ticos e, mais ainda, uma postura analítica e protagonista diante dos conhecimentos dessa matéria em oposição a postura passiva e pouco reflexiva que, infelizmente, ainda é assumida por grande parte dos nossos alunos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemáticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqMATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18826/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo total8,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.